Papo do Rei – Deu Fla campeão na Copinha – 29/01 a 05/02/2016

Mengoôôô! Mengoôôô! Mengoôôô!

Mengo Campeão Copinha 2016Não poderia começar nosso papo de hoje sem exaltar o título importante do Flamengo na Taça São Paulo de Futebol Júnior, atual sub-20, salvo engano. Nada melhor para o ego dos cariocas vencer os paulistas. Pelo menos essa é a minha visão, muito embora, alguns fanáticos locais não saibam separar as coisas nessa hora. Nós aqui do Papo do Rei e do Papo Esportivo prezamos o futebol do Rio em primeiro lugar. Nas pelejas internas tudo bem: cada um que torça para seu clube. Mas, quando se trata de confronto interestadual, sobretudo, contra os paulistas, o sabor é outro. De sorte que, eu gostaria de abraçar a grande Nação Rubro Negra Carioca no Brasil inteiro! Parabéns pela conquista!

Bola rolando em 2016

E a bola rola neste sábado para a Série A do Estadual de 2016. Quatro partidas, Friburguense x Macaé; Portuguesa x Tigres do Brasil; Bangu x Botafogo (17h) e Flamengo x Boavista (19h), marcarão o início do calendário oficial do futebol brasileiro, no Rio. Uma vez que, a Liga Marginal, com caráter amistoso já teve bola rolando no meio desta semana. Nós aqui no Papo Esportivo, através de nossa editoria geral e da chefia de reportagens estará acompanhando tudo. Sobretudo, quando os chamados “primos pobres” estiverem em ação. Eu prefiro chamá-los de coadjuvantes.

Minha visão sobre esse início de temporada

Penso que mais uma vez o Rio de Janeiro inicia seu ano fragilizado. Tanto no que diz respeito aos quatro que compõem a elite, como os coadjuvantes. Para piorar, uma iniciativa infeliz da Liga Sul-Minas-Rio, que visa única e exclusivamente, criar animosidade política entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, em relação à São Paulo. Isso não tem cabimento. Chamo carinhosamente a Liga de “Marginal”, mas a respeito. Por trás dela, existem interesses políticos marginais. Sobretudo interesses políticos desportivos (vejam bem). Que me perdoem seus idealizadores.

Concordo com Kleber!

Pelo menos em parte eu concordo com o Kleber Leite. Na verdade, sua opinião ostentada esta semana, ou seja, posterior à minha, em relação aos interesses políticos das chamadas Ligas Independentes converge com o que já vínhamos sustentando aqui nos nossos papos. Inteligente como poucos (ninguém pode negar isso), Kleber Leite demonstrou lucidez e, com sinceridade, não creio que essa Liga sequer emplaque o segundo semestre de 2016. Quem viver verá!

Muito bom…

O workshop realizado no auditório da sede da FERJ, na tarde da terça-feira (26/01), onde a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (COAF-RJ) esclareceu dúvidas e explicou as orientações sobre as regras e regulamentações dos árbitros para a temporada de 2016. Foram convidados e participaram do evento os capitães, treinadores e dirigentes de clubes da Série A do Campeonato Carioca, além da imprensa em geral. Na palestra, que foi coordenada por Jorge Rabello, presidente da COAF-RJ, foram esclarecidas dúvidas sobre lances de bola na mão ou mão na bola, além de infrações e punições para faltas do gênero. Eu participei e gostei. Pena que os clubes e atletas não estão nem aí. Preferem ignorar.

Crises na maioria das Prefeituras refletirá no futebol do Rio

O freio de mão puxado nas economias do Governo Federal, seus respectivos reflexos nos Estados e nos Municípios do Brasil, aliado à crise do Petróleo que está em baixa no mundo inteiro, podem ter certeza, refletirá em muito na economia e nos orçamentos dos clubes em 2016. No ano passado, por conta das pedaladas assumidas pelo governo ainda sobrou uma “migalha no prato” que não refletiu tanto. Mas, esse ano, podem ter certeza: ou os clubes sejam eles de elite ou intermediários vão atrás dos recursos privados ou então estarão fadados ao fracasso. Os de elite ainda ostentam uma marca que pode captar recursos. Mas, os pequenos e do interior sobretudo, que sempre sobreviveram com auxílio das Prefeituras, podem se organizar e, se for melhor pedir licença na federação, que o façam. Dinheiro público municipal em futebol profissional este ano nem pensar.

Twitando

* Felizmente meu amigo e irmão #GilsonRicardo já se encontra em recuperação domiciliar. O susto que tivemos logo no início de 2016, chegou nos angustiar. Mas, já, já, o esperto estará nos microfones do SBT e da Tupi de novo.

* Quero mandar um abraço aqui a Dona Joice Santana, esposa do companheiro e repórter da Ativa Rio Fm Web, Marcelino Santana, que na sua visita de férias ao Pará, sua terra natal, lembrou de mim e me trouxe uma linda imagem de Nossa Senhora do Círio de Nazaré. Um beijo fraterno à Dona Joice, lá na Ilha do Governador.

* Por falar em Ativa Rio FM, já neste domingo estaremos transmitindo o jogo do Vasco da Gama, contra o Madureira, às 17h em São Januário. Estarei ao lado de Marcelino Santana nas reportagens e de Fábio Guerra nos comentários. Se liguem: www.ativafm.com/

* Meu Facebook, teve que limitar-se à fan page. Mas, eu continuo partilhando meus pensamentos, minhas orações, rádio, futebol, esporte, política e tudo mais. Continuem me prestigiando e curtam a minha página no Face.

* Por falar em espiritualidade, oração e até mesmo religião, já que somos um país laico na Constituição, mas cristão na fé, estamos vivenciando o ANO DA DIVINA MISERICÓRDIA. Acolhamos a misericórdia de Deus por nós na figura do Cristo pregado na Cruz e sejamos também misericordiosos entre nós.

* Parabéns mais uma vez à grande Nação Rubro Negra Carioca no mundo inteiro. O Título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em cima exatamente dos corintianos tem um sabor semelhante ao de uma conquista histórica.

* É isso aí amados! Por hoje ficamos por aqui. Se Deus quiser na próxima semana estaremos de volta com o nosso PAPO DO REI!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: FPF/Divulgação

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *