Mecão troca técnico para fugir do rebaixamento

Após o empate com o Bonsucesso (1 a 1) na quinta-feira (31), em jogo válido pela quarta rodada da Taça Rio, o comando técnico do America sofreu mudanças.

Clovis de Oliveira ladeado pelo presidente Léo Almada (E) e o diretor executivo de futebol, Marco Antônio Teixeira (Foto: Raffa Tamburini/Divulgação)

Clovis de Oliveira ladeado pelo presidente Léo Almada (E) e o diretor executivo de futebol, Marco Antônio Teixeira (Foto: Raffa Tamburini/Divulgação)

Em reunião com a diretoria, Ricardo Cruz e Nelson Rodrigues – treinador e coordenador técnico, respectivamente – entregaram seus cargos, devido os recentes resultados insatisfatórios da equipe. O time Rubro tem mais três jogos ‘decisivos’ para disputar no certame e tentar permanecer na elite do futebol carioca. O diretor executivo de futebol, Marco Antônio Teixeira, e o presidente, Léo Almada, escolheram Clovis de Oliveira para o cargo. O treinador assumiu a equipe nesta sexta (1), após apresentação em coletiva.
“Primeiramente, cumprimento os torcedores do America e agradeço pelo apoio e confiança que estão depositando no meu trabalho. Evidentemente, com uma participação fundamental do nosso diretor executivo, Marco Antônio Teixeira, e do presidente, Léo Almada, o que me deixa muito feliz e confiante. Como estou sempre estudando e observando, tive o prazer e a sorte de ver este time do America algumas vezes e isso vai ser um facilitador”, disse o treinador, que trabalhou com Marco Antônio em 2004, quando foi auxiliar da Seleção Brasileira Feminina, medalhista de prata nas Olimpíadas.
Chegando para substituir o campeão da Série B de 2015, Clovis de Oliveira foi um dos responsáveis pela volta do Mecão à elite. Trazido por Romário em 2009, o treinador montou a equipe que foi campeã da Segudona daquele ano. Naquela oportunidade, sob seu comando, o America disputou 31 jogos e obteve 21 vitórias, cinco empates e sofreu cinco derrotas (73,11% de aproveitamento). No período os rubros marcaram 66 gols, média de 2,12 gols por jogo (o melhor ataque do certame) e sofreram 23 – 0,74 por partida.
“Participamos de um trabalho excepcional em 2009, que me deixa otimista e confiante. Mas futebol é resultado. A gente vai buscar o melhor para o America, melhores resultados. Espero que eles continuem e que os torcedores possam nos apoiar. Aproveito para pedir a presença deles em minha estreia. Que lotem o Giulite Coutinho. Pois eles têm a mesma importância da Comissão Técnica e dos jogadores. Peço que tenham paciência, pois é um início de atividade. Ressalto que nós temos consciência de que tem de haver esse resultado positivo do qual precisamos”, comentou o novo comandante.
Aos 61 anos, Clovis, que recentemente trabalhou no Vasco durante a gestão de Roberto Dinamite, acumula passagens como treinador de Americano e Friburguense, no Rio de Janeiro. Dentre alguns cargos de destaque constam em seu currículo mais de 30 anos de experiência como técnico no futebol árabe – Emirados Árabes Unidos, Omã e outros. No futebol internacional comandou as seleções principais da Jamaica, Trinidade e Tobago e Tanzânia.
Contratado até o fim deste ano, Clovis de Oliveira terá Chico Santos como auxiliar técnico e Anderson Gomes como preparador físico. Ele reencontrará a torcida americana neste domingo (3), às 16h, quando o America vai encarar o Resende. O jogo vale pela quinta rodada da Taça Rio e acontecerá no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, Mesquita.

Por Raffa Tamburini/Assessoria de Imprensa
Colaborou: Jota Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *