Papo do Rei – Semifinais da Copa Rio – 13 a 20/11/2015

Copa Rio: Resende, Portuguesa, Gonçalense e Volta Redonda

Gonçalense e Resende já se enfrentaram na primeira fase, em Moça Bonita (Foto: André Bankada/Divulgação)

Gonçalense e Resende já se enfrentaram na primeira fase, em Moça Bonita (Foto: André Bankada/Divulgação)

Não poderia iniciar minha coluna desta semana sem falar da fase final da Copa Rio que começa neste sábado e terá Portuguesa x Volta Redonda, no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, e Resende x Gonçalense, no Estádio do Trabalhador, no Sul Fluminense, ambas pelas chamadas partidas de ida, com os jogos de volta, na quarta-feira próxima (18), em Volta Redonda e Moça Bonita, respectivamente. Desses dois confrontos, acredito que a primazia da fase classificatória deva imperar. Ou seja, Portuguesa numa das semifinais e Resende na outra devem confirmar o favoritismo. Entretanto, muito embora seja o atual campeão, o Resende é o que mais deva tomar cuidado com o Gonçalense que é o único azarão em meio aos demais intermediários. Não que o Volta Redonda, na outra partida contra a Lusa, também não tenha tradição para reverter a situação. De qualquer forma, serão seis partidas a partir deste sábado até o dia 28 de novembro, para conhecermos o bi campeão ou o campeão da Copa Rio de 2015. Jogos bons de se assistir e que nossa reportagem acompanhará a todos.

Alex Sassá, capitão dos acessos, acertou mesmo com o Barra da Tijuca

Junto com o técnico campeão do acesso, Manoel Neto, o capitão do acesso e “cão de guarda e de estratégia” do treinador, Alex Sassá, acertou seu contrato com o Barra da Tijuca e já está trabalhando em seu novo clube, com vistas à Série B Estadual de 2016. Mais do que o título a dupla imbatível quer amealhar mais um “Desafio com Êxito”: o acesso inédito do tricolor da “Miami Carioca” à elite do Rio de Janeiro em 2017. Desejo todo sucesso ao Barra da Tijuca, em especial ao Alex Sassá, que para mim é como se fosse um filho, haja vista que o acompanho desde à base tricolor no Vale das Laranjeiras e da Seleção Brasileira Sub-17, que foi ao México, em 2002. Da mesma geração de Toró e Arouca, o atleta conseguiu apenas se firmar como jogador de clubes intermediários do Rio de Janeiro, uma vez que, pela sua personalidade forte e autêntica, não quis submeter-se aos atravessadores do futebol, que na verdade só promovem e só patrocinam esses “meias-bombas” que estão aí fazendo vergonha em nome do futebol brasileiro. Completo na marcação, completo na armação e completo até nas conclusões de cabeça quando arrisca a ir ao ataque, Alex Sassá se transformou no atleta “capitão rei do acesso”. Foi assim no Bonsucesso, foi assim na Portuguesa e foi assim no Tigres do Brasil.

Botafogo em cima; Vasco em baixo

A mesma matemática que projeta o positivo na vida de um clube também projeta o negativo. De sorte que eu nunca gostei dessa história de números e de ciência exata em se tratando de futebol. Há muito já havia classificado o Corinthians como o campeão Brasileiro, o Botafogo de volta a elite e o Vasco (infelizmente) rebaixado. Afinal são quarenta anos ouvindo pelo rádio,acompanhando assistindo, observando, comentando e vivenciando o dia a dia do futebol brasileiro e do mundo. Discípulo de João Saldanha e Luiz Mendes, com a audácia de um e a parcimônia de outro, me permito auto-julgar-me, suficiente até então, e, aprendiz junto com todos os novos colegas que surgem, do esporte e do futebol do futuro. De forma que, volto a afirmar: Corinthians campeão como prevíamos; Botafogo de volta à Elite e, Vasco da Gama rebaixado. Futebol agora, só em 2016!!!

Macaé na degola, mas ainda com chances

O Macaé se comportou igual aquele aluno que bagunçou o coreto nos primeiros semestres do ano e, agora, na reta final, precisa de nota para suplantar o ano letivo. Resultado: está tendo que correr contra o tempo. Depois de contratar novo treinador no apagar das luzes, terá que fazer direitinho o dever de casa senão quiser dar uma de caranguejo. Seus próximos adversários são o Atlético Goianiense neste final de semana no Serra Dourada, depois o Boa Esporte no Moacirzão e sairá para enfrentar o Ceará. Todos também com suas “barbas de molho”. Ou seja, necessitando de vitórias. O clube precisa de pelo menos 7 pontos se quiser se livrar pelas suas próprias forças. Do contrário, retroagirá na sua empreitada de se tornar um grande clube. Pior, com a crise na Petrobrás e no País, a crise reflete na Prefeitura Municipal da cidade e por via de regras na agremiação. Mas vamos torcer que ainda dá! Avante Macaé!!!

Twitando

* Nesta segunda-feira teremos eleições na OAB-RJ. Estou com Santa Cruz na Seção e Marcelo Scheaffer na Subseção Petrópolis. Esperamos levar mais essa!

* Alguns Cartórios Extra Judiciais do Estado do Rio de Janeiro estão batendo cabeça e querendo exigir normas atuais para fatos que as normas antigas não alcançavam. Está errado! E esses oficiais de cartórios podem ser bons de concursos, mas péssimos em doutrina, princípios e normas gerais de direito. Principalmente o Ofício Único de Sapucaia aqui no interior do Estado.

* No Ministério Público de uma forma geral também estamos tendo dificuldades com os profissionais de laboratório. O que tem de garotão novo aí preso e algemado à lei é fora do comum. E com isso o Brasil vai ficando engessado no Executivo, no Legislativo e no Judiciário. Acorda Brasil!!!

* Me perdoem o assunto paralelo, mas na verdade ele tem a ver com o nosso futebol. Que também está preso às técnicas de laboratório de Educação física, fisiologia, e outras ogias, que estão preterindo os verdadeiros talentos. Não subestimem os talentos natos e a experiência dos velhos conhecimentos artesanais.

* Uma nova modalidade de treinador desponta no Rio de Janeiro, segundo informa um amigo desta coluna. Trata-se do técnico captador, aquele que consegue investidor e se emprega levando ao clube os recursos necessários do empresário ou da empresa que vão bancar as despesas pagando salários etc. Perspectivas de vários deles seguirem se empregando por aqui na Série A.

* Semana tumultuada para mim profissionalmente, pois estou envolvido com diversas frentes. Entretanto, com a sabedoria e a paciência que Deus me deu venho dando conta do recado. Não pelos meus méritos, mas, por Àquele que me criou e que eu rendo Graças!!!

* Com essa findamos nosso Papo do Rei de hoje. Até a próxima sexta-feira se Deus assim nos permitir. Deus abençoe você!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *