Papo do Rei – STJD mantém rebaixamento do Angra dos Reis – 16 a 23/09/2016

O que já era de se esperar, aconteceu

stjdPor unanimidade de votos, o Tribunal Pleno do STJD (foto) negou o recurso do Angra dos Reis, mantendo da decisão do TJD-RJ, que puniu o clube da Costa Verde com a perda de 17 pontos no Campeonato Estadual da Série B pelo Artigo 214 (inclusão de jogadores irregulares). Com a decisão, o Angra dos Reis está rebaixado para a Série C Estadual em 2017, enquanto Duque de Caxias e Goytacaz permanecem na Série B. Vale ressaltar que não cabe mais nenhum recurso nesse processo. Só que me entristece é ver decisões e mais decisões desportivas sendo tomadas nos tribunais.

Aliás, conforme eu previa, a bomba explodiu

Em julgamento realizado na noite da quarta-feira (14/09), a Terceira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) puniu, por unanimidade, o Juventus FC com a perda de 13 pontos, no Campeonato Estadual da Série C, pelo Artigo 214 do CBJD (escalação de atletas em situação irregular). Lembrando que cabe recurso do Juventus, que foi defendido no julgamento, realizado no Plenário do TJD-RJ, pelo advogado Marcelo Mendes. A gente já havia adiantado isso aqui na nossa coluna também. As informações são do site oficial da Federação.

Paralimpíadas dão lição de vida em todos nós

Já comentamos isso aqui semana passada, mas não custa repetir: os atletas paralímpicos estão dando uma lição de vida em todos nós. Tenho acompanhado as principais competições pela TV Brasil e confesso que pela primeira vez abri meus olhos para esse tipo de competição em mais de 35 anos de história no jornalismo esportivo. Os caras não são bons; eles são simplesmente ótimos. Quem não está acompanhando está perdendo. podem ter certeza disso.

Arbitragem estraga clássico do Brasileirão

Não gosto muito de falar sobre arbitragem, porém o que vi na última quarta-feira, foi um árbitro despreparado escalado para o jogo do Flamengo contra o Palmeiras em São Paulo, que estragou toda a partida ao expulsar um dos atletas mais disciplinados e corretos do futebol, não obstante sua condição de volante e de desarticulador de jogadas. Márcio Araújo não merecia ser expulso. A atitude do árbitro não prejudicou só o Flamengo, mas o espetáculo como um todo. Não que ele tenha interferido no resultado da partida. Fez desandar o espetáculo proporcionado por Palmeiras e Flamengo que poderia ter sido muito melhor do que foi.

Presidente não tem nada que reclamar na CBF

Não obstante a atitude do árbitro de Flamengo x Palmeiras ter estragado o espetáculo como um todo, o presidente do Flamengo não tem nada que reclamar perante a CBF, pois a atitude do árbitro não prejudicou o resultado da partida. Empate entre Palmeiras e Flamengo é algo que pode acontecer com frequência e não foi a expulsão do atleta rubro-negro que interferiu no resultado da partida. Interferiu no rendimento da equipe sim; no resultado não. O Flamengo é maior do que qualquer atleta individualmente e a prova disso foi que o treinador supriu corretamente a saída do atleta, inclusive poupando o Diego de um jogo de “fio desencapado”, como popularmente falamos.

Escrita continua: Flu nunca venceu a Chapecoense em Brasileiros

Eu narrei essa partida e sou testemunha ocular da escrita existente entre a Chapecoense e o Fluminense. Nem mesmo dentro dos seus domínios o Fluminense (superior tecnicamente), conseguiu vencer ontem a Chapecoense, no Estádio Giulite Coutinho em Mesquita. A transmissão da partida me comprometeu a agenda, pois, quinta-feira é dia de eu fechar minha coluna aqui. Contudo, eu esperava, na latinha, quebrar o tabu tricolor diante dos catarinenses e isso não aconteceu. Vida que segue.

Twitando

* O Brasil está passando por uma fase perigosíssima. Instituições legalmente constituídas e que deveriam dar segurança e respaldo moral, político e legal à população em todos os aspectos está corroída, corrompida e totalmente deterioradas. O clima é de atenção geral.

* Vejam vocês, que a autoridade que conduz um detido político, ostenta uma tornozeleira eletrônica por responder por crimes no desempenho de suas funções. A que ponto chegamos!

* Aliás, uma pergunta: onde estamos mais seguros e livres? Dentro de casa ou nas ruas? Ou ainda outra: até que ponto e onde podemos exercer o direito constitucional de ir e vir? Sinais dos tempos.

* Não deixem de navegar nas páginas de nosso sítio esportivo. Aqui o futebol intermediário, de base e amador recebem o tratamento que merecem e você fica bem informado. Confira!

* Enquanto retorno para casa, escrevo esta coluna através de meu smartphone. Meu corpo cansado pende para um lado e para o outro. Minhas vistas se entrelaçam com as palavras e eu vou subindo a serra. Não sei onde busco tanta força para enfrentar as jornadas dos últimos dias.

* Por falar em jornada, me lembrei que no domingo passado fomos muito bem recebidos na cidade de Guapimirim, a 55 quilômetros da minha linda cidade das águas de março. Quero agradecer a todos pelo carinho.

* Esta semana faleceu um dos ícones da comunicação esportiva do Rio de Janeiro e do Brasil: Raul Quadros. A nossa solidariedade à família e aos companheiros de batalha mais antigos, que como eu pude aprender um pouco com a sua irreverência e capacidade de aproveitar todas as situações para produzir informação de qualidade. Descanse em paz Raul!

* Por derradeiro, agora que tomei conhecimento da morte por afogamento do ator global Domingos Montagner. Além da TV tive oportunidade de assistir um belo trabalho desempenhado por ele no cinema, num filme que ainda se encontra em cartaz em algumas salas – “Através das Sombras”. Que Deus possa consolar seus familiares.

* A todos, meu carinho, respeito, e, até a próxima semana se Deus quiser.

 

Por Reisinaldo Esteves/Foto: Agência Ferj
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *