Papo do Rei – 03/04/2015

Será?…

Nesta quarta – feira a imprensa que cobre os clubes intermediários e coadjuvantes anunciou que o São Cristóvão acertou com o jovem treinador e ex-atleta do Flamengo Athirson. Até aí tudo bem. Não questiono a veracidade da notícia. O que me deixa com a “pulga atrás da orelha” é se ele (Athirson), não abandonará o barco antes ou durante a competição, como fez com o Barra Mansa. O gesto do jovem e ainda iminente treinador foi reprovável, pois como profissional fora das quatro linhas, nada nos garante o mesmo sucesso que ele teve dentro delas. De sorte que, qualquer atitude negativa por parte do treinador sem forte justificativa, nos parece covardia. Além disso, o São Cristóvão é um clube clássico, assim como o Barra Mansa, porém com muito mais visibilidade do que este. Nada contra o Athirson que é uma figura queridíssima, mas, se ele realmente assumir esse desafio, que faça às exigências de trabalho previamente e, leve o barco até o fim.

Barra Mansa: tradição e amadorismo ao mesmo tempo

Acabei de elencar o Barra Mansa entre os clubes clássicos do interior do Estado do Rio de Janeiro e ele o é. Mas, nessa oportunidade em que o clube debutou na elite seus dirigentes pisaram na bola e cometeram uma atitude, que como diz nosso colega, o irreverente Vanderlei Soares, é de “gato jogar terra em cima”. O leão do sul não merecia isso e, agora se realmente os fatos são inequívocos, é certa a sua volta à Série B no ano de 2016. Infelizmente! O julgamento será na próxima segunda-feira.

Correta a decisão do TJD

O efeito suspensivo deferido pelo TJD da Federação foi corretíssimo, sobretudo, diante de um clássico de tamanho apelo popular, como é o Fla x Flu! Seria de uma imbecilidade desfalcar o espetáculo deste domingo por uma simples questão extra campo, que na minha opinião não ficará apenada com mais de uma partida. Afinal, se não consta na súmula nenhuma ofensa moral ao árbitro ou a quem quer que seja, não se justifica o livre direito de manifestação do treinador, que além de orientar o time, tem o direito de reivindicar sim, cabendo ao árbitro aceitar ou não e, nada mais do que isso. A simples reivindicação ou manifestação não é motivo para suspensão ou cassação de qualquer direito de um profissional, seja ele em que atividade estiver exercendo.

Copa do Brasil: Uma competição democrática

Tenho ouvido em várias emissoras de rádio por aí, críticas e mais críticas motivadas pelo calor emotivo das torcidas em relação ao atual presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda. É óbvio que no campo do fanatismo esportivo isso também é respeitado. Mas, não podemos esquecer, sobretudo os torcedores do Fluminense, que foi o Eurico quem bateu o pé e trouxe de volta o Fluzão da Série C para a Série A do Brasileiro. Além disso, a Copa do Brasil, competição mais democrática que eu já vi na história da CBF, que jamais fica mudando seu regulamento e sua forma de disputa, sem gerar prejuízos aos clubes, foi por ele inventada, quando lá esteve. O Eurico pode ter muitos defeitos, Mas, volto a dizer: Todos os torcedores de todos os clubes do Rio de Janeiro, da elite aos intermediários gostariam de ter um “Eurico Miranda” dirigindo seus clubes. Não trabalho para ele nem com ele, a não ser no que diz respeito ao meu ofício de jornalista, mas, tenho que reconhecer sua combatividade em favor do Vasco num primeiro momento, em favor do futebol do Rio de Janeiro num segundo momento e, em favor do futebol brasileiro num momento máximo.

E por falar em Copa do Brasil…

… Vasco e Botafogo vão ter que anfitriar o Rio Branco do Acre e o Botafogo da Paraíba respectivamente, no Rio de Janeiro no próximo dia 15 de abril. Nas partidas da quarta-feira, última, o Vasco da Gama venceu o clube acreano pelo placar de apenas 2×1 e, o Botafogo empatou com o paraibano em 2×2. Somente em caso de vitórias fora de casa com placar igual ou superior a dois gols é que a segunda partida se torna desnecessária. Assim, tanto os acreanos quanto os paraibanos terão a oportunidade visitarem São Januário e o Engenhão respectivamente.

Escala de trabalho para este final de semana na Ativa Rio FM

Na empreitada de cobertura de dois jogos por rodada da Rádio Ativa Rio FM, 104,9Mhz, São José do Vale do Rio Preto, RJ e, para o mundo, em www.ativafm.com, a emissora mais querida da Região Serrana do Rio de Janeiro abrirá sua jornada neste domingo às 15h30 minutos direto do Engenhão com Reisinaldo Esteves, Luiz Antônio Martins e Maurício Passos, ao vivo, com o jogo entre Botafogo x Madureira, e, na sequência, às 18h20, direto do Novo Maracanã, com Vanderlei Soares, Fabinho Guerra e Marcelino Santana, ao vivo com o clássico Flamengo x Fluminense. Você não pode perder: www.ativafm.com. Eu espero você!

Batendo bola

* Quero agradecer ao companheiro Paulo Roberto Rodrígues, que nos referenciou o profissional Marcelino Santana, como propenso substituto fixo dele na Rádio Ativa FM. O referenciado já estréia neste domingo, mas, ainda em caráter experimental, pois a palavra final é do Diretor da Equipe Fábio Meireles Guerra Júnior (o Fabinho Guerra);

* Enquanto o Cariocão da Série A vai chegando à fase de definição, a Série B está começando a aquecer. A sensação, por hora, vem sendo a lusa. Pela qual tenho imenso carinho e torço que retorne à elite, muito embora, também faço votos que todos os que disputam a competição ascendam à Série A;

* Desacreditado no início, o Americano vem mostrando sua força que já o colocou como o quinto melhor do Rio. Torço para o alvinegro de Campos, muito embora, seu presidente seja uma pessoa antipática por demais. Pelo menos, foi essa a impressão que ele me deixou na única vez que nos encontramos no estádio do Madureira, e, confirmada por um atleta de minha cidade, que atuou no alvinegro campista;

* Para fechar: gostaria de dizer aos meus amigos leitores que a Semana Santa é a festa mais importante da cristandade. Seja entre evangélicos seja entre católicos. É o marco que reúne o sacrifício do Cristo na sua Paixão (sofrimento ao extremo), Morte (entrega na cruz perdoando a humanidade pela sua ignorância), e, na Ressurreição (vitória da vida sobre a morte, tomando o Livro da Vida das mãos de Lúcifer e levando aos céus, para junto do Pai). Que possamos crer nisso e vivenciar uma Páscoa consciente e feliz! Deus abençoe à face da terra!
Emails para nossa coluna: reisinaldo@hotmail.com; Watssap: +55 24 992076080.
Fale conosco!.
Email para esta coluna: reisinaldo@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *