Papo do Rei – Divisões de Base: um show de cobertura! – 18 a 25/11/2016

foto-base-pe-para-rei-18112016O Papo Esportivo, na minha ótica, é o site e o espaço aqui na grande rede que mais divulga as categorias de base do futebol do Rio de Janeiro. Alguns concorrentes até começam divulgando um ou outro jogo, mas o pioneiro e fiel acompanhante das categorias é o PE e o PR, nosso editor de reportagens, que cobre cada partida com carinho e esmero de quase vinte anos de trabalho. Quero parabenizar o Jota Carvalho e o Paulo Roberto Rodrígues pelo trabalho que só eles sabem fazer com tanta dedicação. A propósito, nossas páginas estão cheias de notícias. O Flamengo conquistou o Sub-17, o Botafogo (foto) conquistou a Taça Rio do Sub-15 e agora decidirá o campeonato, a começar por este sábado, enfim é um show de informações literais e visuais com textos e imagens de primeira qualidade. Vale a pena fazer um tour por cada uma das matérias.

Acho que alguns coleguinhas continuam vendo fantasma…

Há quem diga que um companheiro nosso continua vendo fantasmas (aliás, ele próprio numa entrevista já disse que em outros tempos, chegava a ver fantasmas), mas, vida que segue, eu acredito também que esse fato sobrenatural continua acontecendo. Na quarta-feira, o Brasil fez uma partida pífia contra o Peru, achou dois gols em bolas espirradas e de contra ataque. O coleguinha e seus companheiros acharam que o escrete canarinho fez uma excelente partida. Discordo, com todo respeito dos companheiros. O Brasil deu sorte, achou dois gols (como já disse), Neymar voltou a jogar mal, Gabriel de Jesus é craque, mas durante toda a partida teve dois lampejos e foi só o que vimos da nossa Seleção. Uma coisa são as eliminatórias. Outra coisa é a Copa do Mundo. Essa história de estatística e de números, de quebra de recordes, etc, no futebol não vale nada. Dizer que Tite igualou marca de João Saldanha. Faça-me o favor! Eu não mereço nem quero ouvir isso. O cara está na beira do gramado ainda. Não me tirem do sério!

Comentarista da Globo endossa tese prevalecente

Lúcido como poucos desses novos comentaristas esportivos, o nosso velho Leovigildo Júnior, craque lá dentro das quatro linhas e hoje craque também do lado de fora, endossou uma tese prevalecente no futebol que SÃO AS JOGADAS PELOS FLANCOS, como bem analisava Luiz Mendes. Foi só o Flamengo utilizar a linha de fundo e tocar para trás no jogo da quarta-feira última que conseguiu superar a retranca do América. Aliás, durante às olimpíadas eu falava isso aqui e no zap do Papo Esportivo, tanto, no que diz respeito à Seleção Feminina quanto à Masculina. Isso é o “beabá” do futebol. De forma que, sem ser teimoso e sim coerente com uma jogada que será sempre mortal no futebol, também comungo da opinião do “Capacete”. Aliás, quero mandar um abraço para ele. Muito embora seja a pessoa que é e representa para o futebol do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, o paraibano continua humilde, simples e uma figura humana como ninguém.

Estou ansioso para assistir o primeiro jogo da Seleção Feminina

Já que falamos de tese técnica e tática de futebol, inclusive citando o futebol feminino nas olimpíadas como exemplo, estou ansioso para ver a Seleção Feminina fazer sua primeira partida oficial sob o comando de uma treinadora. Vejamos se ela é sábia ou tola, como se diz na Bíblia (A mulher sábia edifica sua casa; a tola destroi). Vamos ver se no futebol, a Emily Lima faz valer o ensinamento supremo. Particularmente desejo todo sucesso à treinadora. Estive na Granja Comary há dias e pude ver que vontade não falta à professora e suas comandadas. Aliás, tinha esquecido de registrar isso aqui.

Estádio Municipal de São José do Vale do Rio Preto dará lugar ao Forum

Construído sem qualquer planejamento, sem afastamento da RJ-134 e fincado num barranco de preservação permanente, à esquerda e nos fundos, o Estádio Municipal Raul Ferreira Isidoro será desativado e seu terreno doado ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para construção do Fórum da Comarca de São José do Vale do Rio Preto. Tudo isso já deverá acontecer no primeiro semestre de 2017, quando então, o prefeito eleito deverá sugerir a longo prazo um novo local para a praça de esportes. “O Poder Público passa por uma crise muito grande e não podemos nos dar ao luxo de abraçarmos causas que podem ser feitas em PPPs (Parcerias Públicas Privadas), em prejuízo do essencial: saúde, educação, emprego e renda”, afirmou Gilberto Esteves, que tomará posse em janeiro próximo. “Além disso, o estádio começou a ser edificado num local que não nos permite ampliá-lo e oferecer segurança aos desportistas e torcedores. Faltou planejamento”, finalizou o futuro chefe do Executivo Municipal.

Twitando

* Apesar de ser contra a destruição de praças de esportes, tenho que apoiar o prefeito eleito de São José do Vale do Rio Preto (RJ), pela iniciativa de desativar o Estádio Municipal. O local é colado na RJ-134, que sequer tem acostamento e do outro lado um barranco enorme de preservação permanente que impossibilita a construção de arquibancadas.

* Por outro lado, o prefeito acenou no sentido de efetuar uma PPP (Parceria Público Privada) com o Esporte Clube Rio Preto, no sentido de viabilizar reformas no cinquentenário e histórico, Estádio Benjamim Franco. Acho que vai ser uma boa!

* Não gostei da Seleção Brasileira contra o Peru. Achou dois gols e insistiu o tempo todo em jogadas pelo centro. Com uma retranca do adversário, isso já está mais do que provado: não funciona.

* Outra coisa é o “oba, oba” que estão fazendo com o técnico Tite. Compará-lo a João Saldanha é brincadeira. Só faltam dizer que ele, assim como o juiz Sérgio Moro tem competência para ser presidente do Brasil.

* Meio que no laço, o Vasco vai conseguindo pouco a pouco afastar o fantasma de não retornar à Série A. Que coisa! O Machão da Gama mudou da “água para o vinagre”. É isso mesmo: vinagre, pois vinho seria se ele estivesse mal e tivesse melhorado, como aconteceu no final do ano passado, quando no finalzinho daquela competição, quase evitou ser rebaixado.

* É isso aí galera! Vou fechando a conta por hoje, mas, se Deus assim nos permitir, semana que vem estaremos de volta. Beijo fraterno a todos!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: Paulo Roberto Rodrigues/Papo Esportivo

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *