Papo do Rei – Metade do Engenhão pode ficar às moscas – 10 a 17/02/2017

Estadual sem foco

Volto a falar aqui que o Campeonato Carioca de 2017 e a Taça Guanabara são as competições mais desfocadas de toda sua história. Neste domingo mesmo, teremos o clássico Botafogo x Flamengo no Engenhão sem qualquer apelo técnico e de público. Os flamenguistas pelo fato do clube está na crista da onda vencendo todos os seus jogos em meio a mulambada que vem enfrentando na Primeira Liga e no Estadual e o Botafogo por estar focado na terceira fase classificatória pré-grupos da Libertadores. Podem ter certeza que neste domingo, metade do Engenhão estará vazio e eu aposto em um público não superior a 20 mil presentes. Tomara que eu esteja enganado.

Federação muda nomenclatura das divisões de acesso

Para tentar aproximar mais os clubes intermediários e de acesso, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, mudou a nomenclatura das Séries B e C, que agora passarão a chamar-se B1 e B2. Sendo extinta a antiga Série C. Os Editais convocando os clubes das Séries B1 e B2 de Profissionais para a Reunião do Conselho Arbitral será realizada no dia 7 de março, às 14 horas, na sede da FERJ (Avenida Professor Manoel de Abreu 76, Maracanã, Rio de Janeiro -RJ). Na pauta as competições de 2017. Maiores informações no link: http://fferj.com.br/Noticias/View/12717.

Oportunidade profissional

Falou que é educação e formação profissional, tem o meu apoio. Por isso me sinto na obrigação de divulgar que estão aberta as matrículas para o curso de formação de árbitros da Escola de Arbitragem da Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro (EAFERJ), turma 2017. O público alvo ao contrário do que consta do anúncio da entidade é para homens, mulheres e gêneros diversos (?). A idade mínima é de 17 anos e alunos e professores de educação física, militares, e graduandos e formados de qualquer curso superior. O início das aulas será na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro. Maiores informações via telefone (21) 22543929, das 13h às 18h. Vale a pena investir na sua formação.

Divisões de Base: atenção para esse alerta!

Não tem no Brasil, site que dê mais importância às divisões de base do futebol do que o www.papoesportivo.com. Sou visitante diário das matérias editadas pelo repórter Paulo Roberto Rodrígues e Jota Carvalho, e, penso até que a ACERJ deveria condecorá-los com uma medalha e/ou uma homenagem especial por esse trabalho de formiguinha, mas que é pioneiro no Rio de Janeiro e único no Brasil. Duvida de minhas palavras? Visite nossa página principal e veja o show de fotografias e textos produzidos por esses dois profissionais. Coisa de gente que se preocupa com a criança! Aliás, alô magistrados das Varas da Infância e da Adolescência, principalmente da Baixada Fluminense e do Grande Rio. Esses caras merecem nossa moção de aplausos.

Deixando claro…

Por ocasião da confusão armada pelo senhor JB Telles e seu secretário Júlio, no rol de entrada da Confederação Brasileira de Futebol, na véspera do Jogo da Amizade, em que o Júlio disse que minha credencial não havia ficado pronta porque meu cadastro constava como (autônomo) “Free lancer”, quero deixar claro que esta coluna também é um trabalho free, fruto de uma parceira nossa com a diretoria do site. Não sou empregado a qualquer título de nenhuma empresa de comunicação do Rio de Janeiro, nem do Brasil. Trabalho e produzo material para qualquer empresa jornalística, de rádio e de jornal que precisar dos meus préstimos. É melhor assim do que passar pelo constrangimento que centenas de colegas vem passando na crônica esportiva do Rio de Janeiro. Inclusive representantes do alto escalão de entidades classistas.

Por falar nisso…

Uma notícia apurada pelo companheiro Anderson Cheni, em seu blog, da crônica esportiva de São Paulo, dá conta do encerramento das atividades da Bradesco Esportes na “terra da garoa” e na “cidade maravilhosa”. Se a informação se confirmar, será uma lástima muito grande, haja vista que, dezenas e dezenas de profissionais serão (com o perdão da expressão), vomitados para fora do mercado de trabalho. Enquanto se rouba descaradamente lá em cima, nós aqui em baixo vamos pagando o pato. O nosso País não merece essa cambada de FDP!!!

Twitando

* Semana passada minha coluna saiu com alguns errinhos materiais, observados pelo meu grande amigo e irmão Daniel Pomeroy, figura doce, humana e de uma sinceridade sem igual. Meu amigo, meu irmão e meu camarada. Muito obrigado pelas observações e pela fidelidade ao nosso bate papo. Infelizmente, depois que vai para o ar, não temos mais como consertar.

* Na verdade, o erro maior estava no placar de Botafogo 2 a 1 no Colo-Colo, no Estádio Nilton Santos e eu escrevi 1 a 0. Assumo a culpa e peço perdão aos meus demais leitores também!

* Por falar em Botafogo, o alvinegro mais amado do Brasil superou uma batalha e, na quarta-feira inicia a transposição de mais uma. Certamente o Estádio Municipal Olímpico Nilton Santos (Engenhão) será pequeno para abrigar a gigantesca torcida do alvinegro. Avante Fogão!

* Educação não ocupa espaço, muito pelo contrário. Por isso faço questão de divulgar sempre os cursos de formação profissional e aperfeiçoamento ministrado pela Federação e suas agregadas. Atentem para o curso de formação de arbitragem que pode ser acessado no link: http://fferj.com.br/Noticias/View/12717.

* Neste domingo estarei no gramado do Engenhão, junto com toda a equipe de esportes da www.ativafm.com. Futebol emoção para um mundão de audiência. Acesse nosso site e confira as emoções de Botafogo x Flamengo.

* É isso aí galera! Vamos fechando a conta por hoje, mas na semana que vem se Deus assim nos permitir, com certeza aqui estaremos de volta. Beijo fraterno no coração de todos e até a próxima.

Por Reisinaldo Esteves
Emails para esta coluna: reisinaldo.jornalista@hotmail.com
Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *