Papo do Rei – Flu x Inter fecha temporada na Baixada – 09/12/2016

estadio-giulite-coutinho-2016Neste final de semana, depois do adiamento da última rodada do Brasileirão por conta dos últimos fatos envolvendo a delegação da Chapecoense, incluindo jornalistas esportivos e demais tripulantes, fecha-se a temporada 2016 do futebol brasileiro. No Rio de Janeiro, o jogo de importância e vital é sem dúvida nenhuma, Fluminense x Internacional, confirmado para o Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Nossa equipe estará lá para fechar com chave de ouro os trabalhos da Ativa Brasil FM Web.

Por que Ativa Brasil FM Web?

O rádio, o jornal e até mesmo a televisão estão usando ao invés de torres papéis e canais de frequências, a Rede Mundial de Computadores e Tecnologia. Esse é um caminho sem volta, muito embora, poucos querem entender essa realidade transitória que já atinge mais do que meia população do planeta. Por isso, a Rádio Ativa Fm, que virou Ativa Rio, agora adota o nome de ATIVA BRASIL FM WEB. Já no jogo deste domingo (11) que eu estarei na latinha narrando direto de Edson Passos, a emissora “caçulinha”, mas inovadora, já estará utilizando o novo nome e slogan, em suas transmissões esportivas no seu “futebol emoção para os confins do Universo!” Há que se registrar, que o nosso Papo Esportivo também é universal. Você pode acessá-lo nos quatro cantos do Mundo.

Grêmio campeão com merecimento

Depois da lambança protagonizada pelo presidente do Atlético ao demitir prematuramente o treinador Marcelo Oliveira a um jogo das finais da Copa do Brasil, tumultuando o ambiente no Galo Mineiro, acrescido aos fatos tristes que marcaram esse final de temporada, desestimulando um pouco, ou pelo menos, embaralhando o psicológico dos atletas do time mineiro, que tinha tudo para dar o troco no Grêmio em terras dos pampas, o Grêmio, que havia vencido a primeira em BH pelo placar de 3 a 1, só precisou entrar em campo tranquilo, aplicado e com o regulamento na mente (sim, pois nunca vi nenhum atleta com o regulamento embaixo dos braços nesses 38 anos de crônica esportiva), e confirmar o título da Copa do Brasil. Parabéns ao tricolor gaúcho e bom descanso ao Atlético Mineiro que, por conta do cancelamento do jogo contra a Chape, antecipou suas férias.

Demissões maciças na crônica esportiva

É público e notório que os detentores de direito de transmissão do futebol brasileiro e do mundo não querem mais “intrusos” no gramado. Futebol está virando espetáculo para “Teatro Lírico” e para a classe poderosa econômica globalizada. Nem mesmo os profissionais das poderosas emissoras de rádio, jornais e sites que detém os direitos estão livres da matança e do “genocídio” profissional imposto pelas empresas de comunicação. Tupi, Globo, Bandeirantes, Record e tantas outras emissoras estão fechando as portas das emissoras, demitindo seus profissionais e retransmitindo sonoras únicas. O eixo Rio – São Paulo – Minas já lidera o movimento que poderá dissipar a maioria dos profissionais dos estádios. Quero apenas me solidarizar com os colegas e, como consolo, dizer-lhes que, “tudo na vida é transitório. Sejamos também transitórios e versáteis ou fiquemos paralisados no tempo e abandonemos a maratona em meio ao trajeto. Eu prefiro ser transitório e versátil também. Ainda que, até meu último suspiro, continuarei me aperfeiçoando e tentando me superar à luz da ciência e da tecnologia. Querem meu estímulo? Façam o mesmo!”

Acabou o milho, acabou a pipoca…

O ano de 2016 está chegando ao fim. O calendário da Igreja já está na terceira semana de um novo ano litúrgico, o futebol brasileiro terá sua última rodada neste final de semana e nós também já vamos fechando nossas contas por hora. Que 2017 seja um ano mais promissor e abençoado a todos. Não que em 2016 não o tenha sido. Mas, chuvas de bençãos e graças dos céus nunca fazem mal. Só bem. Entramos na fase em que os jornais entra com as chamadas: “Flamengo poderá isso…”, “Robinho poderá aquilo…”, Fred poderá aquilo outro” e, “Palmeiras poderá ser bi em 2017”. Ou seja, de agora até o dia 6 de janeiro, quando estarei entrando no meu qüinquagésimo terceiro ano de vida, tudo será só especulação e girará em torno do vai vem do futebol brasileiro.

Twitando

* Coisa que não existe no futebol é ética. Há menos de 20 dias da tragédia que vivenciamos, atletas de Grêmio e Atlético saíram na “porradaria” ao final do jogo da quarta-feira última. Esses caras não aprenderam nem pensaram nada durante esses dias de “via crucis” do futebol.

* Motivos para tal atitude não tiveram. O jogo foi morno o Atlético ineficiente e desmotivado, a arbitragem foi regular e a torcida só fez sua parte. Resultado: gestos ridículos e condenáveis por motivos fúteis. Os atletas que protagonizaram essas cenas deveriam ser penalizados.

* Eraldo Leite, que ao lado de Luiz Penido é a maior estrela do time de esportes da Rádio Globo, só ficará na Rádio da Rua do Russel até o domingo próximo. Pelo menos, esta é a informação que recebi de um amigo que trabalha na retaguarda de pessoal das Organizações Platinadas. Se a cabeça do Eraldo, que é presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil, está na degola, imaginem vocês a dos pequeninos.

* Infelizmente, por motivos agendados previamente, não poderei estar na Festa da Acerj este ano. Dia 19, será a diplomação dos eleitos nas Eleições 2016 e terei que me fazer presente na solenidade da Justiça Eleitoral. Um beijo a todos os meus colegas da crônica esportiva. Boas Festa desde já, e que Deus abençoe cada um de vocês e seus familiares.

* Acredito que na próxima semana nosso site já estará também em recesso de fim de ano. De forma que, talvez esse seja nosso último Papo do Rei de 2016. Não recebi nenhum comunicado, mas vou me antecipando que só voltarei em janeiro ou em edição extraordinária se for o caso.

* Um beijão fraterno a todos e até 2017. Graça, paz e bem a todos vocês, ao Brasil e ao Mundo!!!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com
Foto: Divulgação
………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *