Fifa: futebol feminino é prioridade, diz presidente

Gianni Infantino: "O futebol feminino e a mulher no futebol são uma prioridade, são parte da solução para o futuro desta modalidade" (Foto: Michael Probst/Divulgação/Fifa)

Gianni Infantino: “O futebol feminino e a mulher no futebol são uma prioridade, são parte da solução para o futuro desta modalidade” (Foto: Michael Probst/Divulgação/Fifa)

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, assegurou na segunda-feira(7), que o futebol feminino “é uma prioridade” e incentivou a comunidade da modalidade a aumentar a presença da mulher em lugares de decisão para assegurar o futuro da modalidade.
Infantino, que assumiu a presidência dia 26 de fevereiro, falou durante a segunda conferência sobre “futebol feminino e liderança” que aconteceu na sede da Fifa em Zurique, na qual se referiu às reformas aprovadas como a incorporação de, pelo menos, seis mulheres no novo conselho que substituirá o comité executivo.
“É um mínimo de seis, mas deviam ser mais. Devemos olhar para todos os comités. O futebol feminino e a mulher no futebol são uma prioridade, são parte da solução para o futuro desta modalidade. Devemos colocar objetivos ambiciosos e ver até onde nos levam”, disse Infantino, de acordo com o teor de um comunicado publicada pela FIFA.
A Conferência anual da FIFA sobre “Futebol Feminino e Liderança” coincidiu com o Dia Internacional da Mulher e pretende ser uma plataforma de debate sobre como melhorar a organização e o apoio às mulheres no futebol.
“Este é um símbolo do que queremos obter no futuro”, acrescentou Infantino durante a sessão, na qual foram abordados três áreas: o desenvolvimento do futebol feminino, a liderança da mulher e as reformas.
Entre as presentes estavam a ex-tenista Billie Jean King, a ex-jogadora de futebol dos Estados Unidos Abby Wambach e a membro do Comité Executivo da FIFA, Moya Dodd, que pediu uma estratégia comercial para o futebol feminino.
“Há muito mais potencial de crescimento no futebol feminino do que no masculino. A FIFA deve reconhecê-lo”, disse Wambach, para quem este organismo deve catalogar o futebol feminino como “prioritário”, enquanto Billie Jean King solicitou uma nova secretaria geral que apoie a “igualdade de gênero”.
Por Jota Carvalho/Editor do Papo Esportivo
jota.carvalho@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *