Papo do Rei – Bola rolando só na Copa São Paulo – 06 a 13/01/2017

Bola rolando só na Copa São Paulo de Futebol Sub-20

Olá galera, estamos de volta, assim como os clubes brasileiros que entram em esquema de pré-temporada. Vamos falar sobre isso nas dissertações que se seguem, mas não poderíamos começar o ano sem falar de bola rolando. Já acontece em São Paulo a tradicional, histórica e importante Copa São Paulo de Futebol Sub-20, antiga Copa São Paulo de Juniores e que também é conhecida como “Copinha”, o que eu acho um absurdo, pois a competição é, na verdade, uma Super Copa da modalidade, dada às revelações de atletas que o evento promove. Aliás, futebol de base e intermediário é a nossa “menina dos olhos” aqui no Papo Esportivo. Daí minha indignação. Não tenho detalhes e números da competição, mas, nosso gerente de reportagem Paulo Roberto Rodrígues e nosso editor Jota Carvalho estão cuidando disso, sobretudo no que diz respeito aos clubes de nosso Estado. É só navegar pelo nosso site.

E começaram às pré temporadas…

… Ainda capenga, para alguns clubes, que só retomam às atividades no próximo dia 10 e 11, haja vista o início das férias retardadas por conta dos episódios com o avião da Chape, foi iniciada em todo o Brasil a pré-temporada dos clubes brasileiros, com vistas ao ano de 2017. Muito embora os intermediários já estejam no trabalho desde novembro, só tendo feito um recesso no período de festas natalinas e de ano novo. Novidades, quase nenhuma. As maiores delas são o acerto de Loco Abreu com o Bangu, Conca com o Flamengo e, ficamos por aí. As demais contratações ainda são incógnitas, haja vista que Montillo no Botafogo precisa mostrar novamente suas grandes atuações pelo Cruzeiro, clube no qual teve o auge de sua carreira. Vamos continuar aguardando, pois, de agora até o meio do estadual de cada região é que as contratações começarão a pipocar.

Deu no site da FERJ:

As principais manchetes no site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, depois do recesso são as seguintes:
03/01/2017 16:10; Macaé começa a preparação para o Campeonato Carioca; 03/01/2017 14:20, Bangu inicia pré-temporada; 03/01/2017 14:01, Madureira acerta com o atacante Júlio César; 03/01/2017 13:33, Nova Iguaçu apresenta novo uniforme para a temporada de 2017; 03/01/2017 13:05, Boavista contrata Antônio Carlos para o Carioca; 12/2016 18:37, BOAS FESTAS; 27/12/2016 18:43, Loco Abreu é recebido com festa no Bangu; 12/2016 14:27, Módulo Árbitros do Futuro – Uma história de sucesso. Muito pouco né? Convenhamos que dessas notícias a do Loco Abreu ainda no final de 2016, é a única que merece destaque. Mas, vamos aguardar.

No mundo da crônica esportiva…

… Registramos com pesar a morte da Rádio Tupi do Rio de Janeiro, que líder absoluta no segmento, se deixou levar por uma greve e, decretou seu suicídio. Sim, pois, mesmo que a emissora volte às atividades normais, não vai conseguir retomar a credibilidade nem tão cedo. Culpa dos gestores, mas também conivência dos funcionários e do sindicato que ao invés da greve, poderia arrestar, um terço do faturamento da emissora, para ser rateado entre os trabalhadores e não deixar a peteca cair. Crise todos nós passamos. Se a Tupi no Rio de Janeiro, passa por crise, imagina a Ativa Rio em São José do Vale do Rio Preto, que avança como um trem bala rumo ao mundo? Parar de produzir é pior do que produzir pouco e ratear o pouco. Essa filosofia é Divina e deve nortear a vida de todos nós. Infelicidade dos diretores da emissora e de seus ex e atuais funcionários. E olha que eu adverti um velho colega de imprensa, que pelos corredores do Novo Maraca, vivia soltando a língua nos dentes contra a empresa que lhe permitiu sustentar sua família por longos anos. O brasileiro é muito volúvel!

E não pensem que as coisas vão melhorar em 2017…

Muito embora o desejo de Feliz Ano Novo fosse um estímulo no primeiro dia do ano, não pensem vocês que 2017 será igual a 2016. Muito pelo contrário: será pior ainda. Quem não se planejar para conviver com as dificuldades e com a escassez vai se atrapalhar com cartões de créditos e cheque especial. Por isso, tratem de segurar e fechar as torneiras dos gastos, pois a coisa vai piorar. Esperanças? Só em 2018, quando então teremos um governo legitimamente eleito pelo povo. A maior burrice foi o IMPEACHEMENT. Trocaram seis ruins, por meia dúzia ao quadrado de ruins. Nada impedia que a LAVA JATO continuasse e o governo eleito pelo povo continuasse a tentar cumprir o que se comprometera em campanha. Até porque, eles teriam que lutar para melhorar, com o fim de eleger os seus sucessores. E, na pior das hipóteses, ficariam embaraçados ainda mais no novelo de lã. Aliás, gatos adoram novelos de lãs. Não é verdade?

Twitando

* Por que começar o ano falando de economia e política em meio ao papo esportivo? Porque a economia e a política tem influências diretas no sucesso do futebol e do esporte em geral. Ou alguém tem dúvida disso?

* Quero hoje louvar a Deus pelo complemento dos meus 52 anos e por poder emplacar o início dos meus 53. Já recebi inúmeras manifestações antecipadas e partilho com os amigos pelos que ainda compartilharão. Gilson Ricardo, meu irmão de fé e de sempre não deixa passar um ano sequer. Não esquece e, diga-se de passagem, não possui lembrete eletrônico. Obrigado Gilsão. Beijo para você, Marzinha, Moniquinha, Júnior e toda próle Borsato!

* Este ano minhas atividades se estenderam um pouco. Muito embora não assuma cargo público, estarei assessorando o prefeito eleito Gilberto Esteves, de forma particular, na condução da comunicação e da política municipal. De sorte que, peço desde já a compreensão dos internautas, acerca de não responder eventuais emails, das centenas que recebo diariamente.

* A propósito, gostaria de informar meu novo email para contato de assuntos referente ao jornalismo: reisinaldo.jornalista@hotmail.com. Criei esse, porque tenho tropeçado em tantos emails misturados aos diversos assuntos que eu me ocupo. Assim, ficará mais fácil de a gente manter-se conectado. Além disso, para quem possui twitter também pode mandar mensagens pelo @reisinaldo. Um beijo fraterno a todos. Que Deus continue abençoando as nossas vidas e avante!

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo.jornalista@hotmail.com
Foto: Gazeta Esportiva
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *