Pobre Friburguense!
Não sei porque o arbitral da federação que aprovou as regras do campeonato de 2016, aboliu o critério de aproveitamento em toda a competição para fins de rebaixamento. Tudo perfeito, mas neste quesito eu não concordei. O que é pior: vai incentivar os clubes a entrarem com um time frágil na fase classificatória e se reforçarem na disputa da Taça Rio e Taça Guanabara. A menos que as inscrições sejam fechadas tão logo se inicie a competição. O Friburguense, do treinador Gerson Andreotti (foto), por exemplo, foi por demais prejudicado e eu vou em defesa do clube da serra, que na primeira fase fez uma excelente campanha.
E por falar em Região Serrana…
No domingo último passado (3), fiquei decepcionado com dois coleguinhas, um do sul fluminense e outro da Baixada Fluminense que vibraram com o rebaixamento do tricolor da serra e disseram mais: “… ainda bem né fulano, pois ninguém gosta de subir a serra lá mesmo?” E o fulano da Baixada disse: “É mesmo!”. Que coisa feia. As pessoas que trabalham em comunicação tem que aprender que a voz do veículo de comunicação não representa a voz e a vontade individual de quem quer que seja. Sobretudo, em se tratando de profissionais de rádio. Fiquei decepcionado com os dois, que são meus amigos e que deveriam se retratar publicamente. Viajo para trabalhar para qualquer parte do interior ou do Grande Rio e nunca blasfemei contra quaisquer comunidade ou região. Se não for para fazer o que faço com amor e retidão é preferível pedir meu boné.
Série C do Rio terá arbitral na terça-feira próxima
O Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, convocou os clubes interessados em participar da Série C de Profissionais para a reunião do Conselho Arbitral que será realizada no dia 12 de abril de 2016 , às 15 horas, no auditório do primeiro andar, na sede da FERJ, localizada na Av. Professor Manoel de Abreu, nº 76, Maracanã, Rio de Janeiro, com o objetivo de tratarem da seguinte ordem do dia: conhecimento das condições para participação no Campeonato Estadual da Série C de 2016; laudos técnicos dos estádios para o mesmo certame; além de assuntos gerais. Será que ainda tem clube em condições de disputar essa competição com a crise que assola o país e com as taxas nas nuvens?
Amanhã começa a decisão do Sub-20 do Rio
A primeira partida da decisão da Taça Guanabara Sub-20, entre Fluminense e Botafogo, será disputada no Estádio das Laranjeiras, neste sábado (9), às 10h. Já a finalíssima ainda serão definidos a hora e a data do jogo pela Ferj. O local deverá ser o Caio Martins, em Niterói. O Botafogo tem a vantagem do mando da segunda partida por ter feito melhor campanha que o Fluminense na primeira fase da Taça Guanabara.
Não adianta peso de camisa, sem grana e planejamento
Como dia Evandro Mesquita e a Banda Blitz, “Tá tudo muito bom; tá tudo muito bem”. Acho legal a campanha “Camisa com História”, mas, sem ser pessimista, os tempos são outros, a cultura é outra. A mentalidade de quem dirige o futebol é totalmente capitalista ao ponto de não preocupar-se mais com o clube, o futebol e o torcedor acima de tudo. O grande alvo dos clubes é a Rede Globo e seus parcos recursos de exclusividade de direito de imagem e transmissão e, enquanto isso estiver imperando em todos os segmentos do Brasil, não será no futebol que veremos acontecer de forma diversa. Até fiquei feliz por assistir a institucional com o nosso “Leão da Serra”, aqui no PAPO ESPORTIVO, mas acho pouco provável que isso aconteça sequer com o América, Bangu, Campo Grande, São Cristóvão e tantos outros que precedem o clube da serra imperial.
Twitando
* 2016 será um ano do empurra com a barriga: crise, greves, olimpíadas, eleições municipais… E assim chegaremos ao final do exercício amargando dificuldades em todos os setores.
* Aliás, Poder Judiciário do Rio de Janeiro em greve e passando por “maus lençóis”, com o sistema de informática e digitalização dos processos. Imaginem quando o Brasil inteiro estiver digitalizado!
* Semana que vem estarei em Manaus com o jogo Fluminense x Vasco da Gama. Passagem reservada, hospedaria contratada, mala arrumada e a Rádio Ativa Rio mandando ver com transmissão ao vivo e exclusiva, direto do local do jogo. Para mim, além de trabalho um “tour” merecido, uma vez que acredito que será a primeira e única vez que viajarei para a Região Norte do Brasil.
* Quero abraçar aqui o meu amigo e irmão Luis Antônio Silva dos Santos, o Índio, que tive a oportunidade de rever e encontrá-lo no Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, por ocasião do jogo Botafogo x Flamengo.
* E o América que mal saboreou o retorno à Série A do Rio de Janeiro e já está fazendo o caminho de volta à divisão de acesso. Só um milagre livra o rubro da Capital e o tricolor de Nova Friburgo da Série B de 2017.
* Pode ser que eu me engane, mas já estão querendo fritar o Muricy no comando técnico do Flamengo. O que o rubro-negro vem jogando nas últimas partidas é típico de quem quer derrubar o comando. Eu não dou mais 15 dias para ele.
* Outro que está com os dias contados e eu já disse aqui inclusive é o técnico Dunga no comando da Seleção. Para mim ele não emplaca sequer na Copa América que bate à porta.
* Estou de volta com meu resumão de sexta-feira na hora do almoço pela Rádio Jornal de Minas. Quem quiser acompanhar nossos papos é só acessar www.radiojornalam.net, entre 11h e meio-dia.
* Neste domingo (10) minha sobrinha Isabela Rampini Esteves estará celebrando suas bodas. Desejo à minha lindinha toda soma de graças e bençãos de Deus na sua vida e de seu varão. Estarei lá testemunhando este momento ímpar na vida de minha linda e exuberante sobrinha.
* É isso aí galera. Vamos fechando a conta por hoje. Semana que vem estaremos de volta, se Deus assim nos permitir. Um beijo fraterno a todos!
Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Crédito da foto: Emerson Pereira/Super-Gol