Papo do Rei – com Reisinaldo Esteves – 31/07/2015 a 07/08/2015

O que se pregava antes da Copa e das Olimpíadas?

Legado, desenvolvimento, melhoramentos em portos e aeroportos, estradas, trafegabilidade de veículos, pessoas e coletivos, enfim, uma série de lucros sociais, a partir do investimento nos dois eventos. Passados um ano do primeiro evento, o legado é a crise. Crise nos transportes; crise na economia; crise na política; crise na administração; corrupção; obras inacabadas e sem perspectivas de serem finalizadas. EU ACREDITEI!! Como dizia aquele personagem do Jô Soares no antigo Planeta dos Homens. Acreditei tanto a ponto de apoiar o evento e até ajudar a convencer a população. Hoje, eu não só estou desacreditado como decepcionado. E só não entrei em depressão porque já me trato de uma que me assolou em outrora. De amante e idealista na política e no esporte me tornei avesso a ambos. Hoje só comento com a indenização do comentarista. Nada de confiança em nada e em ninguém mais. Infelizmente!

Consequências históricas da Copa

O amargo de mais uma perda esportiva dentro de casa; uma goleada histórica sofrida contra a Alemanha; a destruição do maior estádio do mundo e maior museu esportivo a céu aberto, com as características e história do verdadeiro futebol brasileiro; a entrega para iniciativa privada que achaca os torcedores com cobranças de ingressos caros e a transformação em “Arena Globo de Televisão” (O MP precisa investigar isso), enfim, a desvalorização do Rio de Janeiro como Capital do Futebol Brasileiro e a criação da mentalidade em nossos jovens e crianças de que Manchester City, Barcelona, Real Madrid, e clubes europeus é que são os maiores exemplos a serem seguidos. Vide venda de material esportivo, escolinhas de futebol pelo Brasil a fora, Esporte Interativo e Foz Sports e tantos outros órgãos de imprensa que já globalizaram o futebol que outrora era primazia brasileira, muito embora tenha sido inventado na Inglaterra. O que dizer disso tudo?

E ainda não acabou…

Rio 2016 Papo ReiContinuamos pagando a conta de preparação do Rio de Janeiro para Olimpíadas de 2016. Imaginem vocês ao final das Olimpíadas em agosto do próximo ano em que “bola se transformará essa avalanche de equívocos” que nós brasileiros nos envolvemos por propaganda enganosa e traição política de uma classe de covardes e incompetentes gestores públicos? Quando eu disse, antes das Eleições de 2014, que nunca mais votaria em político algum, enquanto não se promovesse reformas: constitucional, política e administrativa no Brasil eu já previa isso. E o pior é que promessas de reformas foram feitas e nada está acontecendo. Só uma chamada “mini reforma” (em minúsculo), que em nada está mudando os métodos antigos de se fazer política no País. Mais uma vez os nosso políticos estão enganando o povo em geral e os desportistas em particular. Até quando faremos papel de babaca?

 
Twitando

* Me perdoem, mas, esta semana tive que sair das quatro linhas e entrar no lado sul e no lado norte da Linha Equatorial que passa pelo Brasil. É realidade e não podemos fugir a ela.

* O Resende sequer começou a Série D. empatou a primeira e levou duas piabas que já o nocauteou na competição. Tristeza para todos nós que torcíamos pelo Gigante do Vale do Sul Fluminense. Nesta quinta (30), Ailton Ferraz foi contratado para o lugar de Alfredo Sampaio no comando da equipe.

* Salvo pelo gomo! Assim podemos definir o Flamengo, jogando domingo passado no Estádio Serra Dourada. Se não bastasse a incompetência dos atacantes esmeraldinos, o jovem Cesar, goleiro alvinegro ainda operou verdadeiros milagres dentro de sua área de atuação. Esse é o nosso futebol e esse é o mais querido do Brasil!

* Pior ainda foi o Vasco. Levou um passeio do Palmeiras na “terra da garoa” e depois de uma goleada continua na parte baixa da tabela. Acho que o “gigante da colina”, além do título de “eterno vice” também prefere a Série B do futebol brasileiro.

* Maleato de Enalapril. Eu tomo! No auge dos meus 50 e poucos anos, para controlar minha pressão arterial, todo dia pela manhã sou obrigado a engolir um comprimido de 10 MG. O pior é que o Fredy da Seleção Brasileira e ex-jogador do Fluminense também tomou e/ou, jogaram na cervejinha dele. Resultado: foi pego no anti-doping na desastrosa Copa América e, se convocado para as eliminatórias, já estará fora de alguns jogos.

* Grata surpresa! A atitude do América na fase final do Campeonato da Série B do Rio de Janeiro. Conquistou o título com méritos, tapou a minha boca (dou a mão a palmatória), e, oxalá venha se transformar naquele time lindo que conhecíamos em outrora. Pelo menos uma coisa boa já aconteceu no Mecão: já o chamam de SANGUE! E não mais daquele nome horrível e encardido como dizia o Padre Léo da Canção Nova.

* Esta semana minha coluna foi editada pelas bandas da Região dos Lagos. Uma semana no meio da temporada, de férias é merecido para quem não para quase o ano inteiro. Mesmo assim, aqui no PE, férias só entre os dias 15 de dezembro e 5 de janeiro próximos. Daí o motivo de editarmos nossa coluna.

* Por hoje ficamos por aqui. Semana que vem, já em agosto, estaremos de volta. Lembrando que, no terceiro domingo do mês vindouro, minha cidade estará em festa com muitas atrações religiosas e sociais em torno da Igreja Matriz. Já são mais de 100 anos de tradição! Sejam bem-vindos e venham nos visitar! Até sexta-feira próxima se Deus quiser.

 
Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *