Pré-estreia será nesta segunda, 9/12/24, às 20h, no restaurante Maria Portuguesa – Rua Luiz Sobral, 458, em Nova Iguaçu, perto da Via Dutra
Edição: Jota Carvalho, O Velho Escriba
jota.carvalho@yahoo.com
Foto: Divulgação/Fenig
O documentário “Sensei: o legado de César Romeu” homenageia um dos grandes nomes do judô de Nova Iguaçu e do Estado. Dirigido por Oscar Colombo e Paulo China, o filme conta a trajetória do professor e judoca César Romeu, e ensinamentos do Mestre aos jovens da Baixada Fluminense. Entre seus principais alunos, está o medalhista mundial e panamericano, Sebastian Pereira. A pré-estreia será nesta segunda-feira (9), às 20 horas, no restaurante Maria Portuguesa, na rua Luiz Sobral, 458, em Nova Iguaçu, perto da Via Dutra.“É uma honra ter participado ativamente da trajetória esportiva do César Romeu, educador e profissional, que tanto fez e faz pelo esporte, não somente de Nova Iguaçu, como também do Rio de Janeiro e do Brasil. Muitos atletas e pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar seus ensinamentos trilharam caminhos de sucesso. Ver toda essa história de legado do César sendo retratada é uma alegria imensa. Sinto um orgulho gigante por sua história e por ter participado do documentário. César é um abnegado dentro do esporte que com muita perseverança e determinação impactou decisivamente a vida de muitas pessoas”, afirmou o medalhista mundial e panamericano de Judô, Sebastian Pereira, nascido em Nova Iguaçu.
“Resgatar a história de um ícone do judô de Nova Iguaçu, através dos depoimentos de pessoas que conviveram com ele, foi experiência enriquecedora. Espero que este filme possa inspirar novas gerações de judocas e preservar para sempre a memória desse grande mestre”, destaca o diretor Paulo China.
Para o diretor e roteirista Oscar Colombo, o documentário resgata a história de um mestre que ensinou a sabedoria dentro de um dojô. “O César Romeu foi fundamental na vida de várias famílias, na formação de cada criança que acolhia e mostrava um caminho de luta e de inclusão, através do esporte. Estou muito feliz por ter contribuído um pouco para que essa história seja eternizada”, concluiu Colombo.
O filme conta a trajetória do Mestre César Romeu, desde o início na tradicional Academia Riva, que ficava ao lado da Praça Rui Barbosa. Hoje, aos 73 anos, César dá aulas todos os dias na Vila Olímpica de Nova Iguaçu e no projeto social e esportivo Faixa Preta de Jesus.
O documentário “Sensei: o legado de César Romeu”, teve a produção executiva de Adriano Santos, e contou com o apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, para a sua realização.