O Macaé se reabilitou na Série B do Brasileiro. Após duas derrotas seguidas, o Alvianil Praiano derrubou o último invicto da competição, o Botafogo, por 4 a 2, na tarde deste sábado (27), no Moacyrzão. O time comandado pelo técnico Marcelo Cabo usou literalmente a cabeça para derrotar o Alvinegro, com gols dos atacantes Pipico e Anselmo, dois cada um. Daniel Carvalho e Roger Fernandes descontaram para o Botafogo.
Com a vitória, o Macaé sobe duas posições e ocupa o sétimo lugar na tabela, com 16 pontos. Já o Botafogo, mesmo com a primeira derrota, segue na liderança com 20 pontos, mas é observado de perto por Paysandu, Bahia e Náutico, que completam o G-4. O Alvianil voltará a campo no próximo sábado (4), quando enfrentará o ABC, às 16h, no Frasqueirão, em Natal/RN. O Botafogo, por sua vez, receberá o Sampaio Corrêa, na sexta-feira (3), às 21h50, no Engenhão.
Melhor ataque supera a ex-defesa menos vazada

Após duas derrotas, Pipico marca o terceiro gol da boa vitória sobre o Bota no Moacyrzão (Foto: Tiago Ferreira/Divulgação)
Os dados eram opostos. Antes de a bola rolar, o Macaé tinha o ataque mais positivo da Série B, com 15 gols, e o Botafogo a defesa menos vazada, com três. O Leão, porém, continuou a mostrar seu poderio ofensivo e, ainda no primeiro tempo, vencia por 3 a 0. Aos 18 minutos, Marquinho cruzou na medida para Anselmo cabecear no canto direito do goleiro Renan. Logo depois, aos 22, a cena se repetiu: um pouco mais perto da linha de fundo, Marquinho cruzou e Anselmo cabeceou – desta vez no meio do gol – para marcar o segundo e o quinto do atacante na Série B.
Um minuto depois o Macaé teve um gol anulado. Juninho chutou de fora da área, o goleiro Renan rebateu e Pipico marcou, mas estava à frente dos zagueiros. Aos 32, nova jogada do Macaé pela direita e mais um gol. Desta vez foi Henrique que cruzou e Pipico marcou de cabeça. O Botafogo parecia atordoado em campo e a torcida do Macaé se divertia gritando “olé”. O técnico René Simões fez duas mudanças no meio-campo. Trocou Fernandes por Lulinha e depois tirou Diego Jardel, que sentiu a coxa direita, e levou ao campo Daniel Carvalho. O jogo se equilibrou e, aos 43 minutos, o Botafogo teve chance de diminuir com Gilberto, que cabeceou exigindo uma defesa à queima-roupa do goleiro Fernando.
No segundo tempo, o Botafogo pressionou e conseguiu fazer seu primeiro gol aos 11 minutos, quando, na entrada da área, Daniel Carvalho chutou no canto esquerdo do goleiro Fernando. A pressão continuou e, aos 15, o time conseguiu o segundo, desta vez com Roger Carvalho, que aproveitou rebote do goleiro para marcar de cabeça. A reação do Botafogo foi interrompida aos 26, quando o Macaé fez o quarto gol. Diego cruzou da esquerda, Anselmo dividiu com o goleiro Renan pelo alto e a bola sobrou para Pipico, que completou. Foi o sexto gol do camisa 7 do Macaé na Série B, artilheiro do time.
A situação do Botafogo piorou quando Gilberto deu um pontapé em Pipico e foi expulso, aos 39. Nos minutos finais, a torcida do Leão voltou a gritar “olé”, mesmo com o pedido de jogadores do Macaé para que parassem. Com os quatro gols tomados, o Botafogo deixou de ter a melhor defesa da competição, além de perder a invencibilidade na Série B. O Alvianil segue dono do melhor ataque: 19 gols.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 4 x 2 BOTAFOGO
Data/Hora: 27/06/2015 – 16h30
Local: Moacyrzão
Público: 4.828 pagantes (5.472 presentes)
Renda: R$ 85.710,00
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Cartão amarelo: Fernando, Dos Santos, Juninho e Marquinho (MAC); Roger Carvalho, William Arão, Rodrigo Pimpão e Vinícius Tanque (BOT)
Cartão vermelho: Gilberto, 39’2ºT (BOT)
Gols: Anselmo, 18’1ºT (1-0); Anselmo, 22’1ºT (2-0); Pipico, 32’1ºT (3-0); Daniel Carvalho, 11’2ºT (3-1); Roger Carvalho, 15’2ºT (3-2); Pipico, 26’2ºT (4-2)
>> Macaé: Fernando; Henrique (Max, 35’1ºT), Douglas Assis, Felipe Machado e Diego; Dos Santos, Thiago Cardoso (Alisson, 36’2ºT), Juninho e Marquinho (Fernando Santos, 21’2ºT); Pipico e Anselmo. Técnico: Marcelo Cabo.
>> Botafogo: Renan; Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Luís Ricardo; Andreazzi, William Arão, Fernandes (Lulinha, 36’1ºT) e Diego Jardel (Daniel Carvalho, 39’1ºT); Rodrigo Pimpão e Bill (Vinícius Tanque, 18’2ºT). Técnico: René Simões.
Por Tiago Ferreira/Assessoria de Imprensa