Papo do Rei – com Reisinaldo Esteves – 26/06/2015

Futebol feminino ainda tímido no Rio

Duque de Caxias FC Futebol FemininoA Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou esta semana a tabela do Campeonato Estadual de Futebol Feminino Adulto de 2015. Seis equipes irão disputar a competição, que tem sua rodada inaugural no dia 18 de julho. São elas: Arraial do Cabo, Bangu, Portuguesa, Karanba/Liga São Gonçalense, Duque de Caxias FC (foto) e Búzios/Liga Buziana de Desportos. O campeonato será disputado em duas fases, com inicio em julho e término em setembro de 2015. A primeira fase será disputada pelas 6 equipes, em um único turno, jogando entre si, em sistema de ida e volta, conforme tabela publicada (Confira a tabela no site), classificando a primeira e segunda colocada da fase, para a segunda fase (Final). Para a decisão, as duas equipes primeiras colocadas da fase inicial jogarão partida única, em campo neutro, sendo declarada Campeã Estadual de Futebol Feminino 2015, a vencedora do confronto. Eis a primeira rodada: Arraial do Cabo x Duque de Caxias; Bangu x Buzios; Karanba x Portuguesa. Assim como em todo o Brasil o futebol feminino ainda está tímido no Rio. Pior que isso, já herdando os mesmos vícios do futebol masculino.

Por que o time feminino do Vasco não está no estadual da categoria?

Pela quinta rodada da Taça Cidade de Nova Iguaçu Sub 17, o Vasco venceu o Aliados por 2 a 0. No jogo realizado na tarde de sábado (16), no Estádio Ronaldo Nazário (Rua Figueira de Melo), em São Cristóvão, as Meninas da Colina golearam por 7 a 1. Laís (2), Ronaldinha (2), Tayane, Andressa (pênalti) marcaram para o Vasco. Mah descontou. Com o resultado, o time da colina histórica assumiu a liderança isolada da competição, com 12 pontos (vide nossa editoria de notícias). O que eu não entendo, e aí o leitor vai entender minha indignação é o porquê do time feminino do Vasco não disputar o Estadual?… Com a palavra a diretoria do clube e os dirigentes da Federação.

Só gargalhando!

Como dizia o titio Mário Vianna (com dois enes), eu gargalhei quando li a manchete no site oficial da FFERJ no que diz respeito a situação do América FC que diz “ipsis literis”: “América lamenta bater na trave novamente na Taça Corcovado”. Ora já havíamos dito aqui e não é de hoje que o América ostenta um slogan não muito recomendado em todas as competições que disputa. Aliás, já fui vítima de crítica por parte de um torcedor, quando eu disse que com o mascote que o América tem ele não poderia esperar outra coisa e, o torcedor me desafiou dizendo que vários clubes no mundo tem o mesmo mascote, citando o Manchester United, que não é nenhum “bicho papão” no futebol mundial. Coisas do futebol e da paixão do torcedor. Agora, não adianta o América chorar o leite derramado. Poderia muito bem disputar o título da Taça Corcovado que, de qualquer maneira teria que entrar no triangular. A grande realidade, é que a manchete deveria ser: “América mais uma vez morre na praia!” E tomara que no triangular isso não aconteça de novo…

Torcida do América lotará Luso Brasileiro neste sábado

Podem ter certeza que a torcida do América FC será maioria nas dependências do Estádio Luso Brasileiro, neste sábado. Depois do empate guerreiro da Lusa em Campos, não tenham dúvidas que o time da Ilha do Governador fará tudo para vencer o jogo dentro de casa. Mas, um alerta: Não se iludam se o Americano aprontar para cima do clube colonial. Enquanto a bola não rolar e os 90 minutos não passarem, tudo pode acontecer. Nossa equipe estará lá acompanhando tudo e batendo de primeira através do site e de nossa Fanpage.

Twitando

* Seleção Brasileira joga neste sábado, ou melhor, entra em campo, para enfrentar o Paraguai. A expressão jogar nesta Copa América é uma coisa que apenas os donos da casa estão fazendo até agora. Tomara que o grupo de Dunga logre êxito nesta empreitada;

* O Estádio Luso Brasileiro vai estar lotado de americanos neste sábado. Pelo menos é o que esperamos. Se cinco ônibus de torcedores rubros comparecerem, nossas expectativas já se darão por satisfeita. Só a Lusa pode garantir o América na elite em 2016.

* Seleção Feminina do Brasil enrolou durante os 80 minutos, contra a Austrália. Levou um gol e saiu para o desespero. Vício do futebol masculino que já contaminou o sexo sensível. Isso, sexo sensível, pois de frágeis às mulheres não tem nada… Resultado: Vadão na beira do gramado lamentando a perda de um título fácil.

* Tem coleguinha aí que entrou no ônibus ontem, se acha num avião rumo à Europa e já quer sentar na janela. Cuidado! O mundo da crônica esportiva é familiar e solidário, mas, assim como todos os setores, não dá vez ao mau caráter.

* O mundo da música está igual o futebol. Tem ídolo relâmpago que surge da noite para o dia e às vezes chega até a passar dessa para uma melhor, marcando mais pela sua morte do que pelo seu sucesso. Aliás, uma música, assim como um campeonato, não pode ser termômetro de valor para ninguém. Que o diga o lateral esquerdo Cortez, ex-Castelo Branco, Quissamã, Nova Iguaçu, Botafogo, Seleção Brasileira, São Paulo e sei lá onde ele está agora…

* Por falar nisso, esse tal de Firmino (que está na Seleção Brasileira), pode até vir a me queimar a língua, mas a banca do carinha é brincadeira. Ao ser entrevistado refere-se ao Brasil da seguinte forma: “… essas coisas só acontecem aqui no Brasil…” Futebol mesmo que é bom? “Nada, nada, nada!” Como cantava a Banda Blitz.

* A coisa no Rádio Esportivo do Rio de Janeiro está feia. O que tem de medalhão aí levando o “pé no buzanfã” não é mole. Esta semana foi o competente Rui Guilherme, que recebeu cartão amarelo do Grupo Bandeirantes. Porque será hein?…

* Ainda sobre esse assunto, eu tenho a declarar que fico preocupado com os colegas que só vivem da profissão de radialista e de cronista esportivo. Eu, por exemplo, além disso tudo, trabalho na advocacia e na consultoria política e jurídica. Que Deus abençoe esses companheiros.

* É isso aí galera! Em tempos de vacas magras no futebol e no esporte em geral, só fico imaginando como será em 2016, ano que teremos Olimpíada e Paraolimpíada no Rio de Janeiro. Até a próxima semana e um beijo fraterno no coração de todos!

Por Reisinaldo Esteves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *