Papo do Rei – Na Série B, a ‘pegação’ é melhor – 03 a 10/06/2016

Série B do Brasileirão mais atrativa do que a elite

Brasileiro Série B LogoTenho acompanhado os jogos das séries A e B do Brasileirão, de forma alternada. Com todo respeito, a “pegação” e o nível técnico do futebol da divisão de acesso está mil vezes melhor do que o da elite. Vejam bem: não estou dizendo com isso, que na Série B, existe mais qualidade técnica individual do que na elite. O que estou referindo-me é a “pegação” (como se diz no futebolêz), e, guardada às devidas proporções, o futebol e a garra dos atletas é muito mais emocionante do que o medo implementado pelos atletas coletivamente na Série A. A crise, o status, o medo de perder pontos e o fantasma do rebaixamento faz com que os técnicos brasileiros da elite implementem esquemas táticos com o chamado “freio de mão puxado”, ao ponto da qualidade coletiva das partidas ser horrível. Lampejos de boas partidas acontecem de forma esporádica, mas logo, logo, os times se retrancam de novo. Digo isso, porque como locutor, observo o quanto a bola fica estancada nos campos de defesas, girando da esquerda para a direita e vice-versa, e o quanto os times marcam a saída de bola no campo adversário, congestionando a prática do coletivo.

Para piorar…

E para piorar ainda mais a qualidade do espetáculo, com todo respeito aos “treineiros” brasileiros, pouco esquema tático e variação de jogadas ensaiadas, somos capazes de observar. O futebol brasileiro passa por um processo de transição muito grande. Talvez, poderíamos comparar a crise no esporte como a crise pela qual passa o país, nos setores político e econômico. Não pretendo ser pessimista, mas com os jogadores que o Dunga está levando para a Copa América Centenária, que começa nos Estados Unidos neste final de semana, o Brasil talvez não passe da segunda fase. De forma inédita, diga-se de passagem!

E por falar em Copa América…

Não sei se todos repararam, mas o desfile de jogadores medalhões, ultrapassados e contundidos, que passaram pelo grupo brasileiro nesses dias que antecedem a competição nos leva a pensar duas coisas: a CBF e o Dunga pretenderam encher a bola de alguns com o fim de subir suas cotações no mercado ou a CBF possui uma supervisão incapaz de investigar as condições físicas e técnicas dos atletas antes de anunciar a lista final, para não termos que experimentar esse dissabor de convoca e corta, que vivenciamos nos últimos dias. Em meio a tudo isso, como brasileiros, vamos esperar que mesmo assim, os meninos e anciãos brasileiros façam bonito na terra do Tio Sam.

Oportunidade para novos treinadores de futebol

Para os que tem interesse em obter formação na área de treinador de futebol, estão abertas as matrículas para o III Curso de Formação de Treinadores ICF/FERJ. Visite a página do ICF, no site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, para maiores informações. Contato através do telefone (21) 2254-3920, das 13 às 21 horas. Procurar por Carla ou Aldemir. Estudar, ser culto, aprender e saber não ocupa lugar. Eu apóio essa idéia.

Futebol Feminino do Rio

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou esta semana a tabela e o regulamento do Campeonato Estadual Feminino Adulto de 2016, que terá seu início no dia 18 de junho. Seis equipes irão disputar a competição: Barcelona, Barra Mansa, Flamengo, Vasco da Gama, Duque de Caxias e Búzios. A primeira fase será disputada em turno e returno, com as agremiações jogando entre si, em sistema de ida e volta, classificando a primeira e segunda colocada para a FINAL do campeonato. Para a decisão, as duas equipes jogarão partida única, em campo neutro, sendo declarada Campeã Estadual de Futebol Feminino 2016, a vencedora do confronto. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Copa UPP começa neste sábado

Outra iniciativa que apóio e parabenizo a Federação pela organização é a Copa UPP. Já está disponível no site da FERJ a tabela e o regulamento da Copa. A competição terá início neste sábado, dia 4 de junho, com 35 equipes de 36 comunidades envolvidas na disputa. O link para acessar à tabela e regulamento é o seguinte: http://fferj.com.br/Campeonatos?alias=76

Twitando

* Acorda Botafogo!!!! Com esse “timeco” seu destino será voltar para onde estava em 2015. Aliás, se depender de minha opção técnica e alegria de ver futebol, seria bom que de lá você não tivesse saído. “Eita Sofrência!”

* Não deixem de navegar pelas páginas de nosso PAPO ESPORTIVO aqui e também na nossa página no Facebook. Aliás, no Face você pode emitir opiniões e até mesmo postar sua opinião e sua matérias, desde que faça parte do nosso grupo naquela rede social. Participe!

* Liga Riopretana de Desportos está toda re-organizada. A informação é do Secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Município de São José do Vale do Rio Preto, João Carlos Rabello. Em breve divulgaremos site e as redes sociais, nas quais você poderá interagir com o desporto amador da “Cidade das Águas de Março”, berço rural e de inspiração de Tom Jobim.

* O Senador Romário (em que eu depositei minha confiança nas últimas Eleições), parece que leu nossa coluna na semana passada e já mandou sua assessoria nos informar que vai começar a divulgar informações da CPI da CBF e, tomar decisões diferentes da massa corrupta do Senado. Promessa é dívida hein “Peixe”!

* Aliás, Romário que foi “maria vai com as outras” nas últimas votações acerca de uma decisão que pode piorar ainda mais o País, já se manifestou propenso a votar diferente no julgamento final. Socialista que se preza não se une a capitalista selvagem!

* Em português claro, só não vê que estamos entregando o País de volta aos Capitalistas que sucatearam o Brasil quem não quer. Com o afastamento da Presidente, já vimos que os “porcos”, na verdade, estão para todo lado. E o maior golpe não é só na democracia, mas nos direitos sociais dos brasileiros, na economia e nos trabalhadores, cuja crise aumentou depois que toda essa situação de instabilidade criada no Poder Executivo Nacional foi criada.

* Extensivamente o futebol e o desporto foram afetados. O fechamento das torneiras lá em cima está deixando todo mundo aqui em baixo com a boca seca. Não entenderam? Quem sabe ler um pingo é letra!

* E por hoje vamos fechando a conta e passando a régua como diz o Tom Cavalcanti. Graça, paz e bem a todos vocês e até a próxima sexta-feira.

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *