Copa Rio: Portuguesa Carioca é campeã no Tapetão

Após ganhar o título da Copa Rio de Profissionais no último sábado (22), nas quatro linhas, o Friburguense viu sua conquista parar ‘nas mãos’ da Portuguesa Carioca, através do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o TJD da Ferj.

Os tricolores comemoraram título ganho em jogo final sub judice contra a Lusa da Ilha do Governador (Foto: Paulo Roberto Rodrigues)

Os tricolores comemoraram título ganho em jogo final sub judice contra a Lusa da Ilha do Governador (Fotos: Paulo Roberto Rodrigues – 22/10/2016)

Por decisão unânime, na tarde desta sexta-feira (28), os auditores aceitaram a denúncia da Lusa e por cinco votos a zero condenaram o Frizão pela escalação irregular do zagueiro Diego Guerra no primeiro jogo da final. Além dos seis pontos perdidos, três pela escalação e mais três por ter vencido a partida, o tricolor serrano foi multado em R$ 400,00.
Com bola rolando, o título do Friburguense foi conquistado na vitória (3 a 2) no jogo de ida e nos pênaltis, por 4 a 3, na partida de volta, após triunfo da Portuguesa (4 a 3) no tempo normal.
Campeã, a Portuguesa deverá disputar o Brasileiro da Série D na próxima temporada, enquanto o Frizão deverá jogar a Copa do Brasil, caso não mude tudo novamente.
A diretoria do Friburguense promete recorrer da punição e levar o caso para o pleno do TJD-Ferj e até ao STJD, se for o caso. A perda do título foi pelo fato de Diego Guerra ter sido emprestado ao Macaé Esporte para disputar a Série C do Brasileiro, retornado pouco tempo depois e ser inscrito na Copa Rio fora do prazo. Antes do segundo jogo a Portuguesa entrara com recurso no tribunal da federação para impugnar o resultado do primeiro confronto. A Ferj manteve a realização do jogo sub judice, no qual o Friburguense foi o ‘campeão’, comemorou, mas não recebeu a taça. A federação não informou se haverá entrega festiva da taça ao clube da Ilha do Governador, depois da vitória no Tapetão.

Por Paulo Roberto Rodrigues/Papo Esportivo
paulortrodrigues@gmail.com

Edição: Jota Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *