Papo do Rei – 10/04/2015

Não se pode elogiar…

Fui defender e elogiar o Vanderlei Luxemburgo por defender a livre manifestação e, inclusive, disse ele não pegaria mais do que um jogo de suspensão e ele já pisou na bola. Técnico de futebol tem função primordial de orientar seus atletas fora e dentro de campo (ponto final). Tem o direito de se expressar sim, mas, intrometer-se em assuntos administrativos e da federação, cujo Arbitral aprovou por unanimidade não. Por isso, ao invés de usar a televisão e a coletiva para colocar esparadrapo na boca, ele deveria dependurar uma melancia no pescoço. Foi só começar a dar certo na direção técnica do Flamengo, para o sucesso voltar a subir-lhe a cabeça. Menos Vanderlei!…

Outro que não pode reclamar…

Fred com a bola no pé é um gênio, mas, quando abre a boca é um “fantoche”. Errou ao segurar a bola, antes do juiz marcar ou não a infração por ele sofrida, foi expulso e saiu falando besteira além da conta. Ora, ele não poderia reter com as mãos a bola, sem que antes tivesse certeza da marcação da falta. E se já havia recebido um cartão de advertência, obviamente, que seu gesto lhe custaria nova advertência e por via de regras, a expulsão. De sorte que, ele não tinha nada que sair “vomitando” besteiras ao ermo. E pior é o órgão de imprensa que dá ibope à suas palavras. O sistema de desporto no Brasil é Confederativo e Federativo e temos que respeitar as entidades. Se dependesse de mim, o Fred iria disputar o Fut7, pois o Firmino não sai da Seleção nunca mais e o Fred já deu o que tinha que dar.

Recorrer de que?

Foi flagrante o confronto da Súmula com a Relação de Atletas do Barra Mansa, no site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ficando claro o amadorismo da direção do Barra Mansa ao escalar um jogador não inscrito. De sorte que, nenhum recurso merece ser provido em favor do “Leão do Sul”, que terá que disputar a Série B de 2016. Aliás, pena muito pequena, pois, a afronta foi ao futebol em geral e eles deveriam começar do zero. Ou seja, na Série C.

De novo esse papo de Liga Estadual Independente

O Fluminense, que recentemente foi à Série C do Brasileiro, e, que foi inçado pelo Eurico Miranda e trazido à Série A, e, mais recentemente, alugou seu nome à cooperativa médica, que conquistou seus últimos títulos, vindo a ficar em situação de iminente falência como parceira do tricolor, deveria colocar o pé no chão e acabar com essa idéia esdrúxula de querer, junto com o Flamengo, criar uma Liga independente de Futebol no Rio de Janeiro. Sua insubordinação poderá gerar suspensão na CBF, e até mesmo sanções por parte da FIFA. Sua diretoria precisa saber disso!

Começa neste sábado o quadrangular final da Série A

Com o Botafogo campeão da Taça Guanabara, o Madureira campeão da Taça Rio de Janeiro, só nos resta agora, conhecer o campeão carioca de 2015. O Botafogo por ser o time de melhor campanha disputa a semifinal e a final (caso venha avançar), com o direito de dois empates. Aos demais só lhes restam vencer. A primeira partida da semifinal acontece neste sábado às 16h no Maracanã e reunirá Botafogo x Fluminense, que fez o dever de casa e conseguiu vencer o Madureira no clássico tricolor pelo placar de 2×1. No dia seguinte, no mesmo horário, o Flamengo enfrentará o Vasco da Gama. A Rádio Ativa Rio FM Web, em 104,9MHz e em www.ativafm.com, transmite apenas no domingo ao vivo, Flamengo x Vasco da Gama!

Segundo rebaixado sairá de play off

Ao contrário do que foi noticiado por muitos o Nova Iguaçu não foi rebaixado ainda. Pelo regulamento da competição, em ocorrendo situações extra campo, como foi o caso do Barra Mansa, que perdeu a vaga não por disputa técnica, não poderia o Nova Iguaçu ou o Boavista também serem rebaixados da mesma forma. Assim sendo, os dois clubes passarão por um play off para saber quem será o segundo rebaixado direto e quem ficará para disputar a seletiva no segundo semestre.

Batendo papo

* Inconsequência de Fred prejudicou o Fluminense e a ele próprio. O atleta poderá desfalcar o clube e perder a chance de em duas partidas se tornar o artilheiro isolado da competição. Não basta ter a cara de experiente. É preciso sê-lo!

* Que campeonato do Madureira! Jamais tinha visto um clube clássico, porém coadjuvante, disputar uma competição com esmero desempenho tático e técnico como o Madureira disputou este ano. Por outro lado já havia visto times de elite, se comportar como verdadeiros amadores. Parabéns ao Madura!

* Recurso nenhum devolverá pontos ao Barra Mansa. Chega ser cômico, para não dizer trágico o comportamento do presidente do Barra Mansa em afirmar que iria às últimas consequências para reaver seus pontos. Como diz o Apolinho, “marca de batom na cueca” não tem justificativa. O clube escalou um atleta que ainda não tinha seu nome definitivo na listagem da Federação na data em que atuou. Logo, acertada foi a decisão do TJD.

* E a famosa perseguição pregada pela diretoria do Fluminense?… Penso que seus diretores estão precisando de um psiquiatra e de uma boa dose de Rivotril e Sertralina. Isso que dá administrar um clube da grandeza do tricolor com o amadorismo de seus dirigentes. Futebol se ganha dentro das quatro linhas e ficou provado isso.

* Espero que essa ideia ridícula de Liga liderada pelos cartolas tricolores também caia por terra. No meu dicionário e manual de política em geral, isso chama-se “Golpe!” O que mais se tem nesse país são instituições. E diga-se de passagem, quase todas falidas. Criar mais uma para que?

* A mudança começa dentro de cada um de nós. Inventar e reinventar não adianta nada. Precisamos é fortalecer as instituições que aí estão. Infelizmente o brasileiro é muito volúvel e, “folha seca”. Não como a bela e consagrada jogada do saudoso atleta Didi, mas, pelo fato de ir para onde o vento levar…

* Neste domingo estarei no Novo Maracanã. Por imposição e não por prazer. Não sei porque, e, sem qualquer espírito de saudosismo: Não me sinto à vontade dentro do atual estádio.

* Por hoje a conta está fechada. Semana que vem estaremos de volta. Um beijo fraterno a todos!
Emails para nossa coluna: reisinaldo@hotmail.com; Watssap: +55 24 992076080.
Fale conosco!.
Email para esta coluna: reisinaldo@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *