Papo do Rei – Padrão Fifa – 13 a 20/05/2016

Padrão Fifa & Padrão Globo!

Padrão FifaNão sei se os torcedores, crônica e desportistas em geral vêm observando o mesmo que eu durante esses quarenta anos de crônica esportiva. No mundo, a FIFA tenta implantar seu padrão sem respeitar as diversidades de culturas e vem endividando e construindo elefantes brancos que ela não está nem aí depois que passam suas competições. No Brasil, a Globo (que agora monopoliza o Campeonato Brasileiro da Série A), já monopolizou os estaduais e implantou calendário único para todos os Estados e Federações, com horários ao seu bel prazer.
Até quando isso vai acontecer e até que ponto isso é bom para os clubes, uma vez que a “vênus platinada” só banca 20% dos custos dos principais clubes? Se a Globo falir (e isso já começou a acontecer), falido estará também o futebol brasileiro. Pior: quem pagará a conta da emissora que se julga a toda poderosa seremos nós brasileiros através do BNDES, a quem a Globo deve mais de 50% de seu patrimônio. Daí sua editoria manipuladora em todos os sentidos. SERÁ QUE SÓ EU E ALGUNS OUTROS POUCOS VÊEM ISSO? Onde vai parar esse monopólio cultural?
Gostei do discurso do presidente da Ferj

Muito bonito, sério e estimulante o discurso do presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, por ocasião da Festa de Premiação da Série A do Estadual de 2016. No papel e nas palavras poderíamos dizer que seria perfeito. Entretanto, na prática não é o que acontece no futebol do Rio de Janeiro. Infelizmente! Parecia discurso de ‘governo’ vendendo peixe fora d´água.
O sucesso é efêmero; João Havelange que o diga

Há 100 anos, completados no início desta semana, nascia Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange, mais conhecido como João Havelange. Um atleta, empresário, advogado e aquele que se transformou num dos maiores dirigentes esportivos do mundo. Havelange foi presidente da FIFA de 1974 a 1998. O ex-dirigente praticou natação e pólo aquático profissionalmente. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1955. Como dirigente, Havelange destacou-se por ser o sétimo presidente da FIFA, precedido no cargo por Sir Stanley Rouse e sucedido por Joseph Blatter. De 1963 a 2011, João Havelange foi membro do Comitê Olímpico Internacional. Em 1998, ele foi eleito Presidente de Honra da FIFA. Centenário do cartola é celebrado no ostracismo, até porquê, o final de sua vida ativa foi marcado por escândalos de corrupção na FIFA e até mesmo na CBF. De qualquer forma, nosso carinho ao ex-dirigente que por mais que possa ter cometido erros, muita coisa boa fez pelo esporte brasileiro.
Oportunidade

Estão abertas as matrículas para o III Curso de Formação de Treinadores do Instituto de Ciências do Futebol da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Inscrições e Informações: Rua Professor Manuel de Abreu nº 76 – Maracanã, Rio de Janeiro, (21) 2569 5022 ramal 241, email: icf@fferj.com.br. Local das aulas: Auditório da FERJ. Horário: 2ª e 4ª às 19:00h. Penso que seja uma grande oportunidade para jovens e profissionais de Educação Física tanto formado, como ainda em período acadêmico.
América rebaixado!

O diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Vianna, confirmou esta semana que o América está rebaixado e, muito embora seja um direito seu pleitear junto ao TJD, terá que disputar a divisão de acesso em 2017. Marcelo garante que as regras foram cumpridas depois de aprovadas em arbitral. Em outras palavras: quem define os critérios da competição são os próprios clubes e seus respectivos representantes. De sorte que não adianta a diretoria do “Sangue” querer virada de mesa.
Regras para a imprensa nas diversas competições da CBF

As regras para as coberturas e solicitação de credenciamento, determinadas pela CBF, após reunião na quarta-feira, última, na sede da entidade são as seguintes: nos jogos fora do Estado do Rio de Janeiro, em que os clubes cariocas não são os mandantes, é necessário que o jornalista possua, além da carteira da ACERJ, a credencial da ACEB. Para o credenciamento, a CBF solicita que os profissionais que trabalharão no Brasileirão Série A e B que devem encaminhar para os e-mails credenciamentoseriea@cbf.com.br ou credenciamentoserieb@cbf.com.br com as seguintes informações: jogo, nome, RG, veículo; carteira ACERJ e ACEB. As solicitações devem ser feitas no máximo até 48h antes da partida.

Twitando

* Tá ruim amigo? Não desanima não pois vai piorar. Isso é só o começo. Aliás, em todos segmentos da sociedade brasileira, a bandalheira está solta. Valha nos Deus!

* O jogador Kim teve seu contrato encerrado com o Resende ao final da Copa do Brasil deste ano. O atleta que aproveita para comemorar sua lua de mel ao lado da esposa e da filhinha, tem várias propostas, mas, aguarda o retorno de sua viagem para definir seu destino.

*Um dos destaques do alvinegro do sul fluminense do Rio, Kim é pretendido por vários clubes do Paraná, onde consolidou sua carreira, tão logo deixou as divisões de base do Botafogo do Rio de Janeiro.

* Os EUA bancam a crise no Brasil. Depois que ficaram sabendo da auto suficiência no petróleo pela camada “pré sal”, os olhos do Tio Sam esqueceram até o Golfo Pérsico. E os brasileiros estão entrando na onda deles.

* Já, já as autoridades brasileiras abrem às pernas e entregam nossa principal estatal para eles a preço de banana. Quem viver verá.

* Por falar em banana, tudo começou com uma “casca de banana” que os americanos empurraram em baixo dos pés dos brasileiros: a refinaria de Passadena. Você se lembra ou já esqueceu? Eu estou atento!

* Voltando a falar de futebol, neste final de semana a bola rola para o Brasileirão 2016. Novidades? Nenhuma a não ser o monopólio global nas transmissões em televisão aberta. A coisa está tão ruim que nem de graça a Bandeirantes está querendo transmitir os jogos.

* Aliás, não se surpreendam se já, já os canais governamentais estiverem transmitindo o futebol brasileiro. De tão ruim que está nem mesmo a Globo poderá se interessar em investir em furada.

* Essa história de mais charmoso do Brasil e maior campeonato do mundo já não está colando mais. Até as rádios não investem mais em profissionais para transmissão e cobertura dos clubes. Preferem encher linguiça de suas grades de programação com transmissões via geladão.

* Para finalizar quero dizer que eu, particularmente, estou entusiasmado. Meu compromisso é com a verdade. E isso, graças a Deus tenho a consciência de que venho cumprindo a contento. Até a próxima sexta!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *