Papo do Rei – Sinônimo de fracasso total – 06 a 13/11/2015

Triste histórico do técnico Jorginho

Jorginho Vasco 2015Para quem dentro das quatro linhas foi um dos maiores laterais direito do Brasil, fora delas, se transformou em sinônimo de fracasso total. Pelo menos no quesito esporte, em especial o futebol. Assim podemos avaliar o currículo do treinador Jorginho (foto) ex-América e Flamengo, que como auxiliar do Dunga foi um desastre e, agora, como treinador, um desastre ao quadrado. É bem verdade que o time vascaíno não ajuda, mas a síndrome do fracasso já está estampada na pequena, iniciante e jovem carreira do treinador vascaíno. O Vasco está rebaixado e não adianta mudar o treinador nas últimas cinco partidas que lhe restam. Muito embora a matemática ainda acene em favor do “Gigante da Colina”, essa mesma matemática também acena negativamente e até com mais força contra o clube da “Cruz de Malta”. Aliás, eu já havia previsto isso aqui na vigésima quinta rodada da competição, quando simulei a suposta conquista de 26 pontos, dos 36 que o Vascão ainda iria disputar, uma vez que naquela ocasião ele somava apenas 20. Triste histórico vascaíno! Triste histórico do técnico Jorginho!

Final de linha para todos os clubes do Rio de Janeiro

Se eu fosse o Jota Carvalho e os demais editores chefes dos principais órgãos de comunicação esportiva do Rio de Janeiro anteciparia as férias de seus profissionais, haja vista que, o futebol do Rio de Janeiro, quer seja na elite quer seja nas divisões intermediárias e amadoras já deram o que tinham que dar. Com exceção dos campeonatos das Ligas e alguns torneios isolados, o assunto no futebol do Rio é um só: planejar a temporada de 2016. Isto é, se é que os clubes e a Federação planejam alguma coisa.

Ridícula a criação da Liga Rio – Sul – Minas

Politicamente podemos dizer que a criação da Liga Rio – Sul – Minas está para o futebol assim como “o golpe de Estado” e “dissolubilidade” das Unidades Federativas Brasileiras. Em outras palavras, ou falando “futebolês”, a criação dessa liga fajuta e ridícula, na minha opinião, não tem amparo legal nenhum, assim como não teve o “Clube dos Treze” em outros tempos. Existem normas hierarquicamente falando, que regulam todas as atividades, quer seja econômicas, esportivas, sociais, enfim, e esses clubes estão sujeitos a elas, sob pena de perderem determinadas regalias, como por exemplo, a condição de clubes, passando à de empresas esportivas, com fins lucrativos e regidos pela lei de falência. De sorte que, volto a dizer: é ridícula a criação desta Liga. Os clubes devem afinar suas violas, pois estão “pensando que berimbau é gaita”. Eu aposto que a competição aprazada e planejada por essa liga não acontece em 2016. Quem discordar pode bancar. E tem mais: os clubes já estão capengando e endividados com quatro competições oficiais, das quais duas internacionais e ainda inventam mais essa? Existe alguma galinha dos ovos de ouro em meio a tudo isso, que as autoridades esportivas e financeiras do país não podem saber???

Engenhão: Imundície, abandono e obras que não acabam mais

Estive no domingo último transmitindo Fluminense 1 x 0 Vasco e o que vi depois de longo tempo sem adentrar as dependências do Engenhão me deixou triste e desgostoso do futebol. Banheiros sujos, elevadores cheios de água ou um líquido fedorento, bancadas de imprensa sujas e um misto de obras que não acabam mais não sei para quê e para quem. Sim, pois essa história de constrói, destrói, constrói e destrói só beneficia grupos, que não têm nada a ver com a prática do futebol. Não vou ser leviano de levantar dúvidas acerca do que se passa no interior do Estádio Municipal do Engenhão. Sim, porque de João Havelange, o Engenhão não tem mais nada e de Nilton Santos muito menos. Ah, coitado! Que castigo impuseram ao ‘enciclopédia do futebol brasileiro’, que não merecia ser achincalhado dessa forma. Com certeza, o maior lateral-esquerdo de todos os tempos deve estar se revirando no túmulo. Me decepcionei com o que vi no último domingo.

Twitando

* Final de ano e os clubes já começam a pensar na próxima temporada. Sonho antigo dos dirigentes da Portuguesa Carioca, o goleiro Santiago, que disputou o Estadual pelo Tigres do Brasil, é nome que interessa e muito a Lusa assim como o atacante Fabiano Oliveira e o experiente Nill. Sob contrato Santiago e Fabiano Oliveira são os únicos que interessam ao técnico Marcelo Cabo, da Fera da Baixada, para a disputa da Série A em 2016.

* Por falar na Portuguesa dois nomes estão cogitados para o cargo de técnico neste retorno a elite. Toninho Andrade, que pode voltar ao clube, e Josué Teixeira, atualmente no Macaé Esporte.

* Outro que estava na Fera da Baixada e irá buscar novos ares é Alex Sassá. Cria da base do Fluminense e nascido em São José do Vale do Rio Preto o volante está acertado com o Barra da Tijuca para a disputa da Série B.

* Ainda sobre a Série A, outro treinador que poderá finalmente ter uma oportunidade num clube da elite do futebol carioca é Emanoel Sacramento, mais conhecido como Pirata, após bons trabalhos nas divisões intermediárias do Rio de Janeiro.

* Hoje, dou um abraço especial ao meu amigo Reginaldo Barbosa Davi, companheiro radialista de Nova Iguaçu, que nos parabenizou pela coluna de semana passada. Meu carinho e meu respeito de sempre ao “Cientista”.

* Um abraço todo especial também ao nosso irmão, amigo e competente técnico de áudio dos principais estádios do Rio de Janeiro, João Cardoso, que na semana passada esteve nos visitando, ficou encantado com a nossa cidade e com as dependências da Rádio Ativa Rio FM Web.

* Bola fora a criação dessa tal de Liga Rio – Sul – Minas. Deixa eles descobrirem que estão ferindo a hierarquia das leis desportivas e poderão ser punidos por isso. Sem contar que o objetivo da Liga é totalmente comercial e o Imposto de Renda e o Governo poderá exigir sua parte no empreendimento.

* Três partidas completarão a fase classificatória da Copa Municipal de Futebol Amador Adulto de São José do Vale do Rio Preto neste domingo. Verona x Juventus abrem a tarde esportiva às 12h; Buraco do Sapo x Pinheiros se enfrentam às 14h e Jaguara x América do Vale, fecham a fase classificatória às 16h. Quatro equipes das sete se classificam para a grande final.

* Até este final de semana, Buraco do Sapo, Pinheiros, Juventus e Verona, são os quatro classificados, mas dependendo de alguns resultados, Jaguara e Verona poderão se alternarem na quarta e última vaga, uma vez que, os demais, Buraco do Sapo, Juventus e Pinheiros já estão classificados.

* A Rádio Ativa Rio transmite às 14h, Buraco do Sapo x Pinheiros, jogão de bola que reúne dois dos melhores times da competição. Isto é, se a organização da competição alternar os horários da tabela, a fim de permitir essa transmissão. Do contrário, o jogo a ser transmitido será Jaguara x América do Vale. Um ou outro, você pode acompanhar a partir das 13h30, pelo www.ativafm.com.

* Para fechar a semana, um abraço carinhoso no meu amigo e companheiro Padre Paulo Augusto Milagres Rodrigues, que nesta terça-feira, dia 10, estará celebrando às 19h, na Igreja Matriz de São José do Vale do Rio Preto. Padre Paulo, em missão em Conceição do Araguaia participa dos 200 anos da Paróquia de São José, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro.

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

One Comments

  1. Reply Post By Fabiano Pereira

    Parabéns pelas excelências matérias, site muito informativos.
    Parabénsss !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *