A Portuguesa derrotou o Americano por 1 a 0 pela primeira rodada do triangular final do Campeonato Estadual da Série B de Profissionais. A abertura da fase aconteceu neste sábado (4), no estádio Luso Brasileiro.
O zagueiro Pessanha (foto) marcou o gol único da partida. Com a vitória a Lusa Carioca saiu na frente na briga por uma das vagas na elite do futebol carioca. A equipe lidera com quatro pontos, enquanto o alvinegro campista é o segundo colocado com um. A segundo rodada está confirmada para quarta-feira (8), às 20h, no estádio Ary de Oliveira e Souza, quando o Americano receberá o America e buscará a reabilitação, em Campos dos Goytacazes.
>> O jogo – Após a decisão do returno Portuguesa e Americano voltaram a se encontrar, agora pelo triangular final. Se impondo dentro de casa a Lusa Carioca era quem tinha a posse de bola nos minutos iniciais. Aos dez, o meia Lincoln, de fora da área, bateu em cima do goleiro Vander, num lance que deu calafrios nos alvinegros presentes ao estádio.

Pessanha garantiu a vitória da Portuguesa e a vantagem inicial no triangular (Foto: Paulo Roberto Rodrigues)
Oito minutos depois a resposta tricolor levou muito perigo. Na falta cobrada sobre a área, o volante Victor Hugo, livre de marcação, cabeceou e Vander segurou firme. Depois do susto o Americano acordou e passou a igualar as ações e aos 31 minutos quase marcou. Philip cobrou falta pela direita e na tentativa de cortar o zagueiro Allan Miguel por pouco não marcou contra. No minuto seguinte a Portuguesa assustou. Allan recebeu passe na área e bateu
prensado. Na sobra Bruno Andrade chutou forte para outra boa defesa de Vander.
O segundo tempo começou quente. Logo aos dez minutos os zagueiros Allan Miguel, da Portuguesa, e Ramon, do Americano, foram expulsos de campo após agressão mútua. Com mais espaço em campo o time tricolor se soltou, mas foi numa jogada de bola parada que saiu o gol aos dezesseis minutos. Lincoln cobrou falta na área e Pessanha desviou para o fundo da rede. Com a vantagem no placar os donos da casa se fecharam na defesa. Sem criatividade no meio a equipe alvinegra não conseguia criar e até o apito final teve apenas uma oportunidade, aos 44, quando o meia Bobby arriscou de fora da área e preocupou o goleiro Ricardo Luiz. E ficou nisso.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 x 0 AMERICANO
Local: Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador
Data/Horário: 04/07/2015 – 15h
Árbitro: Rafael Martins de Sá.
Assistentes: Márcio Moreira de Queiroz e Ivan Silva Araujo.
Cartão amarelo: Pessanha, Crispin, Victor Hugo e Romarinho (Por). Anderson, Bruno Jesus e Noel (Ame).
Cartão vermelho: Allan Miguel (Por). Ramon (Ame).
>> Portuguesa: Ricardo Luiz, Belarmino (Adriano), Pessanha, Allan Miguel e Crispin; Alex Carioca, Victor Hugo, Silvano e Lincoln (Romarinho); Bruno Andrade e Allan (Rafael). Técnico: Luiz Antônio.
>> Americano: Vander, Anderson, Ramon, Espinho e Noel (Tiago Corrêa); Bruno Jesus (Bobby), Rodolfo, Ramon Costa (Alemão) e Adrianinho; Léo Guerreiro e Philip. Técnico: João Carlos.
Por Paulo Roberto Rodrigues