Papo do Rei – Voltaço x Resende em São Januário – 29/04 a 06/05/2016

Taça Rio será decidida em São Januário

São Januário Vale estaA Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informou na quarta-feira (27), que a decisão da Taça Rio, Volta Redonda x Resende, será neste domingo, dia 1º de maio, às 16 horas, no Estádio de São Januário (foto) e eu estarei lá, ao vivo. Muito prudente a decisão do departamento técnico da entidade, por dois motivos: primeiro, pela grandeza da Taça Rio de Janeiro, que está no mesmo nível da Taça Guanabara, inclusive no que diz respeito a história e a tradição. Segundo, pelo fato de ser um estádio na Capital, neutro para os confrontantes. ‘São Janu’ foi o primeiro e maior estádio do Estado do Rio de Janeiro. Que seja uma grande partida e que vença o melhor, muito embora, meu coração nas finais seja alvinegro.

Pobre América II

O pobre América I será sempre o fato de o clube rubro “nadar, nadar e morrer na praia”. De forma que o pobre América II será o fato de ter que esperar a segunda parte do segundo semestre para voltar às atividades. Quase três meses até o início da Copa Rio. Em outros tempos o Mecão podia tentar um “bye bye Brasil”, mas, hoje, nem isso o clube de tradição carioca não consegue mais. Com isso, com o término do Campeonato e tendo em vista a Copa Rio no segundo semestre, a reapresentação do elenco foi marcada para o dia 4 de julho. Na data os atletas se encontrarão com a comissão técnica, liderada pelo treinador Clovis de Oliveira, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. Sendo assim, o plantel que disputará o certame terá mais de um mês de preparação. Nesse período sem treinamentos, a comissão técnica observará, com proximidade, jogadores do plantel Sub-20 e selecionará alguns para formarem parte do elenco que disputará a Copa Rio. Além disso, atletas em atividade ou sem vínculo contratual com algum clube também serão avaliados, visando a formação de uma equipe forte para a competição. Esse é o futebol brasileiro!

Nem um pouco entusiasmado em voltar ao Novo Maraca

Sinceramente? Depois de fazer um tour no estadual deste ano pelas principais praças de futebol do Brasil, não tenho nenhum entusiasmo em voltar ao Novo Marca, Arena Odebrecht, ou como quiserem chamar. A grande verdade é que a emenda do velho e mágico Estádio Mário Filho, ficou pior do que o soneto e até hoje não foi terminada. Milhares e milhares de reais continuam sendo gastos no estádio e o quadro segue o mesmo: UM MÁGICO E HISTÓRICO ESTÁDIO EM RUÍNAS. Nem mesmo o Museu do Índio (salvo engano), ao lado, foi tão degradado quanto o nosso maior patrimônio desportivo de todos os tempos. Cambada de cupins!

Números no futebol continuam sendo meros acessórios

Já falei isso aqui e volto ao assunto. Números, estatísticas e volume de informações em nada interferem nos resultados do futebol dentro das quatro linhas. O GOL E A BOLA NA REDE CONTINUAM SENDO O PRINCIPAL PONTO de referência nos resultados finais e da produção esportiva, nesta modalidade. Vejam vocês: antes de a bola rolar na temporada, Flamengo e Fluminense eram os grandes favoritos para conquistar o título do Cariocão 2016. Hoje, na prática, nenhum dos dois estão nas finais. Temos que acabar com esse “enche linguiça” de pranchetas numéricas e de estatísticas que envolvem o futebol. Enquanto os comentaristas se preocupam com isso, esquecem de avaliar o conteúdo técnico individual e coletivo dos atletas que estão abaixo da crítica. Futebol é bola na rede, espetáculo e genialidade individual. Ponto final!

Juiz de Fora não pode ficar fora do Brasileirão 2016

Depois do Novo Maracanã e do Engenhão, o Rio de Janeiro só possui São Januário em condições de abrigar grandes jogos no Brasileirão de 2016. E depois de São Januário, com todo respeito a Volta Redonda e Macaé, somente a Capital Fluminense do Norte (Juiz de Fora), tem condições de sediar partidas de maior porte. Afora esses dois estádios, a melhor opção em termos de logística, lucros e dividendos, na minha opinião, seria o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, no Pacaembu, em São Paulo. Aliás, temos que derrubar essa barreira de que o futebol é um espetáculo local. O futebol é um espetáculo nacional a exemplo de qualquer outro atrativo cultural, como o teatro, os circos e os grandes shows musicais. Podem arregimentar público em qualquer praça do país. Isso os dirigentes não enxergam!

Twitando

* Meu beijo fraterno ao meu amigo e irmão Daniel Pomeroy, a quem não tenho a oportunidade de abraçar há muito tempo. Saudades amigo. Obrigado pelas curtidas e leituras de nossos apontamentos aqui na grande rede. Tu moras no coração desse velho amigo!

* Meu carinho e respeito também ao Doutor Eurico Miranda, meu colega de advocacia e de desporto. Amigo meu não tem defeito e alguns que pensam diferente de mim também não. Mas o doutor Eurico é especial. Quem dera que cada clube do Rio tivesse um dirigente com o espírito do Eurico em seus clubes. Abração presidente!

* E por falar em Vasco da Gama, com exceção da atual assessoria de imprensa, que trata a Rádio Ativa Rio FM com desdém (leia-se Nelson, que nunca tem espaço nas cabines para a nossa equipe), só tenho a agradecer a hospitalidade dos vascaínos em sua casa. Dentro e fora do estádio.

* Já tem deputado federal no Congresso querendo fazer o mesmo que Judas fez, depois que entregou Jesus (enforcar-se). O impeachment, só pelos motivos das pedaladas, vai abrir uma exceção que muitos prefeitos, governadores e mesmo presidentes até dois mandatos anteriores pagarão por crime de responsabilidade e improbidade. Quem viver verá!

* Neste domingo a Ativa Rio FM estará em dose dupla no Maracanã e em São Januário. Vanderlei Soares comandará as emoções da decisão do estadual e eu estarei acompanhando a decisão da Taça Rio entre Resende e Volta Redonda. Se ligue! www.ativafm.com

 

* É isso aí, galera! Por hoje fechamos a conta. Até a próxima sexta-feira se Deus quiser!
Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *