Coluna do Jota – Bola de cristal ou experiência na bola? – Atualizada em 15/08/2015

Bola de cristal ou experiência na bola?

MecãoCampeãoSérieB25072015Não se trata de advinhação ou ser mestre em premonição. A experiência, a vivência no futebol, nos dá a quase certeza de quem pode levar o caneco de um campeonato ou obter acessos, constatações feitas nas primeiras rodadas. Às vezes falhamos, mas, quase sempre acertamos. Chutar no escuro? Marcar opções com X para ver se acerta? Levantar, pesquisar bastidores? Nenhuma dessas opções. São evidências e coincidências que se mostram nos primeiros passos de um certame e nos dão as pistas para dizer: time A deve ser campeão, subir de divisão, entre outras deduções.
O motivo deste preâmbulo é que logo no começo da Série B do Rio deste ano, eu e o colega de site, Paulo Roberto Rodrigues, conversamos e deduzimos: pelo andar da carruagem, sobem America e Portuguesa Carioca, com o Americano correndo por fora. O America foi o campeão (foto); a Lusa, vice (ambos subiram) e o Cano esteve no triangular final. Bola de cristal? Não. Certeza? Quase.
Só não conseguimos enxergar com antecedência, o ganhador da Segundona, mas os que teriam acesso, as evidências e coincidências nos apontaram o caminho. Além dessas duas vertentes, existem outras que ajudam nas análises e conclusões. Mas isso é papo para outros comentários.

Campos ganha troféu minúsculo

No domingo (9), o Campos conquistou o segundo turno do Campeonato Estadual da Série C de Profissionais na vitória sobre o Artsul por 2 a 0. Durante as comemorações, ainda no gramado de Moça Bonita, uma coisa chamou atenção deste colunista e de muita gente presente. O troféu oferecido aos campistas quase não aparecia das fotos, de tão pequeno. Sem contar que não houve medalhas para ninguém. O Campos enfrentará o Rubro Social, no estádio Lourival Gomes de Almeida, em Bacaxá, neste domingo (16), de olho na Série B do ano que vem. Esse confronto (ida) começará às três da tarde.

Cabofriense trabalha com foco na Copa Rio

A diretoria da Cabofriense confirmou dois jogos-treinos para a próxima semana. Dia 18, terça-feira, contra o Friburguense, às 15h,  no Correão,  e dia 22, sábado, com o Gonçalense, no mesmo local e horário. O treinador Edson Souza conversou bastante com o grupo antes do trabalho da manhã deste sábado (15) e passou alguns detalhes referentes ao posicionamento e esquema tático do tricolor praiano. Elenco ganhou folga neste domingo e se reapresenta segunda-feira,(17), às 9h, no Alair Correa. O tricolor faz sua primeira partida na Copa Rio dia 9 de setembro, uma quarta-feira, às três da tarde, contra o Tigres do Brasil, em casa. Além da Cabofriense e Tigres, o Grupo D conta com Nova Iguaçu, Bonsucesso e Portuguesa, que folgará na primeira rodada.

Abraço inteiro para…

Lima Silva, instrutor e formador de atletas de futebol em São Paulo. Um dos que respeitam a função e agem com transparência. Parabéns, irmão!
CAMISA DEZ
Veste o jornalista Célio Alcântara, de Soledade, interior da Paraíba. Célio viveu no Rio, cidade na qual estudou, se formou em Comunicação Social e agora promove campeonatos de futebol e outras atividades esportivas na cidade natal. Belo exemplo.

CAMISA ZERO
Para cartolas que se aproveitam dos clubes e quando sentem a canoa furar, largam tudo e vão embora. Como dizia o desportista de São João de Meriti, Edson Barbosa da Cunha, o já falecido Edinho, “há os que vivem do esporte e os que vivem para o esporte”.

Por Jota Carvalho
E-mail: jota.carvalho@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *