Papo do Rei – 17/04/2015

Rede Globo interfere em calendário de dez federações e na CBF

Os próprios utilizados (estádios e locais) são de propriedade pública e custeados com o dinheiro público. O cenário é de domínio público, mas, a Rede Globo não paga direito de imagem e taxa de ocupação do solo, como qualquer mortal brasileiro o faz. Além disso, as Organizações Globo interferem em regulamentos, calendário, horário de competições e demais situações de seus interesses, em mais de 10 federações de futebol e de outros esportes olímpicos, além de ter carta branca na Confederação Brasileira de Futebol. Tudo isso, pagando apenas o percentual de 17% do custo total da realização destes eventos (http://colunas.radioglobo.globoradio.globo.com/platb/blogdomarcosguiotti/2010/03/24/coluna-no-tempo/) e do Orçamento anual dos clubes conforme revela o repórter Marcos Guiotti da própria Globo. Até quando isso vai continuar?… Com a palavra o Ministério Público Federal.

Consórcio Maracanã abocanha 55% do faturamento dos eventos no estádio

Esta semana eu resolvi por denunciar os desmandos e a exploração econômica das entidades privadas no desporto e na utilização dos bens públicos custeados com o dinheiro do povo. Segundo o diretor de competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a participação do Consórcio Maracanã em cada evento realizado no então “MARACA É NOSSO UHU, AHA!” é de 55% do faturamento bruto. Isso é um absurdo e constitui objeto de enriquecimento ilícito e deve ser apurado pelas autoridades judiciárias e pela Procuradoria Geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. As denúncias foram feitas abertamente no “Programa Enquanto a Bola não rola, do domingo último, dia 12 de abril, pelo Diretor da FFERJ Marcelo Vianna. É só requisitar a cópia do “dedo duro obrigatório” da emissora. Exploração total de quem realmente trabalha e faz o espetáculo.

Agência Estádio Mário Filho dos Correios localiza-se fora do complexo Maracanã

Pasmem vocês meus amigos leitores e internautas. Nem mesmo a Agência pública dos Correios e Telégrafos, empresa pública federal, funciona no endereço que deveria. Falsidade ideológica explícita e risco de segurança. O endereço da entidade, muito embora, esteja classificado como AGÊNCIA ESTÁDIO MÁRIO FILHO, funciona numa rua transversal à Rua Eurico Rabello com a Avenida Maracanã. Um absurdo! Aliás, dentro do complexo deveriam funcionar Bancos 24 horas, Drogarias e até mesmo uma lanchonete popular com preços acessíveis, diversos daqueles praticados por imposição na hora dos espetáculos. Mas isso é um assunto para discutirmos oportunamente.

Se não mudar ao apagar das luzes…

… O segundo jogo semi decisivo entre Botafogo x Fluminense, no próximo sábado, será no estádio Municipal Nilton Santos, no Complexo Engenhão. A informação oficial foi publicada na terça-feira última com o seguinte teor: “A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro vem divulgar que a segunda partida semifinal do Campeonato Carioca 2015, entre Botafogo e Fluminense será realizada no estádio Nilton Santos (Engenhão). O dia (18/04) e o horário (18h30min) estão mantidos.Haverá partida preliminar da categoria Sub-20 entre as duas agremiações, válida pelas semifinais da Taça Guanabara.” É bom que se diga que o jogo estava previsto para o Complexo do Consórcio Maracanã até a última segunda-feira. Tomara que não venham mudar de novo. O Botafogo e o Vasco da Gama tem que fazer valer os seus mandos de campo. Assim como assim, os caraminguados, pouco mais de 15 mil expectadores cabem nos dois estádios.

Batendo bola!

* No domingo passado nos deparamos com a Rádio Muriaé, 1140 Khz, ao vivo no Novo Maracanã, para transmitir ao vivo o clássico entre Vasco x Flamengo. Uma prova de que o futebol do Rio de Janeiro interessa não só aos torcedores do Estado, mas, de todo o Brasil;

* Bom demais foi poder reencontrar o “ligeirinho” Francisco Rezende, com passagens pela Itatiaia, Globo Minas, Tropical e agora na emissora da Zona da Mata Mineira. O futebol não tem dado muitas alegrias à nós nãos, mas, fora das quatro linhas, fazemos uma legião de amigos impagável. Um abraço ao companheiro Chico Rezende.

* Vale registrar também o nome de duas feras dos bastidores do rádio, que são verdadeiras “damas” (no bom sentido da palavra), no trato e na relação com os demais profissionais de rádio. O Francisco Carlos (Carlão) e o João Cardoso, duas lendas do Maracanã, que felizmente não se perderam nessa transição maluca implementada no estádio. Aos dois: TODA GRATIDÃO DO RÁDIO ESPORTIVO DO RIO E DO BRASIL!

* Ainda em recuperação o meu amigo e querido companheiro de bancada de rádio Daniel Pomeroy, que está ultimando os cuidados com o seu “pezinho de anjo”, para voltar à batalha. Nossos votos de pronto restabelecimento.

* Neste sábado transmito direto do Engenhão, Botafogo x Fluminense, ao vivo a partir das 18h; no domingo, Vanderlei Soares, Fabinho Guerra e Marcelino Santana confere direto do Novo Maraca, Flamengo x Vasco da Gama. Tudo em www.ativafm.com;

* Registro aqui com carinho o Passeio Ciclístico organizado pela Companhia dos Animais, ONG de São José do Vale do Rio Preto, que organiza o evento como forma de confraternização e agradecimento aos seus colaboradores e amigos. O evento é aberto, a classificação é livre e participam pessoas desde os 7 e 8 anos até os 80. Não tem caráter competitivo e para a “cidade das águas de março”, todos os anos no último domingo de abril;

* Gostei do projeto de redução do Campeonato Estadual da Série A para 12 clubes e, bem assim, da fórmula como se dará essa redução. Além disso, os clubes que participarem da seletiva, ou das seletivas que não forem rebaixados estarão sempre na “crista da onda”, participando todos os anos. Pelo menos foi o que deixou claro, o diretor de competições da FFERJ Marcelo Viana. Com isso, além dos três primeiros da Série B ganharem possibilidades de ascensão, os quatro últimos de cada seletiva que disputarem o hexagonal também poderão estar sempre esperançosos. É chance e mais chances de livrar-se do inferno, como eu havia comentado com meu amigo Paulo Roberto Rodrígues, num papo informal.

*É isso aí galera! Por hoje eu fecho a conta. Semana que vem se Deus não promover o arrebatamento ou eu não for chamado para junto Dele, aqui estarei. Um beijo no coração de cada um de meus leitores e até a próxima!
Emails para nossa coluna: reisinaldo@hotmail.com; Watssap: +55 24 992076080.
Fale conosco!.
Email para esta coluna: reisinaldo@hotmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *