Acostumada a sempre fazer campanhas positivas, a equipe Sub-20 do Nova Iguaçu se reapresentou nesta terça-feira (19) no Centro de Treinamento do clube para começar a preparação visando a disputa do Campeonato Carioca da categoria. A exemplo do profissional, os juniores vão disputar a Série B, sempre nas partidas preliminares, a partir do dia 5 de março.
Reconhecido pela CBF como o primeiro clube formador do Rio de Janeiro, o Nova Iguaçu realizou uma transição muito bem conduzida entre as categorias. Dos 29 atletas que se reapresentaram, 16 disputaram no ano passado o Estadual Sub-17 com o juvenil. Na ocasião, o time terminou a Taça Rio na liderança e só foi eliminado nas semifinais, pelo Flamengo. “O Nova Iguaçu sempre tem uma boa base. Os jogadores que estavam no juvenil e fizeram uma grande campanha no ano passado subiram e vão encorpar o grupo com os atletas que ficaram. Estamos otimistas em fazer uma boa campanha, brigar por títulos e principalmente formar jogadores para o profissional, que é o nosso grande objetivo”, afirmou o técnico Armênio Moura, desde junho de 2013 na função.
Ainda nesta terça, os jogadores se reuniram no auditório do clube para uma conversa com o presidente Jânio Moraes, o vice de futebol Vitor Lima, o coordenador de futebol Fernando Lyra e a comissão técnica. Depois, realizaram avaliações físicas com o fisiologista Uélbio Bezerra. O técnico Armênio Moura conta que tem um grupo em bom número para trabalhar nesses cerca de 45 dias.
“Vamos ter dois atletas pelo menos em cada posição. O jogador sabe que um vai ser titular e o outro reserva imediato. Então, isso vai motivar bastante o grupo e não teremos dificuldade de ter de puxar jogadores de outras categorias. Temos todos os atletas na mão para colocar nossa filosofia de trabalho, e creio que a resposta deles também será mais rápida”, disse.
O regulamento do Campeonato Carioca da Série B de Juniores é o mesmo do profissional, com dois turnos e um triangular final para decidir o campeão. O Nova Iguaçu está no Grupo B, ao lado de Barra Mansa, Angra dos Reis, Campos, Duque de Caxias, Olaria, Gonçalense, Sampaio Corrêa e Belford Roxo. A estreia na Taça Santos Dumont, na qual os grupos se cruzam, será no dia 5 de março, contra o Goytacaz, às 13h, no Laranjão.
“O fato de disputar a Série B não desmotiva e nem tem que desmotivar. O jogador tem que estar motivado todos os dias para virar profissional. Se não tiver essa motivação, jamais vai chegar ao objetivo dele. Essa motivação faz parte do dia a dia e vamos sempre colocar isso na cabeça deles, de estarem motivados para poderem crescer e chegar aos profissionais”, finalizou Armênio.
>> O elenco que se reapresentou: Goleiros: Carlos Vitor, Mateus, Matheus Miranda e Bruno. Laterais-direito: Lucas Silva e Renan Leandro. Zagueiros: César, Procópio, Caio e Lucas Nascimento.
Laterais-esquerdo: Menezes e Jonathan. Volantes: Deivisson, Ronald, Bacelar, Ernesto, Danilo, Patrick e Renan Amaral. Meias: Matheus Rocha, Wellington, João Victor, Matheus Melônio e Rafael Diniz. Atacantes: Jean, Saquarema, Careca, Nael e Matheus Jünger.
Por Bernardo Gleizer/Assessor de Imprensa/texto e foto