A Copa Rio de Profissionais, competição promovida pela Ferj, terá bola rolando nos primeiros jogos, nesta quarta-feira (26).

Técnico Edson Souza e os alvinegros do Resende comemoram a conquista do ano passado (Foto: Úrsula Nery/Agência Ferj)
A competição que dará uma vaga na Copa do Brasil e outra para o Campeonato Brasileiro da Série D na próxima temporada, contará com a participação de 20 clubes distribuídos em quatro grupos.
De acordo com a composição feita pela Federação estão no Grupo A o Gonçalense, Angra dos Reis, Friburguense, Bangu e Resende. No Grupo B, Barra Mansa, Boavista, Duquecaxiense, Volta Redonda e Audax Rio. Pelo Grupo C jogarão, o America, Barcelona, Macaé Esporte, Madureira e Rio São Paulo, enquanto no D se enfrentarão a Cabofriense, Tigres do Brasil, Nova Iguaçu, Bonsucesso e Portuguesa Carioca.
Cinco partidas vão abrir a competição e quatro deles com início às três da tarde – Gonçalense x Angra dos Reis (Guilherme da Silveira Filho), Duquecaxiense x Volta Redonda (Romário de Souza Faria), America x Barcelona (Giulite Coutinho) e Macaé Esporte x Madureira (Claudio Moacyr de Azevedo). Às 19h30, no Eduardo Guinle, o Friburguense receberá o Bangu. A mesma rodada prosseguirá no sábado (29), às 15h, quando jogarão: Barra Mansa x Boavista, no estádio do Trabalhador. Outras duas partidas da rodada inaugural serão realizadas no dia 9 de setembro, às três da tarde. São elas, Cabofriense x Tigres do Brasil (Alair Corrêa) e Nova Iguaçu x Bonsucesso (Jânio Moraes).
Fórmula de disputa
Os times jogarão dentro de seus grupos, em turno e returno, classificando-se os dois melhores à segunda fase, quando oito equipes formarão dois grupos de quatro. A exemplo da etapa inicial, os clubes se enfrentarão em dois turnos. Os dois primeiros colocados de cada grupo farão as semifinais no sistema conhecido por ‘mata-mata’.
Resende foi o campeão de 2014 nos pênaltis
Na temporada passada Resende e Madureira foram finalistas da Copa Rio. Na decisão épica o alvinegro do Sul Fluminense faturou o caneco. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, gol de Osvaldir, o Tricolor Suburbano estava conquistando o título até aos 50 minutos da etapa complementar. Porém, o gol do goleiro Arthur, de cabeça, levou a disputa para os pênaltis. Aí, o Resende venceu por 3 a 1 e comemorou bastante o feito. A partida aconteceu no estádio do Trabalhador. Rodrigo Nunes de Sá foi o árbitro, auxiliado por Jackson Lourenço dos Santos e Silbert Faria Sisquim.
>> Resende: Arthur, Cássio (Sassá), Admilton, Lucas e Uallace; Iuri (Kim), Leo Silva e Marcel; Felipe Linhares, Willian Vitorino (Thalis) e Geovane Maranhão. Técnico: Edson Souza.
>> Madureira: Jonathan, Osvaldir, Luiz Gustavo, Thiago Cardoso e Luiz Paulo; Gilson, Ryan, Rodrigo Lindoso e Carlinhos (Victor Bolt); Felipe Augusto (Washington) e Rodrigo Pinho (Douglas Caé). Técnico: Leston Junior.
Por Paulo Roberto Rodrigues/Redação
E-mail: paulortrodrigues@gmail.com