Ferj divulga Copa Rio ainda ‘capenga’

O delegado da federação, Roberto Machado, entrega o troféu de campeão ao presidente do Resende, Ricardo Tufik, Marcel (capitão) e José Rechuan Júnior, prefeito da cidade. (Foto/Arquivo: Agência Ferj)

O delegado da federação, Roberto Machado, entrega o troféu de campeão ao presidente do Resende, Ricardo Tufik, Marcel (capitão) e José Rechuan Júnior, prefeito da cidade. (Foto/Arquivo: Agência Ferj)

Na manhã de sábado (18) a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), divulgou o que poderá ser a Copa Rio de Futebol Profissional deste ano. Até o momento da publicação da tabela, apenas 10 clubes estavam confirmados na disputa – America, Angra dos Reis, Bangu, Friburguense, Madureira, Portuguesa, Resende, Rio-São Paulo, Sampaio Corrêa e Volta Redonda. “Não foi estipulado um prazo para a confirmação das demais equipes e o regulamento prevê que a tabela pode ser alterada até o início da competição, no dia 17 de agosto. Até 16 agremiações poderão ser inseridas na Copa Rio 2016, que, agora, terá somente dois grupos, com oito equipes em cada um”, informa a entidade, mostrando que os 20 clubes do ano passado não serão repetidos nesta edição.
A primeira rodada, marcada para uma quarta-feira, está ‘capenga’, ou seja, das oito partidas programadas, cinco estão completas: Madureira x Volta Redonda; Bangu x Resende; Angra dos Reis x América e Sampaio Correa x Portuguesa Carioca. Nenhum desses jogos tem local e hora para acontecer. Friburguense e Rio-São Paulo estão na tabela sem adversários e dois confrontos esperam seus participantes serem definidos pelo setor de competições da federação.
Segundo o regulamento, os dois primeiros de cada grupo avançarão às semifinais. Nesta etapa, os quatro classificados estarão nos grupos C e D e jogarão entre si dentro dos mesmo no sistema de ‘ida e volta’. A equipe vencedora de cada grupo avançará à decisão da competição. Duas partidas decidirão quem ficará com o titulo de 2016.

Em 2015, Resende ganhou o bi após golear Portuguesa em casa

Campeão em 2014, o Resende voltou a conquistar a Copa Rio de Profissionais, no ano passado, depois de duas ‘decisões’ com a Portuguesa. Na primeira, empataram sem abertura de contagem na tarde do domingo, 22 de novembro, no Luso Brasileiro (Ilha do Governador). Na segunda, dia 28 do mesmo mês, o Alvinegro do Sul Fluminense não brincou em serviço e goleou o adversário por 5 a 2, no Estádio do Trabalhador. “Foi um sábado feliz para todos nós. Um fechamento de campanha com chave de ouro. Agora é pensar no futuro”, disse o treinador Ailton Ferraz, enquanto seus comandados davam a volta olímpica no gramado.
>> Resumo da finalíssima: Em seus domínios o Resende começou melhor. Aos treze minutos o atacante Douglas Caé abriu o marcador. Aos 29, os donos da casa aumentaram com Robinho, placar da primeira etapa. No segundo tempo o anfitrião marcou o terceiro aos 15 minutos com o capitão Marcel. A Portuguesa descontou com Belarmino aos 29, mas o Resende não deixou a Lusa se animar. Seis minutos depois Douglas Caé fez o quarto. Pessanha, aos 37, colocou mais um na conta da Portuguesa. Nos acréscimos Willian Carioca deu números finais ao marcador: Resende 5 x 2 Portuguesa Carioca.
Leonardo Garcia Cavaleiro, com boa atuação, foi o árbitro, bem auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Eduardo de Souza Couto.
Os principais artilheiros da Copa Rio de 2015 foram, Sabão (Gonçalense), Douglas Caé (Resende) e Tiago Amaral (Volta Redonda), com 6 gols cada; Dudu (Bonsucesso), João (Gonçalense) e Allan (Portuguesa), terminaram a disputa com 5 gols cada um.
>> Resende: Arthur, Marcelo Costa, Rogério e Thiago Sales; Cássio (Muriel), Léo Silva, Marcel (Willian Carioca) e Kim; Uallace (Iuri Pimentel) e Douglas Caé. Técnico: Aílton Ferraz.
>> Portuguesa: Luciano, Pessanha, Allan Miguel e Lucas Tavares (Romarinho); Belarmino, Alex Carioca, Silvano, Victor Hugo (Maicon Assis) e Diego Maia; Allan (Cláudio Pagodinho) e Bruno Andrade. Técnico: Didinho.

Por Jota Carvalho/Redação/Papo Esportivo
jota.carvalho@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *