Papo do Rei – 29/05/2015

A devassa na FIFA é apenas a ponta o iceberg

Eu já venho dizendo aqui, nas redes sociais, na rádio, enfim, onde quer que eu participe de debates que reúnam a crônica esportiva, que o futebol virou “banca de feira”. Entre aspas, justamente para fazer uma sátira do que acontece nos bastidores desse esporte que já foi o mais popular do mundo (Vejam bem: popular no sentido de ser popular mesmo, não de enganar a população e os torcedores).
Fifa sangrandoDe sorte que a prisão dos cartolas que foi notícia na quarta-feira última é apenas a ponta do iceberg. Livros denunciando já foram escritos; desportistas e jornalistas já denunciaram claramente e, ninguém fez ou daz nada nada. A FIFA não passa da grande monopolizadora da máfia do futebol. Falo isso sem medo de errar e consciente do que estou declarando e de eventuais consequências. O futebol virou porta de entrada de corrupção e de lavagem de dinheiro e os clubes instrumentos não puníveis em razão do amor popular, são usados para toda a vergonheira que acontece no futebol no Mundo. Para quem não sabe, uma pequena casta de atletas, abaixo de 5% de todos que são inscritos no mundo inteiro, são beneficiados, em prejuízo de mais de 95% dos atletas. O mesmo acontece com os dirigentes e profissionais da área do futebol. Pior que isso amigos, o COI (Comitê Olímpico Internacional), já foi contaminado, sabe dessas mumunhas, participa indiretamente delas e goza de livre trânsito no mundo inteiro, por conta de um status de interesse internacional. Esperem a justiça e os procuradores de justiça dos principais países e da ONU apurarem de forma circunstanciada cada uma dessas entidades que vocês verão que escândalo mundial será detonado.

São João da Barra rezando para o fim da Série B

Quando eu digo São João da Barra rezando para o final da Série B, leiam, políticos da Prefeitura Municipal de São João da Barra, descompassados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, não vêem a hora do clube do norte fluminense cair e o estímulo dos torcedores diminuir a ponto de saírem menos manchados na história do futebol profissional da cidade. O clube passa por uma fase financeira complicada, o Município vem sendo interpelado acerca do apoio que sempre ofertou ao clube e, o cerco contra as autoridades daquele Município apertaram. As informações, muito embora, lá tenhamos o nosso companheiro Fábio Oliva, vêm de um companheiro da cidade vizinha de Campos dos Goytacazes, e, que é funcionário de alto escalão da Prefeitura de São João. É uma pena, pois, não só o clube do Norte Fluminense, mas, clubes do Brasil inteiro sobrevivem com o apoio das Prefeituras locais. O pior é que com esse escândalo na FIFA, o cerco local por parte dos procuradores de justiça e do Ministério Público em cima dos clubes e prefeituras municipais, aumentarão ainda mais. É bom que se frise que a situação não é só do São João da Barra. No Brasil inteiro clubes vivem esse problema.

Sub 20 do Rio acontecerá somente aos finais de semana

Em virtude das competições de categorias de base organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, teve que modificar a tabela do Campeonato Carioca Sub-20 a partir da 9ª Rodada da Taça Rio. Assim, todos os jogos do segundo turno da competição passam a ser disputados nos finais de semana. A razão da mudança é devido a disputa do Brasileiro Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20, no qual os filiados Botafogo, Flamengo, Fluminense e, Vasco da Gama estarão atuando. As informações é do site oficial da entidade.

De que valeu o I Fórum?

Seguindo o exemplo da CBF, o Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro baixou Resolução criando um Grupo de Trabalho para estudar e apresentar propostas de desenvolvimento do futebol do Estado. Ora, e o I Fórum que aconteceu ao final de 2014, não valeu de nada. Com todo respeito aos dirigentes da FFERJ, eles estão inventando para poder justificar a existência da entidade que organiza os estaduais e não tem mais nada a fazer durante todo o ano. Se pelo menos eles criassem um fundo mútuo de auxílio aos intermediários, nos moldes que existe em São Paulo já seria uma boa. Mas, pelo que vejo, eles ainda não identificaram que o problema do futebol é um só: GRANA. E, a solução também é uma só: criar meios de marketing e promoções para arrecadar fundos capazes de custear as despesas da entidade e dos intermediários co adjuvantes que são necessários às quatro estrelas do Rio: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Curtinhas

* A diretoria do Flamengo está batendo cabeça. As declarações do Luxemburgo foram uma porrada no discurso de “bom samaritano” pregado pela diretoria, sobretudo, pelo diretor financeiro, que no domingo prestou uma exclusiva na Tupi do Rio pregando parcimônia. Pisaram na bola nessa!

*Quero agradecer a SETEL (Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer) de São José do Vale do Rio Preto, pela honraria que eles me concederam na última terça-feira, na sede da entidade, reconhecendo nossos serviços prestados ao desporto e ao rádio esportivo brasileiro e da cidade. Obrigado!

* E o craque Rivelino declarou “ipsis literis” ao microfone da Ativa Rio FM Web, no domingo, ao repórter Marcelino Santana, que o atual Maracanã não tem nada a ver com o histórico, charmoso, emblemático, místico e que sediou jogadas imortalizadas pelos grandes e verdadeiros craques do futebol brasileiro, até a geração de Romário. Riva apenas corroborou com o que eu sempre venho dizendo: O Maracanã verdadeiro foi demolido. O novo é uma arena como outra qualquer.

* Neste domingo tem Fla x Flu e eu lá estarei ao lado de todo o timaço emoção do seu rádio. A jornada começa às 18h e você pode ouvir a Rádio Ativa Rio FM em dois endereços: ATIVAFM.COM e RADIOS.COM.BR. Sua participação pelo Fanpage da Rádio no Facebook em qualquer parte do Brasil ou do Mundo vale o sorteio de uma camisa “moda oficial do torcedor” do Fla ou do Flu. Participe!

* Quero agradecer ao meu editor-chefe Jota Carvalho pela edição da última coluna. Fiz correndo e não revisei. Resultado: o chefão corrigiu bonito.

* E já que aqui no PAPO ESPORTIVO, papo de esportes é o que não pode faltar, nossa coluna a partir da próxima semana também mudará de nome para poder se adequar ao novo visual e conteúdo do site.  Como o Jota me chama de REI, nossa coluna passará a se chamar “PAPO DO REI”. Até porque, em tempos de vacas magras e poucos gols, Golaços é o que não vem acontecendo…

Um beijo fraterno a todos e até a próxima semana se Deus quiser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *