Papo do Rei – O jogo do ano para o Vascão da Gama! – 25/11 a 02/12/2016

jorginho-tecnico-vasco-24112016Neste sábado (26) estarei transmitindo pela frequência modulada e www.ativafm.com, da Rádio Ativa Rio FM Web, todas as emoções do jogo chave do Vasco da Gama, na Série B do Brasileirão 2016. Uma vitória em duas partidas. É tudo que o Vasco do técnico Jorginho (foto) precisa para, raspando, recuperar o acesso à Série A (elite), do Brasileirão 2017. O adversário do “Machão da Gama” será o Ceará, de Fortaleza. No Maracanã com ingressos esgotados, o “Gigante da Colina” jogará sua cartada na primeira tacada das duas que lhe resta. Esperamos que o Vasco logre êxito, pois o time da Cruz de Malta não merece a situação vexatória pela qual vem passando, muito embora, durante toda a competição o time vinha liderando e com expectativa de que seu retorno a Série A seria barbada. Não subestimem o futebol!

“Galo eu acredito!”

Muito embora o assunto extrapole os limites do Rio de Janeiro, uma vez que quero fazer referência à decisão da Copa do Brasil de 2016. Não vamos subestimar também a capacidade do Atlético Mineiro ir a Porto Alegre e fazer dois e até três gols de diferença sobre o Grêmio na decisão da competição. O que parecia ser impossível o Grêmio não o fez dentro do Mineirão? A mesma coisa, pode acontecer com o Galo Mineiro que poderá dar o troco dentro do terreiro do tricolor gaúcho. Essa é a beleza do futebol. De sorte que, assim como a torcida do clube mineiro, “Eu também acredito!”. Gostei do jogo de quarta-feira e vi dois times abertos e com a beleza que precisa ser vista sempre no futebol. Nada de retranca e nada de bolinha para lá e bolinha para cá. Defender bem é uma coisa; ser retranqueiro é outra totalmente diferente. Que venha a quarta-feira próxima e possamos ser presenteados com mais uma grande partida.

Chape na final da Sul-Americana

Já falei isso aqui, mas não custa repetir: os dirigentes, treinadores e atletas deveriam estudar na Escola de Futebol da Chapecoense, em Santa Catarina. Que alegria ver o time do interior daquele Estado nas finais da Copa Sul-Americana de 2016. Já é um título importantíssimo e os torcedores do alviverde catarinense devem comemorar a aplaudir seus atletas e profissionais. Para a Chape, conquistar o título será uma coroação plena do êxito de um trabalho perfeito e bem feito. Parabéns ao interior de Santa Catarina; parabéns à cidade de Chapecó.

Tupi rebaixado; Boa Esporte subindo

Bem aqui ao lado, a 100 quilômetros de minha terra (mais próximo do que o Rio de Janeiro que está a 140), o meu Tupi de Juiz de Fora não logrou êxito na Série B e foi rebaixado à Série C. Mas Minas Gerais não ficou no prejuízo. Por outro lado o Boa Esporte de Varginha ocupará o lugar do alvinegro da “manchester mineira”. É o sobe e desce do final de temporada que movimenta o Brasil, já que no Rio de Janeiro, nem cuspe à distância está mais acontecendo para merecer nosso destaque.

Alto lá Rei! As competições de Ligas ainda não acabaram

Verdade, me puxou a orelha eu mesmo, que disse que nem cuspe à distância estava sendo disputado. É que as competições municipais ainda estão em fase de jogos finais. Concordo e peço desculpas aos participantes desses campeonatos. Isso é assunto para o Paulo Roberto Rodrígues e nosso editor chefe Jota Carvalho. Continuem aqui no site que tem muita notícia de esporte e de futebol, sobretudo na Baixada Fluminense. Ah! Já ia esquecendo, o WhatsApp do Papo Esportivo continua “bombando”. Se você quiser participar dele, Fale Conosco, através do site e peça ao Jota Carvalho para te adicionar. Mas, com um detalhe importante: lá só tem espaço para quem quer falar e bater PAPO ESPORTIVO. Os engraçadinhos que gostam de acessar os grupos para fazerem publicidade e “cornetar” sobre política que não seja esportiva podem passar longe.

Twitando

* Não gostei da demissão do técnico Marcelo Oliveira, ontem, horas depois da primeira final da Copa do Brasil. Os cartolas mineiros deram desculpas que não atravessaram na garganta da maioria dos torcedores. O time vinha jogando feio, mas chegou à final da competição, como já disse, ainda com chances de ganhar o Grêmio lá no Sul e está no G4 do Brasileirão da Série A. Se futebol é resultado, não entendi essa.

* Abraço com carinho meu sobrinho Jonas Esteves e sua nubente Amanda, que no próximo dia 3, em Búzios, estarão se unindo para toda vida (assim espero). O casamento não é um contrato civil; é mais do que isso: um Sacramento Divino!

* Até agora nada sobre a Festa de fim de ano da ACERJ. Estou aguardando ansioso o bocão e mais do que isso: a oportunidade de rever os amigos e confraternizar com todos. Com a palavra, Marcos Penido e Eraldo Leite.

* Por falar em NATAL DA ACERJ, um “puxãozinho de orelhas” nos colegas. Muitos profissionais não participam do evento, por vergonha, preconceito, medo ou seja lá o motivo que for. Saibam vocês que a Acerj e a Aceb não discriminam ninguém. Até sabemos que alguns não podem ir por estarem trabalhando, mas não custa nada passar por lá pelo menos para abraçar pessoalmente os amigos.

* Já que “cutucamos” os vergonhosos, quero também cutucar os chamados medalhões, a nata da crônica esportiva do Rio de Janeiro, que nunca comparece lá. Galvão Bueno, Apolinho, Zé Carlos Araújo, Gilson Ricardo, Arnaldo César Coelho e outros que se acham acima do bem e do mal. Claro, respeitadas as exceções e guardadas as devidas proporções dos compromissos de cada um.

* Dia 15 de dezembro minha cidade, São José do Vale do Rio Preto completa 27 anos de emancipação política. A “Cidade das Águas de Março”, berço de veraneio e rural de Tom, Helena e Paulo Jobim e, dos Menescau, comemorará com sessão solene nas dependências do Hotel Fazenda Valverde, no centro da cidade. A entrada é franca e o evento tem início previsto para às 17h30. Você em todo o Brasil é nosso convidado.

* Pedro Costa, Gilson Ricardo, Cláudio Neves, Paulo Roberto Rodrígues e Jota Carvalho (que eu me lembre neste instante), já foram condecorados com o título de “Cidadão Vale Riopretano” e já prestigiaram a solenidade que eu reportei acima.

* É isso aí galera. O papo está bom, mas o compromisso me chama. Tarde cheia de audiências no Fórum e hoje tive que escrever minha coluna na manhã desta quinta-feira. Vou ficando por aqui. Um beijo fraterno do Rei a todos e até a próxima sexta-feira.

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *