Jogando na tarde desta quarta-feira (5), no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, a Portuguesa venceu, de virada, o Friburguense por 2 a 1 no encerramento da fase classificatória da Copa Rio de Profissionais. Lohan abriu o marcador para os visitantes, mas Rodrigo Almeida e Fabinho fizeram os gols do ‘vira’ tricolor. Com o resultado positivo a Lusa Carioca avançou às semifinais, com dezessete pontos, mesma pontuação do Resende. O time da Ilha terminou na vice-liderança do Grupo B por ter saldo de gols inferior (7 contra 9) da equipe alvinegra. O Frizão, mesmo com a derrota, também conseguiu avançar devido ao tropeço do Angra dos Reis. O time da serra ficou em segundo lugar do Grupo A com treze pontos. O líder foi o Itaboraí (17).
A fase semifinal será realizada nos dias 8 e 12 deste mês, em jogos de ida e volta. No de ida (dia 8), às três da tarde, a Portuguesa receberá o Itaboraí no Luso-Brasileiro. Já às 16h, no estádio Eduardo Guinle, o Friburguense enfrentará o Resende. Dia 12, com o mando de campo invertido, às 15h, jogarão Resende x Friburguense no estádio Trabalhador e Itaboraí x Portuguesa no Alzirão.
>> O confronto – Os dois times precisavam da vitória para conquistar a classificação sem depender dos outros resultados. E o que se viu no primeiro tempo foi um jogo aberto. Tanto a Portuguesa, que jogava em seus domínios, quanto o Friburguense, procuravam o gol a todo instante. A Lusa teve oportunidade clara de gol aos 29 minutos. Victor Hugo recebeu a bola apenas com o goleiro Luiz Felipe à sua frente. O volante tentou bater colocado, mas o arqueiro tricolor fez boa defesa. Já o time da serra teve a melhor chance aos 42. O meia Ricardo invadiu a área e tocou na saída do goleiro Victor. Na pequena área o atacante Lohan foi atrapalhado pelo zagueiro Rodrigo Almeida e cabeceou pela linha de fundo.
Se no final do primeiro tempo o Friburguense desperdiçou a chance de abrir o marcador logo no início da etapa final balançou a rede. Aos três minutos Lohan recebeu de Gleison na área. O camisa nove deu chapéu em Rodrigo Almeida e de primeira bateu forte sem chances para Victor. Atrás no placar e com a classificação ameaçada a Portuguesa se lançou à frente e empatou após o tempo técnico. Aos 26, Éberson cobrou falta, o zagueiro Rodrigo Almeida subiu mais que a zaga adversária e testou para o fundo da rede. A partida caminhava para o final quando a Portuguesa virou aos 40 minutos. Belarmino cruzou para Fabinho dominar e chutar fora do alcance do goleiro Luiz Felipe. Nos minutos finais o time da serra ainda tentou o empate, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do anfitrião.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 x 1 FRIBURGUENSE
Local: Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador
Data/Horário: 05/10/2016 – 15h
Árbitro: Wellington Mendonça de Mello.
Assistentes: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Daniel do Espírito Santo Parro.
Cartão amarelo: Belarmino e Adriano (Por). Lucas, Jefferson e Lohan (Fri).
>> Portuguesa: Victor, Adriano, Pessanha, Rodrigo Almeida e Diego Maia; Índio (Belarmino), Victor Hugo, Éberson (Lincoln) e Romarinho; Paulo Ricardo (Fabinh) e Allan. Técnico: Nelson Rodrigues.
>> Friburguense: Luiz Felipe, João Victor, Pierre (Rodrigo), Diego Guerra e Ricardo; Bidú, Sergio Gomes (Rafael), Lucas e Gleison; Ziquinha (Jefferson) e Lohan. Técnico: Merica.
Resende vence Angra em casa e está na outra fase
Atual bicampeão da Copa Rio, o Resende carimbou, nesta quarta-feira (5), a classificação para a semifinal da edição 2016 da competição. Comandando as ações da partida desde o início, o Gigante do Vale venceu o Angra dos Reis por 2 a 0, gols de Robinho e Wandinho, no Estádio do Trabalhador. Agora, o Resende está a quatro jogos do tricampeonato do torneio.
Feliz com o resultado, o técnico Toninho Andrade destacou a atuação do time e disse esperar uma partida complicada contra o Friburguense. “Foi uma vitória importante, com autoridade. A equipe fez um bom jogo. Criamos muitas chances de gol, e poderíamos ter feito até um placar mais elástico. Porém, o mais importante foi a vitória. Teremos um confronto muito difícil contra o Friburguense, pela semifinal. Agora, temos que recuperar o time para o jogo de sábado. Vamos em busca de fazer uma boa partida e trazer a vantagem para o jogo de volta, que vai ser em casa”, disse o treinador.
>> Resultados/Oitava rodada/Quarta-feira (5): Volta Redonda 2 x 1 Queimados (Raulino de Oliveira), Resende 2 x 0 Angra dos Reis (Trabalhador), Sampaio Corrêa 1 x 0 Goytacaz (Ary de Oliveira e Souza), Madureira 3 x 1 Boavista (Nivaldo Pereira), America 2 x 1 Bangu (Giulite Coutinho), Portuguesa 2 x 1 Friburguense (Luso Brasileiro) e Itaboraí 4 x 0 Rio São Paulo (Romário de Souza Faria).
Classificação
Grupo A
1º) Itaboraí, 16 pontos;
2º) Friburguense, 13;
3º) Angra dos Reis, 12;
4º) Madureira, 11;
5º) São Gonçalo, 8;
6º) Bangu, 7;
7º) Sampaio Corrêa, 5;
8º) Queimados, 0.
Grupo B
1º) Resende, 17 pontos (saldo: 9);
2º) Portuguesa, 17 (saldo: 7);
3º) Boavista, 13 (saldo: 6);
4º) America, 13 (saldo: 3);
5º) Volta Redonda, 8 (saldo: -2);
6º) Goytacaz, 8 (saldo: -7);
7º) Rio São Paulo, 8 (saldo: -10).
Por Paulo Roberto Rodrigues
paulortrodrigues@gmail.com