Papo do Rei – Que Seleção medíocre é essa! – 18 a 25/09/2015

Sinceramente, na quinta-feira (17) quando ouvi o “treineiro” da CBF (leia-se Seleção da Globo), anunciar o nome dos contratados (explico isso na sequência), que representarão o Brasil nas Eliminatórias da próxima Copa do Mundo Fifa, eu logo me convenci: não posso chamar isso de Seleção Brasileira.

DungaDelBras 17092015 Com todo respeito aos profissionais e atletas anunciados, com esse time o Brasil sequer disputaria a repescagem, até porque, segundo informações que circulam, a América do Sul não terá desta feita a quinta vaga obtida na repescagem, em razão de “negociatas” entre confederações. Já estou advertindo os torcedores aqui, para que nenhum deles se empolgue neste primeiro momento. Ainda mais, sem Neymar, que suspenso, não poderá atuar no início da fase classificatória.
>> Não mais convocada e sim contratada – Outro termo que também me recuso a utilizar a partir de agora, até que a moralização chegue ao futebol é a palavra CONVOCADOS. Aliás, eu e os demais cronistas já deveríamos ter colocado essa palavra em desuso. Os atletas da Seleção Brasileira há muito não são convocados e sim contratados verbalmente, pois entre eles e a entidade representante do futebol brasileiro existe todos os requisitos do contrato de prestação de serviços eventuais, temporário, oneroso, mediante paga, e com obrigações e direitos recíprocos. Logo, não se tratar mais de convocação e sim contratação. Ou a relação entre às partes não é profissional?… Pode até não ser relação de emprego, como ocorre nos clubes, mas que existe uma relação contratual profissional entre as partes com direitos, obrigações e responsabilidades, existe.

Matematicamente rebaixado!

E o Vasco da Gama está matematicamente rebaixado. Com vinte pontos ganhos, trinta e seis a serem disputados, tendo que ganhar desses 36, pelo menos 28 pontos, isso significa que o Vasco precisa vencer 9 das 12 partidas que lhe restam. Algo não impossível, porém matematicamente complicado, em razão dos seus adversários também terem que acumular pontos e a probabilidade de empates serem muito grandes nesta reta final. O Gigante da Colina enfrentará: Sport Recife em casa (3); Flamengo em casa (1); Avaí, fora (3); Chapecoense em casa (3); São Paulo, fora (1); Grêmio em casa (1); Fluminense em casa (1); Palmeiras, fora (1); Corinthians em casa (1); Joinvile, fora (3); Santos em casa (1); e, Coritiba no Alto da Glória (1). De sorte que, dos 36 que ele disputará, na minha opinião ele chegará entre, no mínimo 20 e no máximo 26 pontos. Está no limite do limite matemático. E isso, levando-se em consideração o estado psicológico dos jogadores e o desgaste que a competição oferece de agora até o final. É muito difícil! Eu não acredito mais na sua recuperação, mas como dizia Benjamim Writh, petropolitano e velho freguês da tradicional Casa D’Ângelo, no centro da Cidade Imperial, “O futebol é uma caixinha de surpresas.” Quem discordar pode fomentar o debate. Eu até torço para o Vascão, mas que está difícil, está!

Chuvas adiaram rodadas dos municipais

No último final de semana, com as previsões meteorológicas que a cada dia ficam mais próximas dos profissionais desta área científica natural, várias competições municipais de Ligas e de futebol do interior foram adiadas ou postergadas para este início de semana. Casos, com certeza, das competições, municipais de Nova Iguaçu e da Copa Municipal de Futebol Adulto de São José do Vale do Rio Preto, aqui na região serrana. Neste domingo, a bola volta a rolar normalmente, pois as previsões, pelo menos 72 horas antes são de tempo firme. Eu estarei na latinha de Juventus x Pinheiros, às 15h, no Estádio Benjamim Franco no Valverdão, ao lado de Fábio Guerra e de Luiz Antônio Martins.

Twitando

* Chapa Quente na Cidade Imperial na quinta-feira. Para se ter uma idéia, às 14h no digital do trevo de Itaipava com o bairro de Bonsucesso o termômetro marcava 38 graus. É mole ou quer mais? Isso, aqui na serra, imaginem vocês em Bangu, no mesmo horário…

* Um pitaco na política nacional: estão se preocupando demais com a política e esquecendo que o Brasil precisa avançar. A despeito desta ou daquela corrente política, o que o país mais precisa neste momento é da união dos governantes e dos governados em prol da governabilidade. Qualquer coisa fora desse raciocínio quem pagará caro seremos nós mesmos.

* Nosso Paulão trocou mesmo o microfone da Rádio Ativa Rio, pelo prazer e a competitividade das famosas maratonas de atletismo. Aliás, chamá-lo de Paulão agora é inadequado. Ele voltou a ser o Paulo e já, já será chamado de Paulinho. Na última foto que vi do nosso chefe de reportagem, ele parecia até a modelo Gisele Bündchen! É claro, no que diz respeito à forma física.

* Vida que segue. E não é que a ida da equipe 3G do futebol do Rio de Janeiro (Garotinho, Gilson e Gerson), fortaleceu a Tupi como um todo! Agora, a Rádio da Família do Rio de Janeiro já desbancou definitivamente a outrora poderosa. Para minha alegria é claro!

* Nada contra os profissionais e colegas das Organizações Globo, mas com a morte do velho e sábio, Roberto Marinho, todas as empresas do Grupo começaram a ser administradas por profissionais de laboratório, que nada entendem do ramo. Já, já a Globo segue o rumo do Grupo Manchete, do qual hoje só sobrevive a 760-AM. Quem viver verá!

* Esta semana publiquei no meu facebook, um bilhete distribuído em vários Estados brasileiros, dentre os quais o de Pernambuco, no qual a detentora dos direitos de transmissão, que prega liberdade de imprensa, de forma ditatorial estabelecia regras restritivas de direito ao trabalho dos cronistas esportivos. A mesma pendenga vem acontecendo no Rio de Janeiro. Mas,  aqui, nossos amados presidentes Eraldo Leite e Marcos Penido, (ACEB e ACERJ respectivamente), contornaram a situação. Só não sabemos até quando eles conseguirão resistir à ditadura global em relação ao jornalismo esportivo em geral.

* Sabe de uma coisa? Essas Organizações Globo que querem manipular tudo no país deveria ser enquadrada. Eles pensam que estão fazendo o bem para o país e para o esporte, mas, estão destruindo tudo.

* É isso aí! Por esta semana acabaram-se as pimentas. Até a próxima se Deus quiser.

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *