B1: Festa Azul, em Friburgo: Goytão na Série A!

Demorou, mas após 25 anos o Goytacaz conquistou novamente a vaga na elite do futebol do Estado do Rio de Janeiro.

Jogando na tarde deste sábado (16), no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, o Azulão Campista derrotou o Americano por 1 a 0 pelas semifinais do Estadual da Série B1 de Profissionais e conquistou, além do acesso, a vaga na decisão da competição. Luquinha, no segundo tempo, marcou o gol da classificação.
Já garantido na final, o Goytacaz espera agora a definição do outro finalista. Audax Rio e America se enfrentarão na terça-feira (19), às 15h, no estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho, em Bangu. Quem vencer, também conquistará o acesso e a vaga na final. Por ter melhor campanha o time meritiense jogará pelo empate.
>> O jogo – Precisando vencer para conquistar a vaga na Série A o Goytacaz começou ofensivo. Aos cinco minutos teve a primeira oportunidade. Galhardo cobrou falta da esquerda, Igor desviou de cabeça para boa defesa do goleiro Adilson. Com o passar do tempo o Americano foi igualando as ações. Após o tempo técnico o Cano chegou com perigo em duas oportunidades. Aos 25 minutos, o lateral Rafinha recebeu pela esquerda e bateu forte. A bola explodiu no travessão e não entrou. Dois minutos depois, em cobrança de falta da intermediária, Espinho assustou o arqueiro Paulo Henrique. O jogo foi para o intervalo sem a rede balançar.
Para o segundo tempo quem começou tendo a chance de marcar foi o Americano. Aos sete minutos, Paulo Roberto cobrou escanteio da direita e de cabeça Flávio desviou pela linha de fundo. O jogo seguia concentrado no meio de campo. Com espaço o alvinegro campista ameaçava. Aos 25 Nunu cruzou da esquerda, Thiago cabeceou, mas a bola desviou em Lucas e saiu pela linha de fundo. Quatro minutos depois o Goytacaz cobrou falta rápida na intermediária, Igor recebeu na entrada da área e chutou forte, em cima do goleiro Adilson. O jogo transcorria brigado no meio de campo. E foi aos 44 minutos, que brilhou a estrela do treinador Paulo Henrique. Cleiton cruzou da esquerda, Mario Pierri disputou a bola com a zaga alvinegra, e ela sobrou limpa para o atacante Luquinha bater de direita no canto esquerdo e marcar o gol da vitória alvianil. Na comemoração o camisa dezoito recebeu o segundo amarelo e foi expulso na sequência. E nada tirou a alegria dos jogadores e torcedores que vibraram com o acesso do Goytacaz à Série A.
Um dos mais emocionados era o treinador Paulo Henrique, bastante festejado pelos torcedores. “Só quem trabalha no Goytacaz sabe das dificuldades que enfrentamos. Começamos do zero, montamos um grupo guerreiro, que conquistou o nosso primeiro objetivo que era o acesso. Os atletas, comissão técnica, diretoria e principalmente, os torcedores estão de parabéns.”, disse PH.

FICHA TÉCNICA
AMERICANO 0 x 1 GOYTACAZ
Local: Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo
Data-Hora: 16/09/2017 – 15h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães.
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha.
Cartão amarelo: Abuda (AME). Paulo Henrique, Jefinho, João Vitor, Galhardo, Lucas e Luquinha (GOY).
Cartão vermelho: Luquinha (GOY).
>> Americano: Adilson, Wander, Thiago, Espinho e Rafinha; Abuda, Geovani (Daniel), Flávio e Paulo Roberto (Nunu); Jairo (Romário) e Carlos André. Técnico: João Carlos.
>> Goytacaz: Paulo Henrique, Tenente, Cleiton, Edson (Lucas) e Almir; Jefinho (Luquinha), João Vitor, Galhardo e Leandro Cruz (Mário Pierri); Igor e Rodriguinho. Técnico: Paulo Henrique.

Próximo desafio é a primeira fase do Cariocão

O artigo 26 da competição, diz o seguinte: “a equipe vencedora do ‘grupo K’ (Goytacaz x América ou Audax Rio), será declarada campeã Estadual da Série B1 de Profissionais e a perdedora, vice, estando as duas associações classificadas para participar da Primeira Fase (Grupo A) do Campeonato Estadual de Profissionais da Série A de 2018”. Esta etapa, também conhecida como Seletiva, será integrada por Cabofriense, Bonsucesso, Macaé Esporte, Resende e Goytacaz. Audax ou America completarão. Se for mantido o sistema de 2016, os dois primeiros subirão para a fase principal do Cariocão 2018.

Torcedores do Azulão sairam cedo de Campos, lotaram boa parte do Eduardão e no final comemoraram no gramado (Fotos: Paulo Roberto Rodrigues)

 

Cobertura: Paulo Roberto Rodrigues / Papo Esportivo
paulortrodrigues@gmail.com

Edição: Jota Carvalho / Papo Esportivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *