Mecão 118 anos: sem sede, torcedores cantam hino e comemoram no Bar America

Regado pela paixão rubra, encontro dos americanos teve bolo, churrasco e protesto na calçada

Jota Carvalho, O Velho Escriba
jota.carvalho@yahoo.com

Apesar do momento ruim, a torcida Rubra comemorou domingo (18) o aniversário de 118 anos do America Football Club, no tradicional Bar America – Rua Afonso Pena, na Tijuca – ao lado do terreno baldio que abrigou a sede do clube – Rua Campos Salles.
“Neste dia que deveria ser só de alegria, nada como ouvir nosso hino na voz de um dos maiores símbolos rubros que nos deixou, mas jamais será esquecido: Tia Ruth”, disse Neil Chaves, um dos americanos ilustres e ex-presidente do Conselho Deliberativo em gestões passadas.
“Que os atuais gestores respeitem o Clube, seus torcedores e associados. “Parabéns AMERICA e até o próximo aniversário, se Deus quiser, se os atuais administradores não terminarem com a destruição em curso”, acrescentou Chaves, um dos 120 associados pagantes, apaixonados e fiéis, que restaram dos 30 mil sócios nos tempos de glória. “Mesmo tristes com a situação decadente do nosso clube de coração, tivemos inspiração e comemoramos mais um ano de fundação do ‘Sangue’ amado”, finalizou Neil. O atual presidente do America é Sidney Santana, bastante criticado pelos rubros. Mais uma vez, o dirigente e sua equipe não conseguiram montar time profissional capaz de subir de divisão e permanece na antiga Segundona do Rio.

Rubros querem um basta no atual momento ruim

“Mais um capítulo de uma triste história que vem sendo escrita de forma cruel. O America Football Club não merece. Seus fundadores, torcedores e associados, a cada dia, se deparam com notícias que mancham a instituição que dia 18 deste setembro completará 118 anos de uma linda história. Tem que haver um basta! É inconcebível, revoltante, desrespeitoso, humilhante. Força, America! Força, Funcionários!”.
Assim reagiu um dos torcedores ardorosos do clube rubro depois de ver faixas estendidas na entrada do Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, Mesquita. “Estas faixas denunciam o que nunca aconteceu aos funcionários do clube. Muito triste isso. Nos envergonham o tempo todo perante o Brasil”, lamentou o americano que já antevia o desfecho da segunda-feira, 12 de setembro, em postagens nas redes sociais.

Faixas denunciam falta de salários

Na segunda, 12/09/2022, quem passou pelo estádio, que fica no bairro Cosmorama, leu faixas esticadas pelos trabalhadores do Mecão com os dizeres: “Presidente. Não aceitamos mais a falta de pagamento dos nossos salários. Esperamos por 1 ano e nada aconteceu. Basta!”.
No mesmo espaço, o SINDECLUBES se solidariza com os sem-salário do America: O SINDECLUBES apoia os colaboradores do America FC na greve por completar 365 dias sem salários e por melhores condições de trabalho. (Edição: Jota Carvalho, O Velho Escriba)

Em meio às comemorações, faixa pede renúncia da diretoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *