Fique ligado! Começa neste sábado o Estadual Sub-20

Deu Fogão! O vice-presidente da Ferj, Adilson Carioca, premiou os campeões alvinegros em 2016 (Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj)

Com a participação de dezesseis times começa neste sábado (28) o Campeonato Estadual da Série A de Futebol Junior. Com regulamento diferente da categoria profissional todas as equipes jogarão a Taça Guanabara. Com isso, Campos, Bonsucesso, Tigres do Brasil e Cabofriense terão a oportunidade de enfrentar os quatro grandes do futebol do Estado do Rio de Janeiro. Além dos clube citados estarão na disputa o Botafogo, atual campeão, Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Nova Iguaçu, Portuguesa, Macaé Esporte, Madureira, Bangu, Resende, Volta Redonda e Boavista.
A primeira rodada marca quatro jogos para este sábado. Às dez da manhã dois confrontos abrem a jornada: Flamengo x Boavista (José Bastos Padilha) e Macaé Esporte x Madureira (Nivaldo Pereira). Às 11h, no Resendinho, o Resende receberá o Volta Redonda. Na parte da tarde, às 16h, Botafogo e Nova Iguaçu jogarão no CT CEFAT. A rodada prosseguirá no domingo (29). Às 10 da manhã, o clássico da rodada entre Vasco da Gama e Fluminense vai acontecer em São Januário. No Proletário Guilherme da Silveira o Bangu receberá a Portuguesa às 14h. Na sequência, às 15h, o Campos enfrentará o Tigres do Brasil no Ângelo de Carvalho. Fechando a jornada, às quatro da tarde, Cabofriense x Bonsucesso, no Alair Corrêa.

É preciso ler mais de uma vez para entender o regulamento

A competição nesta temporada terá algumas modificações no regulamento. Na disputa da Taça Guanabara as equipes jogarão entre si, em um total de quinze rodadas. Os quatro melhores chegarão às semifinais em partidas únicas eliminatórias que indicarão os dois finalistas. Já a Taça Rio terá a participação de oito times: os quatro melhores dos grupos A e B, do primeiro turno. Os clubes vão jogar entre si, em sete rodadas, e os quatro primeiros disputam as semifinais na luta para chegar à decisão do returno.
Para decidir o Estadual, os vencedores dos turnos se juntarão às duas equipes com maior numero de pontos nos dois turnos para as semifinais de onde serão conhecidos os finalistas. Mesmo que um time conquiste tanto a Taça Guanabara como a Taça Rio não será declarado campeão do Estadual, como era nos anos anteriores. A equipe, mesmo com as duas conquistas, terá que disputar a fase semifinal com os três melhores no somatório de pontos. Captaram?

Botafogo ganhou em 2016 batendo o Flamengo nas finais

Na temporada passada o Botafogo faturou o caneco do Estadual ao derrotar o Flamengo partidas decisivas. O Glorioso foi o campeão da Taça Guanabara em cima do Fluminense. O time chegou também as finais da Taça Rio, mas foi derrotado pelo rubro-negro. Nos confrontos decisivos duas grandes partidas. Na primeira, no Jânio Moraes, o Flamengo venceu por 2 a 1. Na volta, no estádio Luso- Brasileiro, o Bota levou a melhor por 1 a 0. Aí, a briga pelo caneco foi nos pênaltis, com vitória alvinegra por 5 a 4.

Por Paulo Roberto Rodrigues/Redação/Papo Esportivo
Edição: Jota Carvalho/Papo Esportivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *