Série C: Mesquita e Serrano voltam; Campusca fora

Nesta terça-feira (19), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), foi realizado mais um arbitral do Estadual da Série C de Profissionais. Na mesa que comandou as ações estiveram o diretor de competições, Marcelo Vianna (direita na foto), e os vice-presidentes, Jorge Teixeira Cardoso (esquerda) e José Luiz Martinelli, no centro.

Antes previsto com 19 clubes, a competição teve confirmados 14, que lutarão pelo acesso à Segundona Carioca na próxima temporada. A ‘novidade’ ficou por conta da exclusão do Campo Grande, que retornaria ao futebol profissional, mas, por não ter cumprido os procedimentos jurídicos, foi impedido de participar do Estadual. Além do Galo, o Itaboraí/Profute, Rubro Social, Teresópolis e União Marechal também estarão ausentes. Com os times definidos ficou acertado que a a bola começará a rolar no dia 19 de junho.
Duas marcas tradicionais do futebol do Rio têm retorno assegurado às disputas profissionais após habitarem a Primeira Divisão em algumas edições: Mesquita, da Baixada Fluminense, e o Serrano, de Petrópolis.
Depois da confirmação da data de início foi realizado o sorteio dos grupos. No ‘A’ estarão Rio de Janeiro, Barcelona, Serra Macaense, Nova Cidade, Mesquita, Condor e São Gonçalo EC, enquanto o Grupo B terá Rio São Paulo, Futuro Bem Próximo, Duquecaxiense, Bela Vista, Juventus, Serrano e Arraial do Cabo.
O regulamento da Terceirona Carioca é o mesmo da temporada passada. No primeiro turno os clubes do Grupo A enfrentarão os do Grupo B. No returno, os jogos serão entre times do mesmo grupo. Ao final de cada turno os vencedores decidirão o título simbólico. Para determinar o acesso, no término dos dois turnos, quem fizer o mais número de pontos em seus respectivos grupos se garantirá na Série B em 2017. As outras duas vagas serão disputadas num playoffs entre os segundo e terceiro colocado de cada chave.
Os jogos confirmados da primeira rodada são, Rio de Janeiro x Rio São Paulo, Barcelona x Futuro Bem Próximo, Serra Macaense x Duquecaxiense, Nova Cidade x Bela Vista, Mesquita x Juventus, Condor x Serrano e São Gonçalo Esporte Clube x Arraial do Cabo. Nos próximos dias os locais e horários serão divulgados.
>> C2 – A Ferj definiu ainda que o arbitral da Série C2, uma competição paralela para clubes que não conseguiram se inscrever, acontecerá no dia 10 de maio, quando serão acertados o número de participantes e a tabela das partidas.

Presidente do Mesquita comemora retorno

Um dos mais animados após o encontro, o presidente do Mesquita, Cléber Louzada, confessou que se emocionou ao ver o nome do seu clube ser confirmado na tabela da Terceirona. “Cheguei a ler que o Mesquita tinha morrido e que a dívida com a federação não seria paga. Graças a Deus e ao apoio de verdadeiros mesquitenses, estamos solucionando as pendências, resgatando nossa história e jogaremos a Série C, sim!”, vibrou o dirigente do Tubarão da Baixada em conversa rápida com o PAPO ESPORTIVO.

Por Paulo Roberto Rodrigues
paulortrodrigues@gmail.com
Edição: Jota Carvalho
Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj

2 Comments

  1. Pra cima deles Tubarão da BXD

  2. Ok mesquita, mas arrumem o estadio pq ta uma vergonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *