Sub-20: Bota com a mão na taça e o grito de campeão na garganta
O Botafogo está com uma mão na Taça Guanabara de Juniores deste ano. O alvinegro venceu a partida de ida pelo placar de 2 a 1, no sábado último, nas Laranjeiras (foto) e só depende de um empate sob o calor de sua torcida para conquistar o título. Nossa editoria tem maiores informações sobre o jogão de bola do sábado último e de todos os preparativos para a partida das 15h15 deste sábado no Caio Martins, em Niterói, nas reportagens de Paulo Roberto Rodrigues e editoria final de Jota Carvalho.
O retrato do futebol do Rio e do Brasil
Em menos de dois anos de ter composto a elite do futebol do Rio de Janeiro, o Barra Mansa Futebol Clube vivenciou o “céu e o inferno” ao mesmo tempo. O clube do Sul Fluminense está enterrado em dívidas com a Federação, fornecedores e atletas e corre o risco de colocar sua história vitoriosa em jogo, tudo por um profissionalismo onde finge-se que paga; finge-se que recebe; finge-se que o regime é profissional e finge-se que é Elite. Precisamos rever esses conceitos. E isso não é uma tônica só do futebol carioca e do Brasil. Ocorre em todos os setores. O BRASIL É UM PAÍS QUE FINGE SER GRANDE (a não ser na extensão) e FINGE QUE TUTELA SEUS CIDADÃOS E SEUS CIDADÃOS FINGE QUE SÃO TUTELADOS. Não obstante potencial para tal. Não coloquemos vendas nos olhos!
Volto a dizer…
A Arena Maracanã tem que ficar nas mãos da Federação e dos quatro clubes da elite do Rio de Janeiro. Nada de terceiros e mais ainda, empresas internacionais, sobretudo, quando se trata de um próprio do Estado e da população do Rio de Janeiro. O Ministério Público precisa intervir nessa situação. Não é possível! É inconstitucional entregar um bem público nacional à estrangeiros ainda que, com capital misto. Com a palavra Rubens Lopes, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Mais ainda, os recursos oriundos do estádio devem ser investidos exclusivamente em sua manutenção e preservação e na subvenção dos clubes cariocas de todas as séries, desde que em dia com suas obrigações sociais, estatutárias e, com o Estado.
E por falar em Novo Maracanã…
O comitê organizador das Olimpíadas, aproveitando os jogos das finais do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, uniu o útil ao agradável. Aproveitará as partidas da competição local como jogos testes do estádio. Muito prudente a decisão dos cartolas, haja vista que, com certeza, os recordes de renda e públicos do Brasil em 2016, serão superados nesta reta final do Cariocão 2016. Muito embora desfigurado e parecido como uma arena qualquer o Maracanã ainda é uma atração para os que não o conheceram antes das mudanças.
Radios Net: um aplicativo que permite você
acompanhar futebol do Brasil inteiro
Eu sou adepto do aplicativo RADIOSNET.COM através do qual acompanho detalhadamente e selecionadamente todas as divisões do futebol brasileiro nos mais diversos Estados. A situação em todos eles não é diferente do Rio de Janeiro. Outra coisa: Copa Verde, Copa Nordeste, Copa Isso e Copa Aquilo. Tudo organizado para beneficiar meia dúzia de clubes abastados e prejudicar os coadjuvantes e intermediários. Precisamos ficar de olho nisso ou o capitalismo selvagem vai roubar a cena no futebol brasileiro. Reforma social também na política esportiva brasileira é mais que urgente.
Manaus, parti!
Já estou de malas prontas para embarcar para Manaus neste sábado às 9h10 da manhã. Lá, na Arena Amazônia, estarei trazendo todas as emoções da decisão da Taça Guanabara “in loco”. Exclusividade da Rádio Ativa Rio Fm, para o Rio de Janeiro. Afinal, com a crise que assola as emissoras do Rio, que mantêm salários atrasados e dificuldades financeiras, só mesmo uma emissora com profissionais polivalentes e multiuso para acompanhar os clubes do Rio de Janeiro nesta época em que os clássicos precisam ser disputados fora do Estado. Me perdoem a modéstia!
Castigo à língua de quem torcia contra o Frizão
E o guerreiro Friburguense ressurgiu das cinzas na reta final da Taça Rio e só depende dele e de uma vitória contra a Lusa na tarde deste sábado (16) no estádio “dos ventos uivantes”, (Ilha do Governador) para livrar-se do rebaixamento e permanecer na elite do Rio. Um “cala boca” em alguns coleguinhas que torceram e torcem para que a Região Serrana do Rio de Janeiro fique preterida do futebol de elite da Capital. “Toma!!!!”
Pré-definidos os propensos concorrentes à Série C
Em reunião do Conselho Arbitral com clubes da Série C de Profissionais, realizada na tarde de terça-feira, 12 de abril, foram pré-definidos os 19 clubes que disputarão o Campeonato Estadual deste ano. São eles: Arraial do Cabo, Barcelona, Bela Vista, Campo Grande, Condor, Duquecaxiense, Futuro Bem Próximo, Itaboraí/Profute, Juventus, Mesquita, Nova Cidade, Rio de Janeiro, Rio-São Paulo, Rubro Social, São Gonçalo EC, Serrano, Serra Macaense, Teresópolis e União de Marechal. A competição terá seu início no dia 19 de junho.
Twitando
* A Rádio Ativa Rio será a única emissora do Rio de Janeiro com locução e reportagens ao vivo da Arena Amazônia neste final de semana. Somente o comentarista e os pontas farão participação dos estúdios. Isso é uma prova de que a “Caçulinha”, como sempre diz o Eraldo Leite, presidente da ACEB, está na vanguarda da crise e busca alternativas para que o rádio continue sendo o primeiro e mais rápido órgão de comunicação do Brasil.
* Por isso que o América está na m…. Há muito perdeu o espírito de clube grande. Seus torcedores são vândalos de time de várzea. Numa atitude covarde apedrejaram o ônibus da Lusa. Sem mais comentários!
* Pensando em manter na atividade os clubes que não conseguiram se adequar a disputa do Estadual de Profissionais, a FERJ criou uma competição chamada C2, cujo Arbitral será realizado no dia 10 de maio para elaboração de tabela e regulamento. Quem sabe nessa aí o Clube Atlético de São José do Vale do Rio Preto não poderia disputar?
*E por aqui ficamos! Lembrando que neste final de semana estarei em Manaus, mas, semana que vem, estarei de volta. Beijo fraterno em todos.
Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: BFR/Divulgação
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………