Papo do Rei – 24/04/2015

Nota dez para a iniciativa!

As cidades de Vassouras e Mendes, no Sul Fluminense, e Três Rios, na região Centro-Sul Fluminense, sediarão em conjunto e com apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, das ligas desportivas de cada cidade, além das secretarias de Esportes dos municípios, o Torneio Internacional de Futebol Feminino/Copa Rio Sul-Fluminense, categoria adulto previsto para ter início no mês de julho deste ano. Detalhes com Paulo Roberto Rodrígues em: http://papoesportivo.com/210415/materia2.htm.

Concordo com o presidente da CBF

240415Não me lembro se foi na Folha de São Paulo ou em que jornal li, uma entrevista com o recém-empossado presidente da CBF, Marco Polo Del Nero (foto), na qual ele defendia os subsídios pagos aos presidentes das federações estaduais e seus próprios subsídios à frente da entidade maior do futebol brasileiro. Tem gente que é muito engraçada: acha que o futebol e o desporto são feitos somente de craques e profissionais das quatro linhas. Não imagina que nos bastidores há toda uma infraestrutura organizacional e que esta tem que ser remunerada. Queria ver se o repórter ou o seu editor estava trabalhando a reportagem gratuitamente. Vá se catar, colega! Hoje tudo é profissional. E até no amador necessário se faz a subvenção com recursos. Ou você acha que dinheiro, equipamentos, bolas, papel, caneta, computador, tinta, impressora e outras coisas mais caem do céu?

A propósito…

A Federação do Rio estará incentivando o Torneio Internacional de Futebol Feminino conforme brilhante matéria do Paulo Roberto Rodrígues. Com que dinheiro vocês acham que a Federação fará isso?… Fabricado numa maquininha que o tesoureiro mantém em sua sala?… Claro que não. Aliás, na maioria das vezes, os clubes grandes pegam os craques prontos e deveriam saber que muitos clubes intermediários e coadjuvantes produzem atletas para eles grandões usufruírem e até mesmo ganhar na venda depois. As federações e a CBF, com os recursos que a elas são atribuídos, investe justamente nessa infraestrutura paralela ao futebol. Não sou contra os 10% por jogo da Federação do Rio. Sou contra os 50% da renda bruta para o Consórcio Maracanã gastar com “leões de chácaras” que ficam sentados em volta do gramado, tomando conta dos torcedores, quando outrora, o fosso servia para tal.

Não adianta clubes se rebelarem

Já assisti esse filme. Aliás, o mais terrível deles, foi o do América que se rebelou contra a CBF, caiu para a Série D, não disputou e nunca mais conseguiu chegar perto de voltar. De forma que, essa história de LIGA INDEPENDENTE, criada por alguns chamados grandes clubes, mas, falidos economicamente, não vingará. Como diz nosso companheiro Washington Rodrigues, “isso é história do boi tatá!”. Fluminense, Flamengo, Cruzeiro e Santos precisam tirar essa idéia tosca da cabeça. A FIFA não vai desprestigiar a estrutura organizacional do futebol interno do Brasil nunca. No futebol as coisas não são como na Federação de Basquetebol por exemplo, onde foi criado o NBB (para atender interesses da Rede Globo), e tudo ficou por isso mesmo. Tirem o cavalo da chuva!

E por falar em Rede Globo…

Gostei de dois apontamentos que li esta semana. Um deles foi da diretoria do Santos ironizando a emissora carioca no sentido de que ela iria transmitir Sessão da Tarde no lugar de futebol, com desenhos animados ultrapassados e, a outra, foi do presidente da CBF, que pelo menos, (mesmo que diplomaticamente), teve a coragem de afirmar que futebol às 22 horas é coisa de maluco. Para vocês terem uma idéia, os jogos mais tarde na Europa, terminam às 21h no fuso horário de lá. E que se dane grade de televisão aberta ou coisa parecida. De sorte que, pelo menos, em duas intervenções do presidente da CBF e da diretoria do Santos FC, já afaguei meu ego nesta semana de feriado direto aqui no Rio de Janeiro.

Batendo bola

* Já que falamos de feriado a semana toda, é de bom alvitre que façamos um pequeno comentário: O Estado do Rio de Janeiro está jogando dinheiro pelos cofres a fora, para permitir uma semana inteira de feriados e de ponto facultativos. Quero saber quem vai pagar a conta depois…

* Neste domingo, mais uma vez vocês estarão na companhia de Vanderlei Soares, Fabinho Guerra e Marcelino Santana, direto do Novo Maracanã, com a primeira partida decisiva entre Vasco x Botafogo. A jornada começa às 15h30 em www.ativafm.com. Se liguem!

* Nosso Jota Carvalho agora tem sua página própria no Facebook. Vale conferir, curtir e seguir. O mago da comunicação esportiva de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro tem muito a partilhar conosco.

* Mecão, Lusa, Americano e Angra dos Reis decidem a Taça Santos Dumont, competição da Série B do Rio de Janeiro. Os confrontos começaram na última quarta-feira e prosseguem neste sábado. Detalhes na nossa editoria de notícias com Paulo Roberto Rodrigues & companhia;

* No meu Facebook tenho questionado muito o conhecimento, a sabedoria, o estudo, a leitura, a pesquisa e a observação. Quem não pratica e não exercita sua mente com essas seis atividades vira comunicador de laboratório e acaba por falar besteiras. Para os que não acessam meu face vai aqui então a minha sugestão.

*O que me levou a questionar esses seis pontos são os tamanhos absurdos que a gente lê e identifica nas postagens daquele instrumento da grande rede. Ali podemos ver que a cultura do nosso povo é sofrível. Com todo respeito a todos!

* E olha que meu pai apesar de possuir apenas a antiga quarta série primária, foi quem me ensinou isso. Logo, não sugiro que ninguém tenha que passar pelos bancos da faculdade, mas, aprender a ler mais, interpretar mais, estudar mais, observar mais, estabelecer diferenças e interpretar o texto e o contexto daquilo que lemos e observamos, buscando os fatores históricos, conjunturais e, até mesmo, prospectivos a pequeno, médio e longo prazo.

É isso aí galera! Por hoje fechamos a conta. Sexta-feira aqui estaremos de novo se assim Deus nos permitir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *