Na tarde desta quarta-feira (26), o America começou com o pé direito na Copa Rio de Profissionais. No Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, a equipe rubra derrotou o Barcelona por 3 a 1.

Artilheiro Jean abriu o caminho da primeira vitória na competição (Foto: Raffa Tamburini/Divulgação)
Jean, Vagner Eugênio e Darlan marcaram os gols do bom resultado. Vagner Eugênio, contra, fez o tento único do Barça Carioca. O Mecão largou na frente do Grupo C com três pontos. No outro jogo do grupo Macaé Esporte e Madureira empataram (1 a 1), no estádio Claudio Moacyr de Azevedo. O America voltará a campo no próximo dia 2 de setembro, às três da tarde, para enfrentar o Madureira no Aniceto Moscoso. No mesmo dia e horário o Barcelona terá como adversário o Rio-São Paulo, no Marrentão, em Xerém.

Logo depois de fazer o primeiro gol, o time rubro teve tranquilidade para construir o triunfo em casa (Foto: Raffa Tamburini/Divulgação)
>> O jogo – No primeiro compromisso após a conquista da Série B que garantiu o retorno a elite do futebol carioca, o Mecão começou disposto a manter a boa fase. E logo aos três minutos abriu o placar. Na falta cobrada por Accioli, a zaga do Barcelona afastou mal e Jean, da entrada da área, bateu forte sem chances para o goleiro Diego. Em vantagem o time rubro continuou com o domínio da partida. Aos 15 minutos, o volante Darlan chutou forte da intermediária, acertou o travessão e arrancou um ‘uuuuuuhhhhhhh!’ na arquibancada. Oito minutos depois aconteceu o segundo gol americano. No escanteio cobrado da direita e após desviou no primeiro pau o zagueiro Vagner Eugênio cabeceou para o fundo da rede. Mas o defensor acabou marcando gol contra aos 31, quando tentou fazer o corte e jogou contra o próprio patrimônio.
Animado com o gol o Barcelona voltou para o segundo tempo disposto a complicar a vida do America. E por muito pouco não conseguiu. Aos três minutos, o lateral Charlinhos fez o cruzamento da esquerda na cabeça de Betinho. Entre os zagueiros ele testou forte para excelente defesa do goleiro Felipe. O Barça Carioca era melhor, mas desperdiçava as oportunidades até que aos 40 minutos o Mecão fechou a conta. Darlan pegou sobra de fora da área e chutou para o fundo da rede. Diego ainda foi na bola, mas não adiantou.
>> Demais resultados rodada: Gonçalense 4 x 0 Angra dos Reis (Guilherme da Silveira Filho), Volta Redonda 2 x 0 Duquecaxiense (Romário de Souza Faria), Macaé Esporte 1 x 1 Madureira (Claudio Moacyr de Azevedo) e Bangu 1 x 0 Friburguense (Eduardo Guinle).
FICHA TÉCNICA
AMERICA 3 x 1 BARCELONA
Local: Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos
Data-Horário: 26/08/2015 – 15h
Árbitro: Wellington Mendonça de Mello.
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Flávio Manoel da Silva.
Cartão amarelo: Accioli (AME). João Paulo (BAR).
>> America: Felipe Geovane, Fabio Braz, Vagner Eugênio e Marlon; Darlan, Muniz, Accioli (Ramon) e Adrianinho (Philip); Marcelinho e Jean (Igor). Técnico: Ricardo Cruz.
>> Barcelona: Diego, Thiago Henrique, João Paulo, Daniel e Charlinhos (Thiago Conceição); Davi (Albertiny), Sidney, Betinho e Fernando Junior; Washington e Pablo (Marlon). Técnico: Mazolinha.
Copa Rio deste ano tem 20 clubes
A competição promovida pela Ferj dará uma vaga na Copa do Brasil e outra para o Brasileiro da Série D de 2016 e conta com 20 clubes distribuídos em quatro grupos. Grupo A: Gonçalense, Angra dos Reis, Friburguense, Bangu e Resende. Grupo B: Barra Mansa, Boavista, Duquecaxiense, Volta Redonda e Audax Rio. Grupo C: America, Barcelona, Macaé Esporte, Madureira e Rio São Paulo. Grupo D: Cabofriense, Tigres do Brasil, Nova Iguaçu, Bonsucesso e Portuguesa Carioca.
Segundo o regulamento, Os times jogarão dentro de seus grupos, em turno e returno, classificando-se os dois melhores à segunda fase, quando oito equipes formarão dois grupos de quatro. A exemplo da etapa inicial, os clubes se enfrentarão em dois turnos. Os dois primeiros colocados de cada grupo farão as semifinais no sistema conhecido por ‘mata-mata’, saindo daí, os finalistas.
Classificação
Grupo A – 1º) Gonçalense, 3 pontos (saldo: 4); 2º) Bangu, 3 (saldo: 1); 3º) Friburguense, 0 (saldo: -1); 4º) Angra dos Reis, 0 (saldo: -4). Resende ainda não estreou.
Grupo B – 1º) Volta Redonda, 3 pontos; 2º) Duquecaxiense, 0. Barra Mansa, Boavista e Audax Rio ainda não estrearam. Grupo C – 1º) America, 3 pontos; 2º) Macaé Esporte e Madureira, 1; 4º) Barcelona, 0. Rio São Paulo ainda não estreou.
Jogo isolado no sábado
A primeira rodada prosseguirá no sábado (29), às três da tarde. Ainda com o estádio Leão do Sul sem os laudos exigidos, o Barra Mansa enfrentará o Boavista no estádio do Trabalhador, em Resende. Os demais confrontos pelo Grupo D estão marcados para o dia 9 de setembro, às 15h. São eles: Cabofriense x Tigres do Brasil (Alair Corrêa) e Nova Iguaçu x Bonsucesso (Jânio Moraes).
Por Paulo Roberto Rodrigues/Redação
E-mail: paulortrodrigues@gmail.com
Edição: Jota Carvalho
E-mail: jota.carvalho@gmail.com