Sub-20: Vasco bate o Flu e levanta a Taça GB

Na manhã deste domingo (30), no estádio Manoel Scwartz, nas Laranjeiras, o Vasco da Gama venceu o Fluminense por 1 a 0 e conquistou o título da Taça Guanabara do Campeonato Estadual da Série A de Futebol Junior.

Paulinho comemora o gol do título marcado aos 26 minutos do segundo tempo (Fotos: Paulo Fernandes/Divulgação/Vasco)

O gol de Paulinho no segundo tempo coroou a boa atuação dos vascaínos e o belo desempenho durante a competição. Em 17 jogos, o time obteve 10 vitórias, quatro empates e três derrotas. O resultado fez o Vasco encerrar um jejum de três anos sem títulos na categoria. O último troféu levantado havia sido a Taça Belo Horizonte de 2013.
>> A partida – Devido ao fato do clássico ser disputado nas Laranjeiras, a expectativa era que o Fluminense encurralasse o Vasco em busca do gol. O Tricolor até teve a primeira oportunidade do jogo, aos dois minutos, com Ramon, mas foi o Cruzmaltino que mandou no confronto no primeiro tempo. Aos cinco minutos, Alan Cardoso cobrou escanteio, a bola desviou e sobrou nos pés de Paulo Vitor, mas Yuri saiu em seus pés e salvou os donos da casa. Na sequência, Mateus Vital bateu o corner curtinho e Dudu finalizou com perigo.
O Gigante da Colina seguiu pressionando e levando perigo. Aos oito, Bruno Cosendey apertou a saída de bola, desarmou o adversário e chutou com força. A bola só não balançou as redes devido a uma fantástica intervenção de Yuri. O tempo foi passando e o clássico continuou sendo dominado pelo visitante Vasco. Aos 23, Robinho recebeu de Cosendey e finalizou rente à trave. Três minutos depois, aos 26, Paulo Vitor tabelou com Mateus Vital e arrematou nas mãos do camisa 1 tricolor.
Recuado, o Fluminense só voltou a criar nos derradeiros momentos do primeiro tempo. As investidas, porém, foram defendidas com tranquilidade por João Pedro. Antes de o árbitro decretar o fim da metade da partida, o Cruzmaltino assustou em finalização de Mateus Vital.
O panorama da decisão não mudou no começo do segundo tempo. Logo aos dois minutos, Paulo Vitor foi lançado em profundidade e chutou perto da meta. A pressão vascaína seguiu nos minutos que antecederam a parada técnica. Aos 17, Dudu foi derrubado na entrada da grande área e Cosendey cobrou a falta com perigo. Um minuto depois, aos 18, Paulo Vitor foi lançado em profundidade, limpou a marcação e arrematou próximo ao canto esquerdo de Yuri. De tanto tentar, o Vasco conseguiu balançar as redes, com Paulinho, aos 26. O atacante recebeu de Cosendey, invadiu a área, se livrou da marcação e chutou no cantinho.
Recuado, o Gigante da Colina sofreu a pressão do Fluminense até os últimos minutos, mas conseguiu se defender bem. Paulo Vitor teve a chance de ampliar o placar aos 46 minutos, mas acabou parando nas mãos do goleiro Yuri. Com o placar garantido, os vascaínos se sagraram campeão da Taça Guanabara e deram a volta olímpica na casa do adversário.

Cobertura: Carlos Gregório Júnior / Ascom / Vasco
Colaborou: Paulo Roberto Rodrigues / Papo Esportivo
Edição: Jota Carvalho / Papo Esportivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *