Papo do Rei – Adeus Carlão! Descanse em Paz – 24/06 a 01/07/2016

Morre Carlão, um dos melhores profissionais de áudio de rádio no Brasil

Carlão Nogueira Operador 2016Na última segunda-feira, o futebol do Rio de Janeiro e, em especial o rádio esportivo, perdeu um dos seu maiores ícones dos bastidores da comunicação radiofônica dos principais estádios de futebol do Rio de Janeiro, da Série A à Série C. Isso porque aos 60 anos, faleceu Francisco Carlos Nogueira Cândido, o “Carlão” (foto), operador de externa de áudio das principais emissoras do Rio de Janeiro e do Brasil, que de onde quer que ele se encontravam, contratavam seus préstimos nas dependências dos estádios cariocas. Carlão ao lado de João Cardoso, talvez tenha sido o cara que mais conheceu os bastidores das linhas físicas e telefônicas do Maracanã, de São Januário, do Engenhão e por aí vai. Não tinha quem não gostasse do Carlão no universo dos bastidores do rádio dentro dos estádios do Rio de Janeiro. Botafoguense silencioso, profissional exímio, Carlão era um verdadeiro garimpeiro do áudio, assim como Walter Salles ainda é o garimpeiro da notícia na história do ex-maior do mundo. Essa homenagem não é minha. Essa homenagem é de todos os profissionais Acerj, sejam eles da linha de frente ou da retaguarda, de todas as emissoras de rádios do Rio de Janeiro e do Brasil. Descanse em paz Carlão!

Laranjão na frente do Sub-20

O Nova Iguaçu deu um grande passo para conquistar a Taça Corcovado Sub-20. Na primeira partida da decisão, disputada na tarde da quarta-feira (22), no CT do Nova Iguaçu, o Laranja da Baixada goleou o Olaria por 4 a 0. Sales, duas vezes, Netinho e João Victor marcaram os gols do time da casa, que pode perder até por três tentos de diferença na partida de volta, neste sábado (25), às 15 horas, na Rua Bariri, para ficar com o título do Segundo Turno da Série B. Aos meninos do Azulão da Leopoldina só resta devolver a goleada aos iguaçuanos para levar a partida para as penalidades ou mesmo vencer por 5 gols de diferença para ficar com a Taça. Confira nossa editoria de reportagens e você terá um banho de reportagens, sobre a responsabilidade de Paulo Roberto Rodrígues e edição final de Jota Carvalho.

Taça Corcovado de profissionais também começa a definir finalistas

O Americano derrotou o Olaria por 3 a 1, na tarde da quarta-feira, última, no jogo da volta das semifinais da Taça Corcovado de Profissionais, em partida realizada no estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. Araruama abriu o placar para o Azulão da Bariri, aos 11/1ºT. Porém, na etapa final, Emerson e Pimenta, duas vezes, viraram para o alvinegro de Campos. Com a vitória, o Americano está classificado para a final deste segundo turno. O adversário será o vizinho, Carapebus/Campos, em duas partidas. O primeiro jogo acontecerá no próximo sábado, 25 de junho, às 15h, no estádio Ângelo de Carvalho, em Campos. Já a segunda partida decisiva acontecerá na quarta-feira (29/06), em Cardoso Moreira, também às 15h. Maiores informações e detalhes na nossa editoria de notícias.

Façam-me o favor: RDI não é BIRA!

Em julgamento realizado na tarde da quarta-feira última, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro absolveu o Angra dos Reis da suposta escalação irregular de dois jogadores (Vitor e Felippe) durante a Taça Corcovado, o que acarretaria na perda de até 19 pontos na competição. Por unanimidade, os auditores foram favoráveis ao Angra. O Angra dos Reis foi representado pelo advogado Dr. Mauro Chidid, que apresentou, em sua defesa, uma RDI, expedida pela Ferj no dia 19 de abril, que, segundo ele, daria condição de jogo aos dois atletas. Tanto o relator, como os demais auditores da mesa votaram à favor do Angra dos Reis e ele foi absolvido por unanimidade na sessão. Agora, convenhamos: RDI não é o BIRA!. Estamos bagunçando o coreto do futebol? Pela minha experiência, somente após o BIRA, é que qualquer atleta possui condições de jogo. Façam-me o favor!!!

Clubes do Rio continuam capengando

Não se iludam com o Flamengo no G4 do Brasileirão 2016. Todos os clubes do Rio de Janeiro continuam capengando na Série A da competição. Concluímos apenas a décima rodada de trinta e oito que serão disputadas. Ou os clubes do Rio se reforçam ou estarão fadados a brigarem do décimo ao vigésimo lugar na competição. Quem viver verá. E tem ainda um agravante: no segundo turno vem o cansaço muscular, o desgaste físico e as contusões. Como eu disse, não se iludam torcedores!

Twitando

* Mais uma vez quero externar meu carinho pessoal aos familiares do Carlão, que durante um ano inteiro me assessorou com exclusividade para a Rádio Jornal de Minas Gerais, e com quem eu muito aprendi nesse período. Ademais, como botafoguense e frequentador das Tribunas de Imprensa há vinte anos, pude experimentar a amizade de um leal ser humano, durante um terço de sua vida. Por tudo que foi no plano material, certamente Carlão Nogueira está na LUZ.

* Essa semana recebi uma camisa original da Seleção Brasileira da OAB, que disputa a Copa do Mundo de advogados, das mãos de meu companheiro, ex-atleta profissional e atual advogado Luciano Pires. Uma relíquia das mãos de um dos maiores craques que vi atuar tanto no amador como nos profissionais do Atlético Rio Preto e do Serrano Futebol Clube, de Petrópolis.

* Por falar em craques do futebol valeriopretano, com todo respeito aos demais, os dois melhores atletas amadores e profissionais de nossa cidade, na minha opinião, foram Nenén Rabello e Luciano Pires. Depois sim, Alex Ventura, Kim & Companhia.

* Situação abaixo da crítica a do Rio de Janeiro em relação à realização das Olimpíadas 2016. Se eu fosse o Comitê Olímpico Internacional, não realizaria a competição aqui na Terra de Santa Cruz. Por quê? Porque o Brasil continua Terra de Santa Cruz!

* Unanimidade do TJD da Federação em favor do Angra, com base numa RDI que não dá publicidade à regularização de atletas é brincadeira. Há anos a publicidade da regularização de atletas se dá pelo BIRA. Onde estamos?

* Meu carinho aos gêmeos Fábio e Rafael e seu irmão e empresário Cabeça, que na semana passada estiveram visitando nossa cidade e eu não pude partilhar da amizade desses meninos de ouro. Não faltarão outras oportunidades.

* Kim recebeu proposta do São Bento de Sorocaba, mas como era apenas para o restante da temporada de 2016, o atleta achou melhor não aceitar. Kim quer algo que lhe permita um projeto a médio prazo, haja vista que, em quatro e seis meses, sequer o atleta consegue fazer ambiente. Experiente, nosso vitorioso ex-Botafogo, Paraná Clube, Nacional da Ilha da Madeira e Resende consegue sentir o que bom ou não para sua carreira.

* Alex Sassá, também foi outro craque e experiente jogador com quem tive de conversar nos últimos dias. Administrando seus bens e sítio particular, sem perder a forma física, o atleta também só aceita propostas vindas de clubes medianos. Seu último contrato foi com o Barra da Tijuca, mas já passou pelo Fluminense, Americano, Gama, Tigres do Brasil e Bonsucesso, além da Lusa Carioca, onde nos quatro últimos, foi o capitão da classificação para a divisão de elite do Rio de Janeiro.

* “Pois, pois, vamos fechando as pycas por hoje” E não pensem que escrevi besteira ou palavrão. “Paicas” (como se lê tecnicamente), significa cada coluna de diagramação de um jornal. Hoje não se fala mais nisso, haja vista a tecnologia. Mas os veteranos jornalistas e verdadeiros jornalistas sabem do que estou falando.

* Beijo fraterno a todos! E Viva São João!
Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *