OPG: Flamengo 100% e Portuguesa seguem líderes do torneio

A bola rolou neste sábado (28) para a terceira rodada – segunda fase – do Torneio Octávio Pinto Guimarães de Futebol Junior. Com os resultados dos quatro jogos os lideres foram mantidos ao final do turno.
No estádio José Bastos Padilha (Gávea), o Flamengo (foto) manteve os 100% de aproveitamento ao derrotar o Botafogo por 2 a 1. O time rubro-negro segue na liderança isolada do Grupo E com nove pontos. O Glorioso caiu para o terceiro lugar (dois). Samuel e Bill marcaram para o Fla e Rickson descontou.
No outro jogo o Fluminense venceu o Audax Rio também por 2 a 1 no Arthur Sendas, em São João de Meriti. Os tricolores assumiram a vice-liderança – quatro pontos – enquanto os laranjas estão na lanterna – um ponto.
No Grupo B a Portuguesa perdeu os 100% de aproveitamento na segunda fase. No estádio Nivaldo Pereira, em Austin, o time da Ilha do Governador empatou sem abertura de contagem com o Olaria. A Lusa permanece na ponta do grupo com sete pontos. Os bariris somam quatro e estão em segundo. O Artsul surpreendeu o Tigres do Brasil no Los Larios, vencendo por 3 a 2. Os dois somam três pontos, mas o time de Austin tem saldo de gols inferior (-5 contra -3).

Botafogo vence o primeiro tempo do clássico

O jogo começou muito equilibrado e com poucas chances claras de gol. A primeira surgiu aos 14 minutos de bola rolando. Lucas Silva cruzou na área e Samuel cabeceou se antecipando à zaga. A bola entraria no cantinho, mas o goleiro Saulo se esticou todo e conseguiu salvar com a ponta dos dedos o que seria o primeiro gol rubro-negro na partida. Na sequência, foi a vez de o Botafogo quase marcar. Ezequiel recebeu sozinho, mas Hugo Souza fez a defesa. No rebote, Pachu chutou para a meta aberta, porém novamente Hugo Souza virou um gigante e afastou o perigo, esticando a perna e salvando. Aos 23 minutos, Kleber cruzou na área e João Pedro subiu livre de marcação. Mas a cabeçada não foi boa e a bola saiu sem perigo para Saulo, que apenas observou.
O Botafogo abriu o placar aos 26 minutos, no belo gol de Rickson, chutando de fora da área no ângulo, sem chances de defesa para Hugo Souza. Aos 30, João Pedro roubou a bola no meio do campo e a carregou até a entrada da área. Ele tocou para Samuel, que bateu fraco à direita da meta alvinegra. O time da Gávea voltou a chegar com muito perigo aos 35. Kleber fez ótima jogada, passou por três marcadores e rolou para Bill. Aberto na ponta esquerda, ele cortou para o meio e bateu de chapa, para excelente defesa de Samuel. O Flamengo pressionava no final do primeiro tempo, e quase empatou aos 44 minutos. Jean Lucas rolou para João Pedro, que chegou bem no fundo e cruzou para Lucas Silva. Ele mandou de voleio, a bola quicou e tirou tinta do travessão botafoguense. Foi a última chance rubro-negra antes do intervalo.

A virada rubro-negra fulminante em 10 minutos

Os Garotos do Ninho continuaram melhores em campo no início do segundo tempo e em menos de dez minutos viraram o jogo. O empate aconteceu aos quatro minutos. Lucas Silva deu bom passe para Samuel, que deu corte seco no marcador e bateu de bico na bola, para finalmente vencer Saulo e deixar tudo igual no placar. Aos nove, a virada. João Pedro puxou contra-ataque e deu passe açucarado para Bill, que teve frieza para driblar o goleiro e estufar as redes, colocando o Mengo à frente no marcador.
Aos 16 minutos, João Pedro bateu rasteiro de fora da área e Saulo apareceu de novo, fazendo mais uma grande defesa para escanteio. O Botafogo quase empatou aos 18. Ezequiel recebeu na área e bateu cruzado. A bola explodiu na trave esquerda de Hugo Souza e Michael afastou o perigo. Aos 27, Jean Lucas puxou contra-ataque, deixou o zagueiro no chão e bateu para grande defesa de Saulo. No rebote, Hugo Moura soltou uma bomba de fora da área, e Saulo mais uma vez espalmou para escanteio.
O Flamengo administrava a vantagem no placar, e quase matou o jogo aos 47. João Pedro tocou para Bill, que foi ao fundo e rolou para Michael. Ele finalizou de primeira, de pé direito, e Saulo evitou o terceiro gol no clássico. Depois foi só esperar pelo apito final e comemorar a manutenção dos 100% de aproveitamento na segunda fase do Torneio OPG. Com uma vitória contra o Fluminense, na próxima quarta-feira, os Garotos do Fla estarão garantidos na final da competição.
“Graças a Deus pude usar meu recurso técnico no lance do gol para passar pelo goleiro, que pensou que eu fosse tocar a bola, e ajudar a equipe. Nossa evolução jogo após jogo é fruto de muito trabalho e da competição saudável que existe entre nós, atletas. O Mauricinho é um bom treinador e vem nos ajudando muito, tanto individualmente como no sentido de equipe. Estamos cada vez mais fortes. Espero que possamos continuar evoluindo cada vez mais até o término da competição”, disse Bill.

>> Próximos jogos: A quarta rodada será toda realizada na próxima quarta-feira (1º). Às dez da manhã, no CT CEFAT, em Várzea das Moças, jogarão Botafogo x Audax Rio. Ambos precisam da vitória para manter as chances de classificiação. Na parte da tarde, às 16h, mais três partidas: Flamengo x Fluminense (Gávea), Olaria x Tigres do Brasil (Mourão Filho) e Portuguesa x Artsul (Nivaldo Pereira).

>> Classificação

Grupo E

1º) Flamengo, 9 pontos;
2º) Fluminense, 4;
3º) Botafogo, 2;
4º) Audax Rio, 1.

Grupo F

1º) Portuguesa, 7 pontos;
2º) Olaria, 4;
3º) Tigres do Brasil, 3 (saldo: -3);
4º) Artsul, 3 (saldo: -5).

Por Paulo Roberto Rodrigues / Papo Esportivo
Fonte: Site Oficial do Mengão
Foto: Valdir Santiago / Divulgação

Edição: Jota Carvalho / Papo Esportivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *