Papo do Rei – STJD pune o Americano de Campos – 26/08 a 02/09/2016

Como eu previa…

Americano LogoO Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu na quinta-feira última (25/08), o Americano Futebol Clube com a exclusão do Campeonato Estadual da Série B. O clube campista foi punido no Artigo 69 da FIFA, além de ser multado em 15 mil francos suíços, por manipulação de resultado, após aúdio de um diretor da agremiação ter vazado. Apesar da punição, o Americano poderá voltar a disputar o Estadual da Série B de 2017, já que ele foi excluído somente da atual edição da competição e não rebaixado. Maiores informações na nossa editoria de notícias.

E o futebol do Rio continua sendo decidido no Tapetão

Por unanimidade, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em audiência realizada nesta quinta-feira, 25 de agosto, negou o mandado de garantia do America Football Club para permanecer na Série A. Sendo assim, o rebaixamento do clube americano para a Série B-2017 está mantido. Infelizmente, os dois temas de abertura desta sexta-feira de minha coluna, diz respeito à intervenção da Justiça Desportiva no resultado final das competições. Até quando isso acontecerá?

O verdadeiro Jairzinho

O Botafogo efetivou o Jair Ventura Filho (o verdadeiro Jairzinho), como o novo treinador de profissionais. Digo isso, pois o seu pai, o Furacão da Copa é o grande Jair Ventura. Aliás, não seria melhor, chamarmos os dois de Jairzinho e Jairzinho Filho? A grande verdade é que ambos possuem estrelas. Uma Estrela Solitária no coração de cada um. Seja o pai, seja o filho, o importante é que no histórico futebol brasileiro, só um clube pode se honrar de ter dois grandes profissionais com o mesmo DNA. Jair Ventura e Jair Ventura Filho. E não importa quem seja o verdadeiro Jairzinho. Pois, se por um lado o pai já marcou a história do alvinegro, o filho também iniciou sua carreira rumo ao sucesso na “Estrela Solitária de General Severiano”

Nada de poupar atleta

O Flamengo pagou caro o fato de poupar atletas no jogo da quarta-feira última contra o Figueirense em Florianópolis. Fazer dois gols de diferença no adversário, quarta que vem em Cariacica não é difícil. Mas, o sabor da goleada ficará engasgado no gogó da galera do mais querido do Brasil. O Flamengo não precisa disso e a culpa não é do treinador Zé Ricardo. Pelo que fiquei sabendo a decisão foi da diretoria e dos demais membros que compõem o staff técnico do rubro-negro.

Engole essa Galvão!

O jornalista tem que separar o lado torcedor do profissional. Sob a falsa obrigação de dar entrevistas à sua equipe de repórteres, o locutor Galvão Bueno extrapolou ao cobrar do Neymar Júnior (capitão da seleção olímpica), uma explicação sobre a atuação do grupo numa das partidas, não como órgão de informação, mas com o autoritarismo que permeia a emissora, filha da ditadura e que só porque paga o direito de transmissão, acha que o atleta é obrigado a dar entrevistas. Resultado: a resposta veio com a medalha de ouro. E tem mais: ninguém é obrigado a falar ou deixar de falar com a imprensa. O bom senso é que se fale, mas para explicar o inexplicável é melhor que não fale. Ou que fale na hora oportuna de cabeça fria. Pura arrogância! Podia ficar sem essa coleguinha!

Twitando

* Neste final de semana, ou melhor, na segunda-feira, da rodada do Brasileirão 2016, deste final de semana eu transmito ao vivo o jogo do Atlético Paranaense contra o Botafogo no malfadado gramado sintético da Arena da Baixada. A partida acontece, às 20h e você poderá nos acompanhar pelo www.ativafm.com.

* As paralimpíadas continuam a não permitir que os principais clubes do Rio de Janeiro utilizem o Maracanã Olímpico e o Olímpico Engenhão. Como a causa é justa, continua valendo o sacrifício dos cariocas, que pelo menos, poderão utilizar, São Januário, Arena da Ilha e Giulite Coutinho.

* Experimentei e gostei de acompanhar a programação esportiva da Fox Sports e do Esporte Interativo, do qual já era fã. Agora, ainda mais, para prestigiar meu companheiro Cláudio Afonso efetivado no EI, Leonardo Baran e companhia. No Fox Sports os destaques são João Guilherme, Vitorino Chermont Filho, Eugênio Leal, Paulo Júlio Clemont e Nivaldo Pietro. Time de peso!

* Nosso Zap continua bombando na Internet. Essa semana a galera deu uma segurada em razão do fim das olimpíadas, mas, mesmo assim, o chat continua agradando e cada dia mais gente pede para ser adicionada. Só uma restrição: o assunto lá só pode ser esportes.

* Haja tempo e dinheiro! Já disse aqui que meus dias estão sendo de 18 horas de trabalho. Só que grana mesmo que é bom, nada. Se não fosse por amor, eu já tinha pulado fora de alguns de meus compromissos. Ainda bem que o Criador não nos deixa faltar o pão de cada dia.

* A patroa é que reclama, mas, com jeitinho, a gente agrada a gregos e troianos. Não vejo a hora de setembro e outubro chegarem e ao mesmo tempo passar. E vida que segue.

* O STJD, que salvo melhor juízo, mudou-se para a “terra da garoa”, fez justiça no que diz respeito às situações de América e Americano. Ao mesmo tempo como eu previa, fiquei triste, pois até fora das quatro linhas o América nada, nada, e morre na praia. Ou melhor: no tapetão.

* É isso aí galera. Final de semana chegando, sexta-feira com “cheiro de borracha queimada” e bola rolando amanhã, domingo e segunda. Eu vou fechando a conta por hoje, pois, minhas dezoito horas de hoje já terminaram há trinta minutos. Um beijo fraterno a todos e até a próxima semana!

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *