Sub-15 e Sub-17: Estadual começa neste sábado

Neste sábado (2) o Campeonato Estadual da Série A de Futebol Infantil e Juvenil terá bola rolando com a participação de quatorze equipes. Doze times pertencem a divisão de elite do futebol carioca.

O Vasco da Gama faturou o caneco da categoria juvenil em 2015. Na decisão derrotou o Fla por 1 a 0 nas duas partidas (Fotos: Arquivo/Paulo Roberto Rodrigues)

O Vasco da Gama faturou o caneco da categoria juvenil em 2015. Na decisão derrotou o Fla por 1 a 0 nas duas partidas (Fotos: Arquivo/Paulo Roberto Rodrigues)

Volta Redonda, America, Vasco da Gama, Boavista, Tigres do Brasil, Botafogo, Portuguesa, Flamengo, Friburguense, Fluminense, Madureira e Bonsucesso. Além desses o Goytacaz, atual campeão das Séries BC da categoria, e Nova Iguaçu, convidado, fazem parte dos que lutarão pelo título. A grande ausência da competição é o Bangu, que nesta temporada não irá disputar o Estadual. Além dele da Série A ficaram de fora o Resende, Cabofriense e Macaé Esporte.
A primeira rodada, com seis jogos neste sábado (2), tem definidos os seguintes confrontos. Na parte da manhã, com os infantis começando às 9h e os juvenis às 11h, jogarão: Vasco da Gama x Boavista (Ronaldo Nazário), Tigres do Brasil x Botafogo (Los Larios), Portuguesa x Flamengo (Luso Brasileiro) e Nova Iguaçu x Madureira (Laranjão). Já à tarde (juvenil, às 13h e infantil, às 15h): Volta Redonda x America (Oscar Cardoso) e Friburguense x Fluminense (Eduardo Guinle). Fechando a rodada, no estádio Ary de Oliveira e Souza, o Goytacaz receberá o Bonsucesso nas duas categorias com as partidas sendo realizadas à tarde.
O regulamento é o mesmo da edição anterior. Na Taça Guanabara, equivalente ao primeiro turno, os times jogarão entre si e ao final das treze rodadas os quatro melhores se classificam para as semifinais de onde saírão os finalistas. O returno, com troféu da Taça Rio, tem a mesma fórmula de disputa, com os mandos de campo invertidos. Os vencedores dos turnos decidem o título estadual. Caso uma equipe conquiste os dois turnos será declarada campeã da categoria sem a necessidade de disputar as finais.
O Fluminense é o atual campeão Sub-15 (foto do topo). Na final do ano passado bateu o Vasco da Gama. No primeiro jogo perdeu por 2 a 0, em São Januário, mas na partida de volta venceu o Gigante da Colina (3 a 0) no estádio Manoel Schwartz.
Por Paulo Roberto Rodrigues/Redação
paulortrodrigues@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *