Papo do Rei – 12/06/2015

Deus me livre de contaminação, na elite do futebol

Não quero mais saber de futebol profissional de elite. Parafraseando o grande poeta Cazuza: “A BURGUESIA (DO ESPORTE) FEDE!!!!” parêntese meu. Como sei que precisaremos de muita soda cáustica, anti corrosivo, cloro e etc., para despoluir a elite do futebol, sei também que vai ser difícil eu voltar à comunicação que enfatiza os clubes que estão nesta faixa podre.
Não que nas divisões intermediárias e nas divisões de base isso também não aconteça. Mas, com menos frequência, e, com reflexos de exploração até pior, diga-se de passagem. Mas, melhorando em cima, certamente os de baixo vão colocar suas “barbas de molho” e vão melhorar também.

Coisa horrorosa nossa Seleção Brasileira

Por mais que a gente profissionalmente se afaste do futebol de elite, não tem como, pelo menos assistir aos jogos, até para não dizerem que somos critiqueiros. Sinceramente, essa Seleção que vai à Copa América está fadada a ser eliminada na primeira fase da competição. Isso só não vai acontecer, porque os adversários do Brasil são extremamente horríveis. Dá vergonha ver o Brasil dentro e fora de campo. E o pior é que nem a Globo está mais tendo paciência com o time brasileiro. Tenho certeza que o Juninho e Júnior só se submetem a comentar essas porcarias de jogos pelo salário que lhes são pagos. Menos pior: Não ouvir o Galvão Bueno nos dois jogos amistosos já foi um alívio.

Se o Zico fosse levado para Gávea hoje ele seria reprovado

Zico mais Novo 1Somos do tempo em que o físico não importava no futebol. O talento e a habilidade é que eram os fatores predominantes. Se o Zico (foto) fosse hoje levado ao Flamengo, ainda franzino, garoto, tal como vivia em Quintino, tenho certeza que seria reprovado e não teria feito a história que fez. Costumo na roda de amigos e debates públicos comparar o gramado do futebol de hoje com um galinheiro de frangos brancos e padronizados e/ou um estábulo de gado nelore para corte, onde todos são mais ou menos uniformes, tal como a alimentação cheia de “bomba química” utilizada pelos seus confinadores, com os galinheiros e estábulos de outrora, em que você escolhia um entre os diversos frangos, galinhas, bois e vacas viçosos. Assim está o futebol. Você olha para o gramado hoje e vê um plantel de jogadores padronizados fisicamente, mas, tecnicamente de laboratórios. Ontem no jogo contra Honduras tinha um tal de Palácios que o cara dava golpe de “kung fu”… Será que é só eu que vejo isso?

“Malhação” mostra esquema de manipulação de resultados…

No fundo no fundo a Rede Globo sabe de toda essa “parafernalha” de manipulação de resultados no futebol, no esporte, intra e extra campo. Nesta quarta-feira em Três Rios, quando aguardava minha cunhada numa sessão de hemodialise, eu assistia a temporada atual da novela jovem “Malhação” e o núcleo central do dramalhão versa exatamente sobre corrupção e manipulação de resultados no esporte (Quem quiser confirmar é só assistir ao programa que vai ao ar entre 17h50 e 18h30). É óbvio que a “vênus platinada” sabe dessas mumunhas todas que acontecem na FIFA, na Conmebol , na CBF e FFERJ e, usa essas informações como instrumento de barganha e manutenção de seu silêncio, para auferir dividendos na hora de negociar os direitos de transmissão. Posso até ser preso e condenado pelo que estou dizendo, mas, como não tenho nada a perder denunciando, e muito menos nada tenho para indenizar quem quer que seja (Graças a Deus por isso), vai aqui mais uma das minhas. Refuto no entanto o seguinte: “Sou advogado (há 30 anos), jornalista, radialista, professor, consultor político de comunicação e contábil e milito há anos no futebol. Tenho minhas fontes e também tenho minhas “cartas na manga”, como eles gostam de tê-las.

Twitando

* Esse Marco Polo Del Nero deveria renunciar, mas, prefere ficar agarrado ao osso. Vai engasgar com ele. Quem viver verá!

* Eu disse que o São João da Barra seria rebaixado. Ufa! Ufa! estão pensando os políticos sanjoanenses, que estão com os deles na seringa. A Prefeitura mantinha o clube na íntegra, inclusive com recursos privados, negociados a partir de contratos públicos. Com a Palavra o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público estadual.

* Bola rolando e futebol dentro das quatro linhas já não é notícia há muito nos principais órgãos de comunicação. A não ser aqui no PE, onde os intermediários são as grandes estrelas. Vide editoria de notícias com Paulo Roberto e Jota Carvalho.

* Como eu disse acima, o programa “Malhação” da Globo retrata de forma explícita o esquema de corrupção e manipulação de resultados. Nas entrelinhas a “vênus platinada” sabe jogar com a informação…

* E essa Copa América no Chile que passará mais despercebida do que o “Torneio do Boi” em São José do Vale do Rio Preto?… Vai ser duro de assistir.

* Na semana passada, esqueci de elencar o Duque de Caxias como um dos nossos representantes na Série C do Brasileirão. Meu companheiro Reginaldo Barbosa, de “olho vivo” nos nossos bate papos me deu um “puxão de orelhas” e, eu me retrato com os tricolores e a galera da Baixada. Me perdoem o lapso!

* No verdadeiro Maracanã existia a Sala Nobre da Imprensa com a galeria de notáveis e jubilados cronistas esportivos. Um atrativo turístico que emocionava tantos quantos visitavam o local. Hoje não tem mais nada e sequer sabemos onde se encontra o acervo daquele local;

* Nossa Nota 10 para a ACERJ e para a ACEB, nas pessoas de Marcos Penido e Eraldo Leite, pelo trabalho do ACERJ Informa, começado e mantido pelos dois brilhantes companheiros que acabaram ainda, com as mordomias das carteiras frias na entidade.

* Como já informei a todos pelo rádio e aqui pelo PAPO DO REI, me aposentei das transmissões “in loco”. São 35 anos de trabalho e convenhamos: viajar 280 Km entre idas e vindas durante todo esse tempo para hoje transmitir pelada, com atletas de laboratórios lá do quinto andar da Arena Maracanã é brincadeira! Não abandonei o esporte e nem tampouco a comunicação. Estes, morrerei amando como fonte de prazer, gosto e alegria de fazê-los. Excelente final de semana a todos e até a próxima sexta-feira.

Por Reisinaldo Esteves

One Comments

  1. Reply Post By Carlos Pires

    Olá meu amigo Jota Carvalho, o Duque tá ná série D do Brasileiro, abração e Parabéns ao novo layout do site e aproveitando a oportunidade gostaria de saber por onde anda os amigos P.R. Rodrigues e o Fábio Menezes. abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *