Papo do Rei – Barça Carioca voltou à Segundona – 14 a 21/10/2016

Parabéns ao Barcelona do Rio!

barcelonapapodorei14072016Fiquei por demais feliz com o Barcelona Carioca de volta à série B do Rio de Janeiro. Muito embora, tenha o nome do time Catalão, o clube tem a ver com nossas raízes, assim como as Portuguesas, Santista, de Desportos e Carioca. Numa partida bastante movimentada, debaixo de um forte calor, Barcelona e Rio São Paulo não saíram de um empate sem gols, na tarde da quarta-feira, feriado de 12 de outubro, na Rua Bariri, no confronto de volta dos Playoffs finais da Série C. Melhor para o Barça. Venceu o jogo de ida por 1 a 0, facilitou as coisas e garantiu seu retorno à Série B em 2017.

Brasil x Venezuela: outra ‘baba’!

Com todo respeito ao Brasil, ao Tite, meus colegas cronistas e aos desportistas em geral. O Brasil recuperou os ares de Seleção respeitada no Mundo inteiro. Mas, os quatro jogos do “Excrete Canarinho” comandados pelo Tite não são parâmetro para que nós façamos a festa que os coleguinhas vêm fazendo nos diversos programas das mais variadas emissoras de rádio e televisão. Sobretudo de São Paulo, que vê excelência onde ainda nem ilustríssimo deveria ser colocado. Eu me rendo ao Tite. Penso que ele foi um divisor de águas no ambiente canarinho, mas não podemos negar que tudo isso foi mais em função da Seleção Olímpica e o ouro inédito.

Apagando-se as luzes; começará a decisão da Copa Rio

Friburguense e Portuguesa vão decidir a Copa Rio 2016. Com o término das semifinais, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro realizou ainda no gramado do estádio Alzirão, na quarta-feira (12/10), o sorteio do mando de campo dos jogos finais entre Friburguense e Portuguesa. Como a Lusa-Carioca acabou tendo a sua bola sorteada, a partida de volta vai acontecer na Ilha do Governador, dia 22 deste mês. Sendo assim, o primeiro embate entre as agremiações acontecerá neste domingo, 16, às quatro da tarde, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Começam a se apagar as luzes da temporada 2016 do futebol do Rio de Janeiro.

Se o Resende não reforçar para 2017 a coisa vai ficar feia

Ele se tornou a quinta força do Rio de Janeiro ao lado de Volta Redonda e até mesmo do Madureira. Mas, com a “desova” do grupo vencedor após o estadual de 2016, o Resende se tornou um clube menos do que coadjuvante. Se o alvinegro do Sul Fluminense não se reforçar e recuperar atletas que deixou de lado, como por exemplo Kim, Giovanni Maranhão, e não investir em outros bons valores como Alex Sassá por exemplo, o time estará fadado a lutar para não ser rebaixado. Seu principal concorrente, o vizinho Volta Redonda é hoje o clube que depois de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, assumiu a quinta colocação no ranking carioca.

Impressionante!

Não posso deixar de registrar aqui o que os companheiros Paulo Roberto Rodrígues e Jota Carvalho vêm fazendo na cobertura do futebol de base do Rio de Janeiro. Não tem nada comparável. Além disso, os dois mantêm uma sintonia fora de série, no que diz respeito a outras modalidades. Casamento perfeito do editor-mestre com o discípulo obediente e eficiente. Querem provas? Acessem nossa editoria de notícias e leiam matéria por matéria. Nem no site da Ferj essas notícias são veiculadas.

Continua bombando nosso WhatsApp

Agora mais seletivo e com a entrada de mais cronistas esportivos e de gente que entende de esportes, tanto como cronista como torcedores, nosso whatsapp continua bombando. Muito das pautas dos assuntos que trato aqui, são oriundas dos debates e das resenhas que partilhamos lá, diariamente, e os fatos esportivos que ocorrem durante a semana. Parabéns ao Jota pela iniciativa.

Twitando

* Quero abraçar meu irmão Gilberto Esteves, prefeito eleito da “Cidade das Águas de Março”, minha terra natal, que comandará o Município entre 2017 e 2020. Estarei com ele na PJM, mas continuarei aqui com nossos papos…

* Volto a dizer: os quatro jogos do Brasil pelas eliminatórias da Copa de 2018 na Russia, não servem de parâmetro para ‘oba, oba’, muito embora eu reconheça que o técnico Tite mudou o ambiente e a credibilidade da Seleção Brasileira. Precisamos ter os pés no chão!

* Eu tinha me despedido do rádio no final das Eleições. Mas isso aqui e o rádio para quem ama o que faz é uma “cachaça” no bom sentido da palavra. Fabinho Guerra chorou e eu voltei atrás na idéia de parar com as transmissões via áudio. Pelo menos até o final da temporada.

* Por falar em Fabinho Guerra, nosso editor e comentarista da Ativa Rio FM foi um dos campeões de votos para o Legislativo Municipal da “Cidade das Águas de Março”. Meus parabéns ao mais novo vereador e todo sucesso a ele também em mais essa empreitada.

* Não posso deixar de falar e de comentar o brilhante trabalho que o Jair Ventura Filho, o Jairzinho, filho do Furacão da Copa de 70, vem fazendo à frente do meu clube de coração. O cara é inteligente, cria da casa e fala a língua da molecada alvinegra. Ninguém mais sente saudades e sequer mágoa do Ricardo Gomes.

* Conforme já disse, as luzes vão se pagando na temporada 2016 do futebol do Rio de Janeiro. Acredito até que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro antecipe suas férias para novembro.

* E por falar em final de temporada, estou me preparando para a festa de confraternização da Acerj 2016. Ainda não fui convidado, mas estou confirmando presença. A propósito, meu carinho aos presidentes Marcos Penido e Eraldo Leite da Acerj e da Aceb, respectivamente.

* Beijo fraterno a todos e até a próxima sexta-feira.

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: Paulo Roberto Rodrigues/Papo Esportivo

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *