Na manhã deste domingo (9), no estádio José Bastos Padilha (Gávea), o Botafogo venceu o Flamengo, de virada, por 3 a 2, na primeira partida das finais da Taça Rio de Futebol Junior – Série A.
Cafu abriu o marcador para o dono da casa, mas Ribamar, Rabello e Lukinhas, fizeram os gols do Glorioso. Felipe Vizeu ainda marcou mais uma vez para o rubro-negro. Os dois times voltarão a campo no domingo (16), às três da tarde, no estádio Nilton Santos, pela segunda e decisiva partida do returno, que definirá o campeão. O Botafogo jogará por um empate para conquistar o caneco e a chance de decidir o título do Estadual contra o mesmo Flamengo. Para o time da Gávea, só a vitória interessa. Por um gol leva a disputa do título para os pênaltis. Por dois ou mais de diferença, o troféu do segundo turno e do Estadual irão para sua galeria, já que ganhou a Taça Guanabara.
>> O jogo – Em desvantagem na final, era o Flamengo quem tinha mais posse de bola no início, mas não conseguia chegar com perigo à meta do goleiro Saulo. Só após o tempo técnico a partida ganhou em emoção. Aos 22 minutos, o meia Matheus Sávio encontrou Cafu e o atacante, dentro da área, bateu forte para defesa do arqueiro alvinegro. O Botafogo respondeu aos 24. Lucas Campos ajeitou de calcanhar para o meia Mauro chutar em cima do goleiro João Lopes. Quatro minutos depois o rubro-negro abriu o marcador numa jogada de bola parada. Cafu, de falta, acertou o canto esquerdo da meta defendida por Saulo, que foi na bola, mas não alcançou. Com o gol o Flamengo diminuiu o ritmo e passou a dar espaços para o Glorioso, que aos 41 deixou tudo igual no marcador. Leandro cruzou da esquerda e Ribamar mandou para o fundo da rede.

Leandro tenta avançar com a bola, marcado por Ronaldo (frente) e Robinho (costa) (Foto: Paulo Roberto Rodrigues)
No segundo tempo o Fla teve a primeira oportunidade logo aos três minutos. Thiago Ennes cobrou o lateral para a área, a zaga alvinegra não conseguiu cortar e Felipe Vizeu bateu forte. Bem colocado, Saulo defendeu. Aos 15 foi a vez do Botafogo chegar com perigo no chute de Lukinhas, porém João Lopes pegou firme. Aos 33 minutos aconteceu a virada alvinegra. Escanteio cobrado na esquerda, o atacante Paulo desviou e no segundo pau o zagueiro Rabello tocou fora do alcance do goleiro. Sete minutos depois, o Botafogo fez o terceiro. Após o defensor Léo Duarte evitar o gol em cima da linha na cobrança de escanteio, o atacante Lukinhas chutou forte e aumentou a vantagem. Precisando diminuir o prejuízo o Flamengo foi com tudo para o ataque e aos 46 o camisa nove Felipe Vizeu fez o segundo gol e deixou aberta a decisão do segundo turno.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 3 BOTAFOGO
Local: Estádio José Bastos Padilha, na Gávea
Data-Hora: 09/08/2015 – 11h
Árbitro: Gabriel Rodrigues Seraine.
Auxiliares: Daniel Cesar Botelho Rodrigues e Diego Machado de Oliveira Almeida.
Cartão amarelo: Robinho (Fla). Jhonata, Yuri e Ribamar (Bot).
>> Flamengo: João Lopes, Thiago Ennes (Renan Donizete), Léo Duarte, Willyan e Marquinhos; Ronaldo, Paquetá, Cafu e Matheus Sávio (Trindade); Felipe Vizeu e Robinho (Thiago Santos). Técnico: Zé Ricardo.
>> Botafogo: Saulo, Marcinho, Rabello, Jhonata e Yuri; Arruda, Mauro (Matheus Fernandes), Lucas Campos (Lukinhas) e Leandro; Paulo (Kanu) e Ribamar. Técnico: Mauricio de Souza.
Cobertura: Paulo Roberto Rodrigues