Papo do Rei – Pobre Vasco da Gama! – 04 a 11/09/2015

Pobre Vasco da Gama! Pobre futebol carioca!

Vasco Mal das Pernas 2015Não foi por falta de avisos. Sim! Avisos, pois não sou adivinho, mas possuo quarenta anos de experiência na crônica esportiva e conheço o futebol brasileiro de forma considerável à poder ter a honra de assinar uma coluna num dos sites mais independentes e abrangentes do futebol do Rio de Janeiro. Só para ilustrar: não sou de laboratório como muitos de meus colegas que com o famoso QI, ocupam os principais órgãos de comunicação atualmente. Mas, voltando ao assunto, desde o início, ou melhor, ainda ao fim do estadual deste ano eu disse na rádio e aqui na nossa coluna que os clubes do Rio, com os times que possuíam estariam fadados a disputar a zona de baixo da competição. E aí está. O VASCO DA GAMA JÁ REBAIXADO MAIS UMA VEZ À SÉRIE B DE 2016. Com todo respeito aos vascaínos que eu respeito tanto. Com exceção da atual assessoria de imprensa, que fechou as portas para os pequenos grandes órgãos de imprensa, negando espaços de trabalho aos que em São Januário gostariam de acompanhar o gigante da colina. Quem não concordar comigo pode descer o porrete!!!

De que valeu o I Simpósio, Congresso ou sei lá o que da FFERJ?

Na época eu dei cobertura, acompanhei através da assessoria de imprensa tudo que se passava no evento, que infelizmente já até esqueci o nome, mas de que adiantou o I Simpósio ou Congresso da Federação para debater o futebol do Rio de Janeiro, promovido no início do ano? Para nada. A não ser desperdiçar dinheiro e cair no esquecimento assim como caiu na minha cabeça o nome do evento. E não faço questão de pesquisar para saber o nome verdadeiro da iniciativa, que na verdade, sequer merece ser lembrada. Com todo respeito ao presidente Rubens Lopes, ao diretor técnico Marcelo Vianna, duas pessoas que eu prezo e respeito muito, mas o futebol do Rio de Janeiro precisa, com a participação intensiva dos clubes de elite, de uma ação emergencial, sob pena de se transformar num Estado como o do Espírito Santo, que sediado na Região mais desenvolvida do Brasil, não possui um clube na elite brasileira, ao contrário de Santa Catarina que também pequeno está colocando os grandes centros no bolso. Nem cito a Bahia, que já está mais próximo do Espírito Santo do que nós aqui no Rio de Janeiro.

Clubes empresas ou Clubes de empresários?

Todos sabem que além de jornalista, advogado, cientista político, cronista esportivo e cidadão, fui professor de contabilidade, direito e economia e mercado, nos áureos tempos dos cursos profissionalizantes de segundo grau, hoje chamados de ensino médio. E, sinceramente, eu me questiono sobre os clubes empresas, ou na verdade clubes de empresários (singulares) ou “sangue sugas” se vocês preferirem. Sim! Porque o que vemos no Brasil sobretudo, são clubes laranjas, sequer alugados aos empresários, mas prostituídos por estes, que colocam, tiram, remanejam e fazem o que quer com seus atletas e constituintes (não importando a técnica e a qualidade profissional), em prejuízo de jogadores excelentes que estão fora do mercado. Vou citar um exemplo “cinco estrelas”: Ronaldinho Gaúcho no Fluminense. O que leva esse atleta a estar vestindo a camisa do tricolor nas atuais circunstâncias? Nem o Milionários Futebol Clube do meu velho e amigo e saudoso ex-funcionário do Grupo Bandeirantes de São Paulo, João Mendes de Toledo, permitiria que o Ronaldinho vestisse a camisa daquele clube de estrelas. Até porque, os que lá atuavam o faziam por amor ao futebol e não pela grana. Infelizmente o Brasil é um país de memória curta e imediata! A questão fica no ar e quem quiser que tire suas conclusões.

Twitando

* Neste domingo, em razão das comemorações da Independência do Brasil (Independência?), não teremos a continuidade da Copa Municipal de Futebol Amador da Primeira Divisão em São José do Vale do Rio Preto, aqui na Região Serrana. Por conseguinte não estarei transmitindo nada. No domingo passado narrei mais uma goleada do Pinheiros, desta feita sobre o América do Vale. Nem me lembro o placar…

* Quem quiser acompanhar o andamento da competição na “Cidade das Águas de Março” é só acessar o face oficial da competição: https://www.facebook.com/SecretariaDeEsporteTurismoELazer?fref=ts.

* No mesmo link, você verá que São José do Vale do Rio Preto está em Festa mais uma vez. É o “X FEST FRANGO” (Décimo Festival do Frango), promovido e organizado pela Prefeitura, com o fim de atrair turistas para o Município. Apoiamos e parabenizamos a Secretaria de Esportes Turismo e Lazer e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Social pelo trabalho desenvolvido. Sejam bem vindos! O evento termina só na segunda-feira dia 7 e terá atrações para todos os gostos.

* Um alerta à SETEL: a Copa Rio Preto de Futebol Amador da Primeira Divisão está acontecendo sem a presença da PM e de uma ambulância no local das partidas. Se algum incidente vier a acontecer, o Esporte Clube Rio Preto e o Município de São José do Vale do Rio Preto, responderão seriamente pelos danos causados.

* Apesar de elogiar a iniciativa das autoridades, quando estas realizam coisas que vão ao encontro da sociedade, é importante que na condição que estamos, alertemos também sobre os prós e os contra. As coisas têm que ser feitas com responsabilidade;

* Outra coisa: é preciso saber se existem menores devidamente autorizados a disputar a competição, pelas autoridades forenses. Não sei se esse é o caso, mas lembrar não custa nada!

* Copa Rio a todo vapor! E os detalhes desta competição vocês conferem na nossa editoria de notícias que tem o Paulo Roberto Rodrígues como Gerente de Reportagem e o nosso mago Jota Carvalho, na editoria. Continuem navegando aqui pelas páginas do nosso PE.

* Por hora ficamos por aqui. Se Deus assim nos permitir estaremos de volta na próxima sexta-feira, 11 de setembro. Um beijo fraterno em todos e até lá!

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *