Papo do Rei – Começou o Curso de Árbitros na Ferj – 17 a 03/03/2017

Curso de arbitragem teve aula inaugural na quinta-feira

A EAFERJ realizou ontem, dia 16 de fevereiro, a sua aula inaugural do Curso de Formação de Árbitros de Futebol – Turma 2017. O Árbitro FIFA, Wagner do Nascimento Magalhães, e o Árbitro Assistente, também FIFA, Rodrigo Correa, ambos ex-alunos da EAFERJ, ministraram a palestra cujo tema foi “Uma carreira vitoriosa: do curso de formação à FIFA”. As aulas acontecerão todas as segundas, terças e quintas, além dos estágios que serão realizados aos sábados. A grande notícia da semana é que as inscrições para o curso foram prorrogadas até o dia 3 de março. Mais informações, entrar em contato com a Secretaria da EAFERJ pelo telefone: (21) 2254-3920 (13 horas às 19 horas), ou através do e-mail: eaferj@fferj.com.br

Ainda sobre o curso de arbitragem…

“Cabe salientar a fundamental participação do Professor Carlos Elias Pimentel, diretor da Escola de Formação Oficial de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ex-presidente da Comissão de Arbitragem, ex-árbitro FIFA e hoje diretor do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro”. As informações são do professor e comentarista, meu amigo, Daniel Pomeroy. E eu faço minhas suas palavras. Tudo que diz respeito à educação e à qualificação profissional, seja em que área for, tem e sempre terá o meu apoio. Agradeço ao ‘Pomera’ a intervenção e o comentário oportuno.

Vibrei com a classificação do Boavista

Com um gol de Marcelo Nicácio, aos 50 minutos, de pênalti, o Boavista venceu por 1 a 0 o Ceará-CE, na tarde da quarta-feira, última (15/02), no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, e eliminou o time do Nordeste da Copa do Brasil. Na segunda Fase da competição nacional, o time de Saquarema vai enfrentar a Portuguesa-SP, que eliminou o Uniclinic, também do Ceará. Acompanhei a partida através da narração do Odilon Júnior e da participação do Reginaldo Barbosa. Não lembro o nome da emissora, mas só sei que os nobres colegas faziam um “free lancer”. Domingo (19/02), às 17 horas, o Boavista encerra sua participação na Taça Guanabara diante do Botafogo, novamente no Estádio Elcyr Resende, em Bacaxá. Nessa, minha torcida será para o Fogão!

Fogão a um passo da Fase de Grupos da Libertadores

Ufa! Ufa! Foi sofrido e o coração embalou dentro do peito. Mas, valeu a pena. Num lindo gol de bicicleta do atacante Rodrigo Pimpão, o Botafogo derrotou o Olímpia por 1 a 0, na noite da quarta-feira, última, no estádio Nilton Santos, pela partida de ida da segunda fase da Taça Libertadores. Sem sofrer gols em casa e com a vantagem no placar, o alvinegro decide a vaga para a fase de grupos da competição internacional na próxima quarta-feira, às 21h45min, em Assunção. Antes, no domingo, como já dito na nota sobre a classificação do Boavista na Copa do Brasil, o Botafogo encara o verdão da cidade do voleibol, às 17h, deste domingo, em Saquarema, pela 5ª rodada da Taça Guanabara.

Obituário do Rei em dose dupla

O futebol do Rio teve duas grandes perdas na semana que passou. Na sexta, dia 10 de fevereiro, faleceu o meu amigo e colega, Domingos Augusto Leite Moro, conhecido, no meio desportivo do Rio, como Domingos Moro, curitibano de nascimento e carioca de coração. Sua paixão pelo esporte, em especial o futebol, fez com que o Domingos Moro se especializasse no direito esportivo, tornando-se, sem dúvida, um dos maiores nomes da área. O seu notório conhecimento jurídico e a oratória impecável transformou Domingos em uma das maiores figuras da Justiça Desportiva Brasileira. Além de Moro, tivemos a perda do técnico e ex-jogador Paulo Henrique Filho, de 52 anos, que morreu na noite da segunda-feira (13/02), dois dias após ser vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Paulo era filho do também Paulo Henrique, que brilhou no Flamengo. Aos familiares, nossa solidariedade.

Twitando

*Onde vamos chegar com a violência no Rio de Janeiro? No domingo passado, mal adentramos o Estádio Olímpico Nilton Santos e, lá de dentro ouvimos um infeliz e insano, do lado de fora atirando ao ermo, a ponto de ferir e matar vidas. Que Deus tenha misericórdia desse cidadão e dessa alma. É tudo que eu como cristão posso pedir.

* Invocar o Estado e a Polícia é besteira. O Rio de Janeiro e o Brasil estão entregue às baratas e aos ratos da política, que só pensam em se locupletarem à custa do voto dos eleitores, que por sua vez, também leiloam seus interesses pessoais em prejuízo do bem comum. Só Jesus!

* Show da Galera! Esse é o novo programa que já estreou, nas noites de sábado, pela Super Tupi, desbancando a concorrência e concentrando a audiência do rádio esportivo do Rio de Janeiro. O comando é de meu irmão e amigo Gilson Ricardo que sabe animar um microfone radiofônico como ninguém no Brasil. Parabéns Gilsão! Parabéns Super Rádio Tupi!

* Quero renovar aqui minhas condolências à família do amigo e companheiro Domingos Moro e também do Paulo Henrique Filho, duas figuras marcantes do futebol carioca. A vida é assim. Passamos por dois estágios uterinos: o da nossa mãe e desse mundo vil. Nossa esperança está na eternidade, que eu acredito e tomo posse.

* A propósito, uma frase de Santo Agostinho que norteia minha vida e que deveria ser o norte de todos nós: “Meu coração está inquieto no Senhor e permanecerá inquieto, enquanto Nele não repousar.”

* Na semana que vem estarei em viagem e peço desde já desculpas por não editar nosso papo semanal. A trabalho estarei em João Pessoa, na capital da Paraíba, e, aproveitando o vácuo do carnaval, estenderei minha viagem a Recife, Olinda, Natal, e a Campina Grande. Se o Rio de Janeiro é a “Cidade Maravilhosa” o Nordeste Brasileiro é a Região mais maravilhosa do Brasil. Só critica quem não conhece sua geografia e o seu povo.

*É isso aí galera, por hoje vamos ficando por aqui. Estaremos de volta no dia 3 de março, se antes o arrebatamento não vier pessoal ou coletivamente para todos nós. Até lá!

Por Reisinaldo Esteves
Emails para esta coluna: reisinaldo.jornalista@hotmail.com
Foto: Úrsula Nery/ Agência FERJ

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *