O Duque de Caxias bem que tentou, mas quem conquistou a segunda vaga para a decisão da Taça Corcovado do Estadual da Série B de Profissionais foi o Americano.

Na pressão tricolor, Philip domina a bola e tenta sair jogando na intermediária (Foto: Paulo Roberto Rodrigues)
Na tarde deste domingo (21), no estádio Romário de Souza Faria, em Xerém, no tempo normal vitória tricolor por 2 a 0, repetindo o mesmo placar do jogo de ida quando os alvinegros venceram no meio de semana no Ary de Oliveira e Souza. Mas, nos pênaltis, melhor para o time do Norte Fluminense que venceu por 4 a 3 e agora, a exemplo da final do primeiro turno, enfrentará a Portuguesa Carioca em dois jogos. Dudu e Paulinho Guará fizeram os gols do tempo normal de bola rolando.
Ainda sem confirmação dos horários das finais, o primeiro jogo acontecerá na quarta-feira (24), no Arizão, em Campos, e o segundo no sábado (27), às 15h, na Ilha do Governador. A Lusa jogará por dois empates para ganhar o returno, o Estadual e, consequentemente, o acesso à elite do futebol carioca.

Léo Guerreiro fez o quarto gol nos pênaltis e comemorou com a galera alvinegra (Foto: Paulo Roberto Rodrigues)
>> O jogo – Com a necessidade de vencer por dois gols de diferença o Duque de Caxias partiu com tudo para cima do Americano e em pouco tempo atingiu o objetivo. Aos dois minutos abriu o marcador. Edson cobrou falta pelo lado de esquerdo e Dudu encobriu o goleiro Vander. Apático o time alvinegro dava espaço. Aos 11 minutos, o Tricolor da Baixada marcou o segundo. Marlinho cruzou da direita, o zagueiro Ramon não alcançou e no segundo pau o atacante Paulinho Guará cabeceou para o fundo da rede. Os dois gols deram tranqüilidade ao Duque de Caxias que diminuiu o ritmo, enquanto o Americano equilibrou as ações. Mesmo jogando de igual para igual, os campistas não ameaçaram a meta defendida pelo arqueiro Jaime.
O início do segundo tempo teve o Duque de Caxias próximo de fazer o terceiro, quando aos oito minutos o goleiro Vander bateu errado o tiro de meta, Dudu dominou, avançou pelo lado direito e dentro da área chutou pela linha de fundo. Quatro minutos depois o atacante Lino pegou rebote e mandou a bomba que assustoi o arqueiro alvinegro. O Americano suportou a pressão, neutralizou as jogadas em velocidade e aos 33 minutos teve a chance de diminuir. No escanteio cobrado na direita o zagueiro Ramon subiu mais que os adversários e raspou de cabeça. A bola passou rente ao travessão e saiu. No minuto seguinte o camisa 11 Philip cobrou falta na lateral do gramado e preocupou o goleiro Jaime. No último minuto Everton Mixirica, em contra-ataque, perdeu excelente oportunidade de marcar o terceiro gol.
A vitória por dois gols de diferença em favor do Duque de Caxias levou a disputa pela vaga para a decisão para os pênaltis. Mais competente o Cano de Campos ganhou por 4 a 3. Espinho, Ramon, Adrianinho e Léo Guerreiro (foto) converteram as cobranças do time alvinegro. Philip desperdiçou. Para o time tricolor marcaram Edson, Marlinho e Paulinho Guará. Dudu acertou o travessão e Space bateu para fora o sonho do retorno a elite do futebol carioca.
FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS 2 x 0 AMERICANO (Pênaltis: Cano 4 a 3)
Local: Estádio Romário de Souza Faria, em Xerem
Data/Horário: 21/06/2015 – 15h
Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Junior.
Assistentes: Alexandre Eller e Thiago Gomes Magalhães.
Cartão amarelo: Cassiano Borges e Space (DC). Ramon, Bruno Jesus, Iuri e Ramon Costa (Ame).
>> Duque de Caxias: Jaime, Jackson (Mayco), Cassino Borges e Space; Felipe Foca, Renan (Makelele), Dudu, Marlinho e Edson; Paulinho Guará e Lino (Everton Mixirica). Técnico: Julio Marinho.
>> Americano: Vander, Anderson, Ramon, Espinho e Tiago Corrêa; Bruno Jesus (Rodolfo), Iury, Bobby (Ramon Costa) e Adrianinho; Léo Guerreiro e Philip. Técnico: João Carlos.
Cobertura: Paulo Roberto Rodrigues