Papo do Rei – Andréia Maciel, a eterna ‘Maria Chuteira’ – 18/12/2015

Andréia Maciel disse uma coisa certa

Andréia Maciel 2013Assessora de imprensa da Cabofriense, há alguns anos, nossa amiga Andréia Maciel (foto), a eterna “Maria Chuteira” da Rádio Globo e musa da reportagem e da assessoria de imprensa do futebol do Rio, disse esta semana, uma grande verdade: É besteira confirmar contratações deste ou daquele jogador em processo seletivo nos clubes, pois, chovem atletas nesta época, indicados de todos os lados e empresários. Na verdade o que acontece é um grande “peneirão” de profissionais. Segundo ela, seu critério profissional é noticiar somente depois de que tudo estiver certo. Inclusive com contrato firmado, pois determinados atletas aceitam treinar no grupo para ficar em evidência, mas podem saír por propostas melhores. Concordo inteiramente com a experiente e mais completa das assessoras de imprensa dos clubes do Rio de Janeiro.

Federação de Futebol do Rio em recesso

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) entrou em recesso na sexta-feira (4). As atividades na sede da entidade serão retomadas dia 5 de janeiro, das 9h às 18h30. A medida visa férias coletivas e economia dentro da entidade. Nenhum departamento funcionará até o próximo dia 5/1/2016. A informação é da assessoria de imprensa.

Intermediários e coadjuvantes trabalham visando 2016

Como acontece todos os anos, os clubes coadjuvantes e intermediários iniciam suas pré-temporada na pós-temporada. Geralmente eles dão férias antecipadas e começam o trabalho no mês de dezembro, suspendendo apenas as atividades no período das festas. Isso faz com que as competições iniciais da temporada comecem em total equilíbrio. Vejo isso com positividade. Pois, os clubes valorizam as competições de uma forma mais acentuada do que os da elite, que começam o ano capengando, contratando reforços de última hora e com a preparação totalmente em fase inicial. Antigamente, os clubes brasileiros, em especial os do Rio de Janeiro, aproveitavam a pré-temporada para viajar e buscar dinheiro no exterior. Hoje, isso não acontece mais, justamente pelo fato da qualidade técnica de nosso futebol está abaixo do sofrível. É um pena, mas é a realidade.

A propósito, gostaria de sugerir cinco nomes para a Série A do Rio de Janeiro

Todos sabem que sou bem resolvido na vida e não sou empresário de jogador. Mas, não poderia aqui deixar de sugerir pelo menos cinco nomes de atletas jovens, sendo um deles experiente, para os quatro clubes da elite do Rio de Janeiro, muito embora, dois deles façam parte da base de alguns dos grandes: Dioguinho (17 anos) do Flamengo; Dudinha (16 anos) Fluminense; Jeferson e Axel da base do antigo Imperial e que hoje estão com empresários. Esses dois últimos eu tenho o contato deles e posso fornecer em off. Além de Alex Sassá, o rei do acesso, que acertou com o Barra da Tijuca, mas que poderá ser o William Aarão das competições estaduais de 2016. Escrevam isso!

Twitando

* São José do Vale do Rio Preto nas finais do Jogos Abertos do Interior da Suderj. Parabéns a garotada da cidade que mostra potencialidade e mais uma vez chega às finais do Estadual Amador Governamental!

* Aliás, o velho e nostálgico Maracanã sediou a final em que os meninos da Cidade das Águas de Março conquistaram o título inédito frente ao Belford Roxo, no ano em que o estádio fechou as portas para a fatídica demolição interna visando a Copa do Mundo de triste memória para todos nós.

* A final deste ano só acontecerá em 2016, mais precisamente em fevereiro. Motivo: gastos excessivos e falta de orçamento em 2015. Eu vou transmitir!

* Esta semana por um motivo saudoso, mas que para nós católicos é de expressão de fé na vida eterna maravilhosa que Deus nos reserva, estive em Santo Aleixo, Magé, abraçando amigos de todos os tipos, torcidas e de longas datas. Em viagem a quase centenária Dona Nice, tricolor da cabeça aos pés e mulher de uma fibra e de uma fé inabalável. Ela fez questão de partir toda vestida com o uniforme do “pó de arroz”. Que Deus a acolha e que conforte os familiares! Velório Cristão é assim: saudades sim; tristeza não!

*Na ocasião abracei o meu irmão botafoguense Dinho. Sempre do contra, mas um ser humano da melhor qualidade. Ex-proprietário de uma fábrica de brindes esportivos, agora Dinho presta serviços à Secretaria Municipal de Saúde. Um beijo nele e na sua esposa!

* No mesmo dia, como tinha de ir a Petrópolis, saí do pé da Serra dos Órgãos e me deliciei pelas trilhas que me levaram até a Raiz da Serra da Estrela. Sabe quem iniciou seus primeiros passos no futebol por essas bandas? Nada mais nada menos que o “gênio das pernas tortas”. Não visitei sua casa (hoje um museu) e nem seu túmulo em Vila Inhomirim, por falta de tempo, em razão dos compromissos no Centro Histórico de Petrópolis. Mas, para quem gosta de turismo histórico, o roteiro é um primor!

* Mais um ano vai; mais um ano vem! Quero dizer da alegria de passar esse ano com vocês e reafirmar: QUEM PÕE A MÃO NO ARADO NÃO DEVE OLHAR PARA TRÁS e ficar se lamentando. Avante! Ultreya! Olho focado no Monte do Senhor e sigamos em frente. Algo melhor nos espera. Assim profetizamos e assim cremos meus amigos. Independentemente de nossa crença ou denominação religiosa.

* Um excelente Natal a todos e que possamos começar o ano de 2016 na sempre doce Paz do Senhor! Eu só volto em 22 de janeiro com o nosso PAPO DO REI. Como estarei em férias na advocacia, por ossos do ofício, vou aproveitar para dar uma paradinha e uma reabastecida. Não sei se nosso editor convidou alguém para fazer a coluna de forma interina. Se isso acontecer, o acolham com o mesmo carinho de sempre. Beijos fraternos a todos!

 

Por Reisinaldo Esteves
Email: reisinaldo@hotmail.com

Foto: Léo Borges/NaJogada

………………………………………………………………………………………………………………………………………………
*A opinião do colunista é pessoal e não reflete necessariamente o pensamento do site.
………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *